Iniciaremos com dois versículos:
Ef.6:12
“nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”.
1 João 4:4
"Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo".
Como Satanás pode ter Legalidade em nossa vida?
Se um brasileiro viajar para a Itália e entrar na Embaixada brasileira, a partir daquele momento, quando atravessar o portão, não estará mais no território italiano, mas em território brasileiro. A língua é o português, a moeda é o real, as leis são as do Brasil e não mais as da Itália. Imagine, agora, esta mesma situação no mundo espiritual.
Precisamos aprender a destruir essas legalidades, fechando a porta - Gen.4:7
As realidades no mundo natural têm conotação séria e profunda no mundo espiritual. Cada vez que você guarda propriedades do império das trevas, cada vez que você dá a Satanás o direito legal de se estabelecer em sua casa, significa que ele tem ali uma embaixada. E ele tem um direito legal, seja dentro de sua casa, em sua vida, no seu trabalho, ou em alguma outra situação, pode estar existindo uma embaixada das trevas.
Pode estar existindo uma embaixada das trevas em minha vida? Carnaval, quadro esotérico, jóia, roupas, brinquedo, enfeite para casa, alguma revista ou cd, dívida, falta de perdão (Mc.11:25), etc.
Deuteronômio 28 - Viver os céus Abertos.
“E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires”. V.14
Existe em Dt.28:1-2, 6-11, 13, 15 bênçãos baseada na obediência, mas na graça, em Cristo fomos Libertos!
Quando nosso corpo está doente, a febre é um sintoma de alerta. Para conhecermos o mundo espiritual a Palavra é nosso termômetro do conhecimento. Somente a Palavra nos dá direção.
"Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto", porque
"o deus deste século cegou as mentes dos incrédulos” 2 Co 4:3-4).
Deus abomina quando adoramos e servimos
"mais à criatura do que ao Criador" (Rm 1.25). Como era e é o desejo de satanás, quando usamos o visível para glorificar a satanás e ao seres demoníacos na ignorância.
Precisamos orar a Palavra para trazer em nossa mente as promessas do Senhor:
Ef.1:20-21 -
"...fez-me sentar nos lugares celestiais acima de todo o principado, potestade, poder e domínio"
Ef.2:6
"...juntamente com Ele me ressuscitou“
Tiago 4:7
“..posso resisti ao diabo e ele fugirá”
1 Pedro 5:8
“o pecado é o meu adversário”
Efésios 4:27
"Não vou dar-lhe lugar!”
Romanos 5:17
“O Senhor disse que eu reinaria em vida”
2 Tim.1:7
"Porque Deus me deu espírito de fortaleza”
O que é para nós cristãos um ídolo?
Em Jeremias lemos:
"Tu és meu pai"; e à pedra: "Tu me geraste" (Jr 2.27). Isso magoa tanto a Deus que ele considera tal atitude como se fosse adultério:
"Ora, tu te maculaste com muitos amantes" (Jr 3.1). E disse também o Senhor: "(Israel) adulterou com a pedra e com o pau" (Jr 3.9). Lev. 26:1
“nada para vos inclinardes a ela”
Não fazer aliança com outras nações – Dt.7:1-8
Sacrificavam filhos a Baal – 2 Rs.17:15-18
Queimaram os filhos – Ez.23:37-39, II Ts.2:9
Ex.2218, Lv.20:27, Sl.96:5, Ex.12:12, Num.33:4, Dt.10:17, I Cor.8:4-6
A ordem para Israel era clara:
"Não farás para ti imagem de escultura..." (Êx 20:3-4). O primeiro mandamento tem a ver com o que é invisível; e o segundo, com o que é visível.
Penso que é seguro afirmar que nenhum pecado é pior do que usar o visível para dar honra e glória aos principados demoníacos. Nenhuma outra coisa provoca tanto a Deus ao ciúme e à ira.
Será apenas uma imagem de barro, madeira, gesso ou metal? Existe alguma coisa mais por detrás de tudo isso. Os maiores postes-ídolos não são os altares físicos, mas o nosso próprio coração (Ez.14:1-7), ele é a fonte. Tiago 1:14 nos dia:
"Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência”. O centro da espiritualidade não é o ídolo e sim o homem. A maior compulsão que existe no coração caído é ser deus. Sendo o coração corrupto somente o Senhor perscruta cada pedacinho dele nos levando ao arrependimento – Jr.17:9.
Mesmo que irmãos possam nos dar luz sobre alguns problemas, é a Palavra e o Espírito que vão confirma o que já nos foi dito, pois o falar do Senhor é claro, preciso e objetivo. Tiago também trata dos ídolos revelados através dos conflitos de relacionamento, de cobiças, desavenças e anseios (Tg 4:1-12).
“O meu povo consulta ao seu pau, e a sua vara lhe dá respostas, porque o espírito de luxúria os enganou, e eles, prostituindo-se, abandonam o seu Deus”. Oséias 4:12
“Porque os costumes dos povos são vaidade; pois se corta do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado; Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. Os ídolos são como um espantalho em pepinal, porém não podem falar; certamente são levados, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem”. Jer.10:3-5, Sal.115:57, 135:15-18
Os 9:10,
“e se tornaram abomináveis como aquilo que amaram”.
2 Co 3:18,
“somos transformados de glória em glória”. Todos nós estamos em um processo de transformação. Saímos daquilo que éramos, daquela vida velha, do mundo, do Egito, e chegamos a essa posição cristã, por causa do perdão, do sangue, da obra da cruz em nós; e estamos caminhando para aquilo que seremos, de glória em glória.
O que pode estar por detrás desta prática?
Num diálogo com os discípulos, o Senhor disse: “
lá vem o príncipe deste mundo e ele nada tem em mim”, ou seja, ele não tem uma embaixada na minha vida. Ele não tem um ponto na minha vida. Ele não tem controle sobre minha vida. (João 14:30). Jesus disse:
“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8:36), então precisamos orar e pedir ao Espírito Santo que nos dê discernimento para nos lembrar daquilo que precisa ser lembrado e então eliminar todo o poder das trevas, desconsagrando, queimando, quebrando, tirando de nossa casa e de nossa vida.
I João 1:9:
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
Às vezes podemos ser como um pára-raios, atraindo tudo. Por quê? Por causa dessa legalidade que está ali.
Se você tem ódio no seu coração, não consegue perdoar, está abrindo espaço para uma legalidade. Perdoe! Está escrito no Evangelho de Marcos 11:25:
“E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa, contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.”
"Mas, que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?” (I Co 10.19) ou
“Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos?” (II Coríntios 6:16.)
O problema real acha-se nos demônios invisíveis que se postam por detrás dessas coisas visíveis.
Os crentes de Corinto podiam se deparar com carne sacrificada a ídolos em três lugares:
(1) No mercado público;
(2) nas residências de amigos, em ocasiões de encontros sociais;
(3) nos próprios templos idólatras.
Como agir nessas circunstâncias?
Devo ir ao açougue sem fazer indagações - I Cor.10:25, se alguém me convidar para comer, podemos comer se ninguém levantar a questão - v.7, se for anunciado, não comeremos, v.28 e a questão dos templos idólatras são que mesmo não havendo espíritos na carne sacrificada, nem na sala dos amigos, eles estarão nos templos idólatras, pois foi lhes dado legalidade para agirem ali.
"Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus, e não quero que sejais participantes com os demônios" (1 Co 10.20).
O certo seria sempre perguntar o que agrada e glorifica ao Senhor.
Quando expira o contrato de satanás?
"Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele". Cl.1:16
Mas na Sua vinda o Senhor irá destruir e punir 2 corpos distintos de governo conforme registro em Isaías 24:21.
O Nome de Jesus
O Senhor deu à igreja o Seu nome o qual tem autoridade sobre todas as atuações de satanás e essa autoridade nos é dada pelo caminhar diário com o Senhor. Jo.14:13-14
Efésios 1:3
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos (toda a igreja) tem abençoado com toda a sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo."
I Pedro 5
"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé..." (Vs. 8e 9).
O conhecimento desse nome, não é o suficiente, é preciso viver a realidade do nome do Senhor diariamente, é colocando o conhecimento transformado em ação que trará resultados!
Precisamos implantar essas verdades em nossa vida. Alimentando-nos até que se tornem parte de nossa consciência. Podemos como Paulo orar por
"espírito de sabedoria e revelação" (Efésios 1:17)
Colossenses 1:12-13
"Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor...".
Jesus disse: "
Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões, e sobre TODO o poder do inimigo, e nada (nada, nada, nada, nada, nada) absolutamente vos causará dano" (Lucas 10:19).
Pedro na Porta Formosa não orou pelo aleijado, ele ordenou que este fosse curado (Atos 3:6) porque ouviu, percebeu que aquela era a hora da libertação daquele homem e usou da autoridade a ele concedida.
Ex.32
"eis aí Israel o teu deus, que os tirou do Egito"
Israel, manipulou, venerou e depois descartou o seu ídolo. Pois era o homem quem estava no controle. Precisamos ter um coração para o Senhor.
Não podemos levantar nenhum altar diante de nós. Que o Senhor nos liberte e nos leve até Sua Palavra para sairmos de toda incredulidade.
“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém”. 1 João 5:21 Bibliografia Consultadas:
FIDES REFORMATA 1/2 (1996)
C. Peter Wagner, ed., Espíritos Territoriais (Mogi das Cruzes, SP: Editora Unilit,1995) 256 pp.
Valadão M., A Embaixada do Inimigo: Ed. Junho/2001
http://www.monergismo.com/