Hoje empregamos uma única palavra para significar o tempo. Conforme o Aurélio, tempo: "1.é a sucessão dos anos, dias horas, etc., que envolve a noção do presente, passado e futuro. 2. Momento ou ocasião apropriada para que uma coisa se realize”. Mas os gregos as usavam em duas palavras - kairos e khronos.
No grego, Kairos (καιρός,), é um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece (livramento de um ataque satânico na hora certa), a experiência do momento oportuno, uma porta de oportunidade, o tempo em potencial, tempo eterno, descrever a forma qualitativa do tempo, o "tempo de Deus", não pode ser medido, pois "para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia." II Pe.3:8. Temos como exemplo Gn.1:1 “No começo Deus criou o céu e a terra...”, a Palavra se abre e se fecha com noções de tempo, oportuno, qualificado e misterioso. Em Ap. 22:20 “Sim eu venho em breve....” ambos legítimos Kairós, tempo que só Deus sabe e conhece. São realizações sem o nosso esforço apenas exercitamos a fé e confiança na intervenção divina.
Enquanto que khronos refere-se ao tempo cronológico, ou seqüencial, o tempo que se mede, duração de um movimento, é de natureza quantitativa, o "tempo dos homens", medido em anos, dias, horas e suas divisões. É a ação do homem por seus meios para atingir seus objetivos.
Vemos isso na caminhada do povo de Israel nos 40 anos que rodearam o deserto até a chegada em Canaã. Também é uma tipologia de nossa vida diante do Senhor e aquilo que quer nos ensinar com o tempo de espera para algo que estamos buscando. Eclesiastes 3:1 nos diz que “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Já sabemos então que a o tempo de Deus e também o tempo do homem. Em Israel existiam homens que estudavam esses tempos: “... dos filhos de Issacar, entendidos nas ciências dos tempos, para saber o que Israel deveria fazer...” (1 Cr.12:32). Na Palavra existem várias histórias de exemplos para nós, pois “tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança”. Rm.15:4
Josué e Calebe foram os sobreviventes dos que sairam de Ramssés no Egito, conheceu o Senhor Deus que revela seu coração um caminho para os seus, e não apenas o Deus Eloim, criador, que abençoava com a água saindo da pedra, o maná descendo, o mar se abrindo, a coluna de fogo, etc. Veremos o exemplo de Josué 14:6-11, atente para as palavras “eu, porém, perseverei em segui o Senhor...o Senhor, me conservou em vida, como prometeu” isso havia passado quarenta e cinco anos, “qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora”. Devemos ser tais pessoas que perseveram, esperam o tempo Kairós de Deus para o cumprimento das promessas ou pedidos de orações, no Salmos 23:4 nos diz que “ainda que eu ande...”, caso você vier a andar no vale da indecisão, em dificuldades, em perseguições, em noites escuras que parecem que não findam mais, em meio aos gigantes espirituais, o salmista diz, “não temerei mal nenhum”, porque conhecia o Deus que acolhe, que ama, que é misericordioso, que é benigno, que esquece os pecados, que conhece nossa estrutura. Coloquei recentemente em minha geladeira para orar-ler o versículo 11 de Tiago capítulo 5 “Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouviu qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso”. Isso tudo é para não perdermos a visão da promessa de Deus para a nossa vida, Ele está preocupado muito mais do que apenas responder nossas orações, Ele vê a eternidade e nós para isso precisamos conhecer o tempo Kairós de Deus. O Senhor irá cumprir o que prometeu, pois “Deus não é homem, para que minta; Nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo Ele prometido, não o fará? Ou tendo falado, não o cumprirá?” Núm.23:19 e Lucas 18.7-8.
Mantenha sua mente na Palavra, volte-se ao espírito, invoque o nome do Senhor, mantenha-se em comunhão com a igreja para satanás não levá-lo para morte, esvazie-se de seus temores da alma e busque andar bebendo apenas de Cristo, a resposta vem e não tarda: “Pois a visão é ainda para o tempo determinado, e até o fim falará, e não mentirá. Ainda que se demore, espera-o; porque certamente virá, não tardará” (Hab.2.3). Deus não nos esquece, mas usa todos os recursos do tempo para agir, ensinar, aperfeiçoar e nos amadurecer. Espere nEle e em Sua Palavra. Sem sair de sua provisão, não procure ajudar Deus como fez Abraão, pois as conseqüências podem fazer a promessa retardar em quatorze anos. Veja por fé o livramento do Senhor, use o “escudo”, não deixe nenhum espírito de angústia (Sal.143:4), de tristeza (Is.54:60) tocar-lhe, nem viva ansioso, pois essas raízes impedem a resposta do Senhor, não fomos chamados para ver, mas para crer por fé, por isso “Senhor, concede-nos a paz, porque todas as nossas obras tu as fazes por nós” (Isaías 26.12). Viver pela fé é viver na presença de Deus, no Kairós.
O Senhor tem propósito em sua economia em trabalhar em nós, conforme já vimos nos estudos das 42 jornadas o tempo de Deus é para aumentar nossa comunhão íntima com Ele ou para tratar com nossos pecados ou ainda para que Sua glória se manifeste em nossos dias. A perseverança faz a diferença! Não olhe as circunstâncias, olhe para a Palavra, não siga teus sentimentos busque ouvir a voz do Senhor. Não ouça a voz da serpente chamando para dependência da árvore do conhecimento, siga o exemplo de Josué e Calebe e coma da árvore da vida dentro do Kairos de Deus. “Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade” Sl 103:17.
Para o Senhor não há sombra de dúvidas em relação ao futuro para Ele não há incógnita, não há mistérios insondáveis. O presente não lhe traz nenhuma surpresa. Ele sabe de tudo antes mesmo que os acontecimentos venham à luz. Para quem vive na dimensão do Kairos, vive no mundo como se do mundo não fosse: trabalha, sofre, ama, se alegra, sem empenhar o coração em nada do mundo. Para sair do khronos e entrar no kairós, é preciso mudar o olhar do modo de pensar do mundo para o modo de pensar de Deus. É o olhar da fé. Desta forma, continuaremos no mundo, fazendo tudo como todos fazem, mas sem nos envolvermos com as coisas do mundo. “Eles estão no mundo, mas não são do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do Mal". Jo 15,19; 17,11. Estamos no khronos com o olhar no kairós. Nosso olhar está no futuro naquilo que o Senhor fez, está fazendo e fará por nós! "Perseverai em oração, velando nela com ação de graças" Col.4:2, tudo será providenciado pelo Senhor na hora certa, do kairós.
Que o Senhor nos ensine a depender dEle, hoje (khrono) e sempre (kairos), nos fazendo esperançoso é imbatível no espírito.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kairos
http://www.webartigos.com/articles/17979/1/ESPERA-E-ESPERANCA--CHRONOS-E-KAIROS/pagina1.html#ixzz1FHqCBjdN
GALVÃO, M.A. Livro KAIRÓS. ed.Vozes, 1998
sexta-feira, 25 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário