DEUSA ASTAROTE = Deusa dos cananeus, considerada a esposa de Baal. Frequentemente representada na forma de figura feminina desnuda. Seu nome grego é Astarte (ou Astartéia). Entre os filisteus, Astorete evidentemente era encarada como deusa da guerra, conforme indicado pelo fato de que a armadura do derrotado Rei Saul foi colocada no templo das imagens de Astorete. (1Sa 31:10), deusa da fertilidade, sua adoração consistia em orgias sexuais de prostituições nos templos ou nos altos devotados à adoração de Baal.
Nos tempos de Abraão já haviam batizado uma cidade em honra a Astorete que se chamava “Asterote-Carnaim”. (Gên 14:5), também outra cidade morada do gigante Rei Ogue de Basã, talvez ali fosse um centro de adoração de Astorete (Dt. 1:4; Jos 9:10 e 12:4).
A forma singular ‛ashtóreth (Astorete) aparece no final do reinado do Rei Salomão quando os israelitas começaram a adorar a Astorete dos sidônios. (1Rs 11:5, 33), mais tarde o Rei Josias ordena que seja derrubada os altos que Salomão construíra para Astorete e outras deidades (2Rs 23:13). O plural, ‛ashtaróhth (“imagens de Astorete”, ou “astartes”, BJ; PIB) refere-se, provavelmente, às imagens ou manifestações desta deusa pagã. — Jz 2:13; 10:6; 1Sa 7:3, 4.
DEUSA ÁRTEMIS/DIANA DOS EFÉSIOS = A deusa virgem grega da caça conhecida como Ártemis era identificada também com a Ártemis de Éfeso, adorada em cidades por toda a Ásia Menor com o nome de Diana, deusa da fertilidade, representada como tendo seios múltiplos, uma coroa turriforme e uma espécie de nimbo por trás da cabeça.
Ártemis apresenta analogias tão próximas a outros enfoques femininos do poder divino em países asiáticos, entre eles é claro a Astartéia (Astarte) ou Astarote fenícia, etc. Comprova-se que todas estas são simples variações de uma mesma concepção religiosa.
O templo de Ártemis de Éfeso foi uma das sete maravilhas do mundo, estrutura imponente, feita de cedro, cipreste, mármore branco e ouro. No mês de artemísio (março-abril), os visitantes, às centenas de milhares, chegavam a Éfeso de toda a Ásia Menor para a grande festa, com procissão da imagem de Ártemis sendo levada num desfile pela cidade, de forma muito jubilosa.
A fabricação de santuários de prata, de Ártemis, mostrou-se um empreendimento lucrativo para Demétrio e outros prateiros efésios. Porém quando o apóstolo Paulo começa a propagar o evangelho em Éfeso, faz com que um considerável número de pessoas abandonasse a adoração a deusa, Demétrio então incita outros artífices, dizendo-lhes que a pregação de Paulo não somente representava uma ameaça à sua segurança financeira, mas também havia o perigo de a adoração da grande deusa Ártemis ficar reduzida a nada, o que culminou num motim que foi disperso pelo escrivão da cidade (At 19:23-41).
A DAMA DO DINHEIRO BRASILEIRO E DA ESTÁTUA DA LIBERDADE = Alguns relatam que a esfinge das cédulas do dinheiro brasileiro (real) e da estátua da Liberdade está ligada à deusa Sofia e não a Semíramis, que representa a sabedoria. Foi o símbolo iluminista tanto da revolução francesa como da independência americana e justamente por isso o escultor da estatua utilizou símbolos que remetessem a deusa Sofia. O presente monumental foi, portanto, uma lembrança do apoio intelectual dado pelos americanos aos franceses em sua revolução, em 1789.
Porém a própria Sofia ou Sophia, é uma das representações de Semíramis. Em várias imagens Sofia é representada por uma pomba e o nome Semíramis, do assírio, significa "pomba amorosa".
Semíramis também como a deusa Astarte (o nome significa "a mulher que faz torres"), além de ser também conhecida como a deusa Cibele, que segundo Ovidio (43 A.c -18 D.c, poeta romano nascido Publius Ovidius Naso) é a deusa guardadora das torres e é representada com uma coroa em forma de torre na sua cabeça (que coincidência, a coroa em cima da cabeça da estatua da Liberdade tem 7 "raios" que na verdade representam as 7 torres que compunham o complexo do WTC e das quais duas vieram abaixo).
A falsa trindade dos caldeus, Ninrode Semíramis e Tamúz conforme Ezequiel 8 e Jeremias 44:14-19. Essa tríade divina era venerada no Egito como Isis, Osíris e Hórus.
Na Estatua da Liberdade temos a mulher segurando um livro onde está talhada a data da independência dos Estados Unidos: 4 de julho de 1776. Simboliza, portanto a criança que nasceu, nos braços da mãe, Tamúz nos braços de Semíramis. Vejam que na estatua, ela segura a criança exatamente com a mão esquerda, assim como a Estatua da Liberdade segura o "livro".
Em 1912 foi gravado um soneto numa placa de bronze no pedestal da Estatua que, contém os seguintes trechos:
“se erguerá uma mulher poderosa, com uma tocha cuja chama é o relâmpago aprisionado e seu nome: Mãe dos Exílios”
Demonstra que ela é a representação da mãe.
“Pois eu ergo o meu farol junto ao portal dourado”
A tocha na mão direita da estátua seria o farol que estaria apontando para cima onde fica o portal dourado, o portal de Deus? E o significado de Babel é portal de Deus (bab – el), provas de que essa estátua representa a antiga sacerdotisa pagã Semíramis.
Fonte:
http://bibliotecabiblica.blogspot.com/2009/09/deusa-astarote-astorete.html
http://bibliotecabiblica.blogspot.com/2009/05/artemis.html
A Dictionary of the Bible (Um Dicionário da Bíblia, Vol. I, p. 605).
sexta-feira, 25 de março de 2011
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e ai professor tudo bem? meu nome é lauro sou da turma:54 tecnico de enfermagem.estou ancioso por nossa primeira aula.
ResponderExcluirContinue acompanhando Lauro Klein
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