sábado, 25 de junho de 2011

Simão o Zelote

Simão o Zelote (Mc.318) era um dos discípulos de Jesus. Mateus o chama de "Simão, o Cananeu", enquanto Marcos, Lucas e Atos referem-se a "Simão, o Zelote". O nome zelota vem de um termo hebraico - kanai que significa ser zeloso ou ser ciumento por Deus. Surgiu por volta do ano 6 d.C. Ambos os termos parecem referir-se a um grupo de defensores ferozes da Lei Mosaica para aquele povo estabelecido por Deus na terra de Canaã. Partido político radical, empenhado na destituição do governo romano de Israel por meio da força. Assim como os xiitas e outros grupos radicais do islamismo. Os zelotes eram extremistas que ao contrário dos fariseus que faziam uma resistência passiva contra os romanos. Os zelotes estavam em constante agitação. A sede desse partido nacional era na Galiléia. “Porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada. Depois deste levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos." (At 5.36-37)
Os zelotes combatiam a cobrança de imposto pelos romanos “nos dias do alistamento”, consideravam ilegal serem tributários ao um governo pagão.
Os zelotes desempenharam um papel muito ativo na rebelião dos anos 66 a 70. A revolta realizada pelos zelotes resultou em um trágico fim três anos mais tarde com a dissolução do Estado Judeu e dispersão do povo judeu.

De acordo com alguns relatos, muitos viviam no mar da Galiléia no vale das pombas e quando o Senhor viajou de Cafarnaum para Nazaré passou por um vale com dois penhascos de montanha de cada lado onde haviam cavernas ocupadas pelas pombas e também pelos Zelotes que subiam pela montanha se balançando por uma corda até entrarem nas cavernas.
Tibériades era o quartel general do império romano e os Zelotes viviam perto dali.
Quando o Senhor pregou o sermão do monte e disse que tínhamos que amar o nosso inimigo no momento certo o vento soprava naquela direção e os Zelote ali nas cavernas podiam ouvir a voz do Senhor dizendo: Ame o teu inimigo!
Não sabemos quando ele foi ganho pelo Senhor, mas certamente o amor entrou nele, foi limpo de todo o ódio dos inimigos. Quando eles matavam era como se estivessem fazendo a obra de Deus, assim como Saulo o fazia limpando do meio deles, as pessoas oficias que o oprimiam e o escravizavam, sem ficar com as consciências pesada.
Não sabiam que o médico cirurgião quando fazem ação para retirar um tumor acabam por lesar também células boas.
O Senhor chamou Mateus!
O império romano crescia com imposto, Mateus também crescia. Zelote também matava cobradores de impostos, mas o Senhor chamou a ambos para se reunirem num mesmo lugar, sobre o seu próprio nome. Viviam em lados opostos e longe um do outro e agora estavam os dois sob o mesmo teto. Houve uma transformação, um lavando os pés do outro.
O Senhor não tratou com o problema político, mas tratou com duas pessoas. Entre os doze discípulos de Jesus havia dois pescadores, um alfandegário e um ex-terrorista, o Simão.

Bibliografia:
1 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Sim%C3%A3o,_o_Zelote
2 - http://www.palavraprudente.com.br/estudos/forrest_k/personagensnt/cap23.html
3 - http://www.sandovaljuliano.com.br/site/curiosidades/47-biografia-dos-personagens-biblicos/320-quem-era-simao-o-zelote
4 - http://www.escoladominical.net/forum/viewtopic.php?f=10&t=185

Nenhum comentário:

Postar um comentário