Ninrode do verbo hebraico "rebelar", 'ele se rebelou', 'ele desertou', segundo o significado hebraico."
O reinado de Nimrod incluía as cidades de Babel, Ereque, Acade e Calné, todas na terra de Sinear (Gn.10:10) estendendo para o território Norte da Assíria e construiu ali "Nínive, e Reobote-Ir, e Calá, e Resem, entre Nínive e Calá: esta é a grande cidade" (Génesis 10:11, 12)
No Talmude Babilônico é dito que “incitou todo mundo a se rebelar contra a Sua soberania."
Em relato do livro Antiguidades Judaicas é dito que a única maneira de afastar os homens do temor a Deus era fazê-los continuamente dependentes de seu próprio poder, era como se Ninrode quisesse vingar-se de Deus, pelo fato de ter inundado a terra construindo assim uma torre para proteção
Miquéias 5:6 informa: "Eles apascentarão a terra da Assíria pela espada e a terra de Nimrod pelo seu punhal", o que associar a terra de Assur, em Gn.10:11, com a Assíria (Gn.10:20; 11:2). Visto que a Assíria evidentemente derivou seu nome de Assur, filho de Sem, Nimrod ou Ninrode, como neto de Cam, deve ter invadido território semita. Assim, parece que Nimrod começou a tornar-se um poderoso, ou herói, como guerreiro, habilidoso como lutador, matador e caçador (Gn. 10:8-9). É bem provável que se tornou uma lenda, um dos remotos líderes assírios, pela sua estirpe e sargão. Era o contraste da idéia de um rei-pastor (II Sm 5:2; 7:7; Ap 2:27; 19:15).
Alguns tentam identificar Ninrode a alguma deidade antiga como Merodaque [Marduque ou Marduc], um deus assírio-babilônico; ou Órion, um caçador da mitologia. Mas pouco mais se sabe além do que a bíblia relata. Tradição árabe menciona-o como Nimrude ou Nimroude, conta a tradição religiosa que foi executado devido à sua rebelião contra Javé.
Segundo a tradição religiosa, Ninrode foi executado por sua rebelião contra Jeová, sua morte era comemorada anualmente no 1º e 2º dia do mês lunar de Tamuz, quando mulheres idólatras choravam seu ídolo, Ez.8:13-14. (Tamuz é o quarto mês do calendário judaico. Considerado o primeiro mês negativo, o segundo é Av, e em Elul há o julgamento das ações. Tamuz é regido por duas letras hebraicas, Heth, que criou a constelação de Câncer e Tav, que criou a Lua. Daí a ligação entre a Lua e o signo de Câncer. O 17º de Tamuz é um dia de jejum em memória à queda de Jerusalém ocorrida antes da destruição do Segundo Templo pelos romanos). Ele era representado pela primeira letra de seu nome, a qual era um antigo "tau", que era uma cruz. O "sinal da cruz" era o símbolo religioso de Tamuz.
Quando Deus confundiu a linguagem estava pondo ao fim a primeira edificação das Nações Unidas, mas antes da volta do Senhor vivenciaremos uma nova tentativa de instituir uma nova Babel, bem maior do que Ninrode desejou. Uma religião com princípios e objetivos bem definidos e alicerçados, não estará em harmonia com a bíblia, mas com a política e religião de Ninrode, autor da primeira igreja oculta.
Fontes:
http://www.jesussite.com.br/acervo.asp?Id=757
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nimrod_(rei)
http://ocsorgs.blogspot.com/2010/11/historia-de-ninrode.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tamuz_(m%C3%AAs)
segunda-feira, 7 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário