quarta-feira, 18 de novembro de 2020

ADÃO, CRIAÇÃO DE DEUS

 *“Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”* Genesis 1.27

Quando a Escritura diz que Deus criou o homem, a palavra homem no original hebraico é Adam que significa ser humano, humanidade. Portanto, Deus criou a humanidade (Macho e Fêmea) a sua imagem e semelhança.

Muitos tendem a dizer que Deus é apenas uma expressão masculina, mas a imagem de Deus vai muito além desse entendimento. Deus que é Espírito, se apresenta na escritura tanto como pai quanto como mãe, e há vários textos que fazem referência a Deus gerando, amamentando e acolhendo seus filhos como uma mãe.

Unidos Homem e Mulher formam a imagem de Deus, tanto na palavra homem quanto mulher as letras em hebraico quando unidas formam as iniciais do Nome do Senhor.

*Ele usou a vida do primeiro casal em uma alegoria para mostrar como se daria a redenção da humanidade antes mesmo da queda, vemos isso em Gn.2:21-22*

Ao primeiro Adão – no Éden, foi lhe dado Eva como esposa, o próprio Deus fez o casamento, eles se tornaram uma só carne. Ao segundo Adão – Cristo, foi lhe dado a igreja como esposa e o casamento ocorrerá depois da igreja ser glorificada. A igreja será uma com Cristo, uma só carne, um só proposito, um só pensamento.

Da mesma forma que no Éden *Adão foi tomado de um profundo sono* e enquanto dormia Deus feriu o seu lado, retirou uma costela e a partir dela formou Eva. *Cristo na Cruz morreu* e depois foi ferido do lado por uma lança, dali saiu sangue e água e a igreja foi formada.

*“Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher e serão dois uma só carne. Grande é esse mistério; digo-o porém, a respeito de Cristo e da igreja.”* Efésios 5:31-32, Rm. 5:12,14,21 e  I Co.15:22 e 45.

Vocês já pararam para pensar que quando Deus criou os animais deu a eles uma vestimenta, os mamíferos tem pêlos, as aves tem penas, os peixes escamas, mas e ao homem, com o que ele se vestia, o que o cobria?

*“O homem e a mulher viviam nus e não se envergonhavam.” Gn.2:25, 3:7*

Porque é que somente depois do pecado é que perceberam que estavam nus?

No Jardim o homem *não precisava de cobertura* pois ele era revestido da glória de Deus!

Sl. 8:5-6 o Altíssimo o formou e deu a ele *autoridade* para governar sobre *toda a criação*. Todavia o homem pecou, foi vencido pela serpente, a morte passou a ter domínio sobre ele. Daquele momento em diante o Reino da Terra que tinha sido dado ao homem para governar, passou a ser da serpente. O homem *foi expulso do jardim* para que não comece da árvore da vida e vivesse eternamente sem chance de redenção. Gn.3.22

Deus atribuiu maldição a cada um (Gn.3.14-19).

A *maldição da serpente* seria se alimentar do pó, quem era o pó? O Homem.

Assim sendo, nos últimos seis mil anos a serpente tem se alimentado do sofrimento humano e subjugado o homem.

A *“coroa da criação”* agora é escravo e somente um novo Adão sem pecado poderia restaurar todas as coisas. Assim como Adão era governador de tudo no Jardim, *Cristo irá governar* sobre tudo e todos no seu reino milenar (o sétimo milênio) juntamente com a igreja (Rm.3.21-26, 6:23, II Co.4:4-5).

Atentem para Hb.2.6-18 “... *Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos e o coroaste de glória e de honra; tudo sujeitaste debaixo dos seus pés..... Jesus, coroado de honra e de glória ....Ao conduzir muitos filhos à glorificação... a descendência de Abraão....*.

Jesus sendo homem, morreu sem pecado, a morte não pode detê-lo no hades, Ele ressuscitou ao terceiro dia e tem consigo a chave da morte e do inferno (Apc.1.18).

*Cristo agora é o Senhor de toda a terra*. Através de sua morte e ressurreição Ele conquistou o direito de libertar o homem da escravidão. Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Rm.8.1)!

*“Portanto, tu não és mais escravo, mas filho; e sendo filho, és igualmente pleno herdeiro por decreto de Deus.”* Gálatas 4:7

“Se somos filhos, então, também *somos herdeiros*; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se realmente participamos dos seus sofrimentos para que, da mesma maneira, participemos da sua glória.” Rm.8.17

Satanás ainda domina sobre essa terra, por um tempo determinado por Deus, até que se cumpra a última semana profetizada por Daniel (Dn.9).

Cristo, quarenta dias após ressuscitar, foi assunto aos céus para fazer *expiação de nossos pecados*, afim de que a sua noiva seja redimida e possa assentar com Ele no trono. (Hb.10.12-14).

Todo aquele que crê no Senhor Jesus é chamado para um oficio real. O Senhor nos tornou povo santo, sacerdócio real, geração eleita.

“Agora, *se ouvirdes a minha voz e obedecerdes à minha aliança*, sereis como meu tesouro pessoal dentre todas as nações, ainda que toda a terra seja minha propriedade. *Vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa*”.  Êx.19:5-6. Compare com I Pedro 2:5, 9, Apoc.1:6, 20:6

Nenhum comentário:

Postar um comentário