quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Teoria sobre Genesis 6:1-2 – PARTE II

*Um pouco de História*

Fontes do historiador Diodoro Sículo e relatos indígenas declaram que era habito de se apresentar acenando a mão. Era uma assinatura de que havia 5 dedos e não causariam problemas.

O *livro de Enoque*, relata que os anjos caídos ensinaram a humanidade a medicina “mágica” ou feitiçaria (grego pharmakia = farmácia), cortes de raízes, artes de fazer espadas, escudos e armaduras, a arte do embelezamento e ornamentação, a arte das tinturas, astrologia e signos, entre outros.








*A humanidade deu um salto tecnológico por causa deles*, e até hoje tem algumas pessoas que recebem instruções deles como se fossem “espíritos”.

O espírito daquelas pessoas que não pertencem a Deus, vai para onde? Aqueles que tem origem celestial retornam para Deus, mas aqueles que se originaram da terra, não! Será que ficam vagando e enganando a humanidade?

Já perceberam que hoje existem filmes como *A BELA E A FERA*, que é um romance entre uma fera e uma mulher? Uma realidade absurda e anormal, misturada com uma música hipnotizante?

Vemos em *Levíticos 20:16* “Se uma mulher se aproximar de algum animal (BESTA) e tiver relações com ele, matem tanto a mulher como o animal (BESTA); o seu sangue cairá sobre eles”. E no *verso 27* “Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito adivinho (*ESPÍRITOS DOS MORTOS*) ou for encantador, certamente morrerão; com pedras se apedrejarão; o seu sangue é sobre eles”.

Qual o grau de dormência das pessoas?

Existem *símbolos* associados as origens dos  Neephilins na cultura dos Celtas e Druidas: obelisco, pirâmides, roda solar ou circulo do sol, lua, serpente olho de Hórus.

*Segundo historiadores*, os gigantes controlavam a maioria das 60 tribos *Celtas*. Viveram durante o século II a.C, ocupando o noroeste do continente europeu e as ilhas britânicas. Descritos como tendo olhos azuis e cabelos loiros (raça ariana almejada pelos nazistas).









Ligação com Anak (expulsos pelos israelitas de Canaã) alguns fugiram outros foram mortos. Usavam um colar de ouro em volta do pescoço. *Anak* significa o povo que tem o anel que estrangula – gigantes Cananitas. A cultura se espalhou por todas as regiões da Asia, Africa, etc.

A cultura celta era conhecida como bárbara e homossexual, para apaziguar a fúria dos deuses faziam sacrifícios humanos, possuíam enormes cestos de vime onde humano eram colocados vivos dentro. Cultuavam Baal Cernunnos (deus cornífero), a mais antiga divindade da mitologia celta e, consequentemente, um dos deuses principais, sendo senhor dos animais, da fertilidade e da abundância.

Hoje muitos querem reviver as praticas Druidas e Egípcias recriando a religião depravada dos Nephilim com novos nomes.

Os *nazistas* acreditavam em uma raça superior de super-humanos chamada Ariana.








A descrição dos Arianos é exatamente igual dos gigantes Celtas: seres azuis, loiros, de inteligência e força superior que forneceram tecnologia para eles.

Os Nazistas estiveram na Amazônia, África, Tibé, Antártica em busca do que?

O *movimento Nova Era* é atualmente o retorno das regiões das eras antigas iniciadas pelos Nephilim e seus pais.

Colocam em pratica ocultismo antigo sobre o novo viés de “ciência” e evolução espiritual.

Esses *“espíritos-guias”* que se apresentam como *“Aliens” ou “ETs”* se dizem geneticamente superiores aos seres humanos, então porque fazem abduções? Torturando e realizando praticas sadomasoquistas durante as abduções, porque fazem coleta de espermatozoides e óvulos?

Os cristãos não acreditam na mudança evolutiva e serão perseguidos muito mais nos últimos dias – Mateus 24:9

A palavra *Wicca* vem da raiz da palavra inglesa Wicked, que significa malvado, cruel, perverso, imoral, vingativo ou rancoroso. O objetivo é reviver práticas de feitiaria e crenças Druidas da cultura Celta.








Passou a ser legalizada após 1951 quando foi derrubada a lei que impedia a manifestação de bruxaria.

É a religião que adora as deusas da natureza para tentar curar as feridas do Patriarcado.

Os Neephilins têm interesse nas mulheres não nos homens. Possuem rituais religiosos que incorporam atos sexuais como adoração.

Adoram uma deusa que é representada pela Lua e um “deus” cornífero que é representado pelo Sol, que é a marca registrada da religião dos anjos caídos. O Brasil possui 400 mil Wiccas.

*Adoram satanás* como se ele tivesse dado o conhecimento a humanidade. Praticam o canibalismo e o sacrifico como os Nephilins faziam.

Festas de magnatas, onde comem alimentos feitos em formato de pessoas (reproduzidos por Marina Abramovic), ilustrando o canibalismo. Um famoso disse que os cadáveres deveriam servir de alimentos e não ser jogados fora.

*Quimera* – retratam São Cristóvão com cabeça de cachorro.

Em toda a história existe essa representação, como o deus canaanita Baal que aceitava sacrifício de crianças.

*Olho de Hórus* - ver *Isaias 5:20 e Zacarias 5:5-11* “...e ele representa o conteúdo do pecado de toda a terra...”. O *verso 6* em algumas versões, apresenta a palavra *iniquidade* aparece em algumas versões (1917) a palavra *“olho”*.   Será que essas palavras estão corretas ou foram trocadas?







Na *versão de Strong* diz *ê.nãm* o mesmo que diz em *Isaias 13:18* traduzido como olho, mas em *Zacarias 5:6* é traduzido como aparência.

Na *versão KJV CORRIGIDA* se lê: “...e acrescentou: “Isto é o olho que vê toda a terra!”.

No Egito aparece o símbolo de *um olho*, no dinheiro americano, etc. Esse olho deveria ser de Deus, que é o Onipresente e Onisciente, mas satanás controlará o mundo com câmeras, com agentes para denunciar. Diferente de Deus que vê o coração, porque Ele está em cada célula de DNA de Suas criaturas.

*Infiltração*

*I Tm.4:1* - Estamos prontos para a vinda desses demônios?

Eles estão se preparando a muito tempo. Que tipo de pessoas seremos (*Lucas 21:26*) iguais aqueles 10 espias?

 

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=cvO0HlVNX-4


Teoria sobre Genesis 6:1-2 – PARTE I

Duas grandes teorias existem sobre esse texto, todavia farei uma pergunta: Qual das tuas teorias seriam mais aceita para o Criador destruir o mundo pelo dilúvio, somente porque os filhos de Caim casaram com as filhas de Sete ou porque o DNA da humanidade e dos animais estavam corrompidos pelos filhos de Elohim? O que faz mais sentido?

Vamos ler *Isaias 26:13-14 versão de João Ferreira de Almeida Atualizada*:

“Ó Senhor Deus, nosso, já outros senhores têm tido domínio sobre nós; porém, por ti só, nos lembramos de teu nome. Os falecidos não tornarão a viver; *os mortos não ressuscitarão*; por isso os visitaste e destruíste, e fizeste perecer toda a sua memória.”.

Nós cremos na ressurreição tanto dos bons quanto dos maus, mas aqui fala de um povo que não ressuscitarão!

Vamos ver tradução da *Bíblia King James Atualizada*: “Ó Senhor nosso Deus (Yahovah), outros senhores além de ti têm domínio sobre nós; mas por ti somente faremos menção do teu nome. Agora eles estão mortos, não viverão mais, *são sombras, não ressuscitarão*! Tu, pois, os castigaste e os conduziste à destruição; apagaste por completo a lembrança de seus nomes!”.

Numa *versão em inglês da King James Bible* diz: *“...eles não devem se levantar mais”* fazendo um paralelo com o hebraico descobrimos que o original *“eles”* é *“Re-pã-im”*. Quem são os Rephaim (no hebraico é plural)? *Rephaim e os Anakim* são nomes dado aos gigantes, filhos dos anjos caídos com as mulheres. Eles eram os senhores que oprimiam o povo.








Como ficaria corretamente o *verso 14*: “Agora eles estão mortos, não DEVEM viver mais, ELES SÃO REPHAIM, eles não DEVEM se levantar (ressuscitar), pois! Tu, pois, os castigaste e os conduziste à destruição (Dilúvio); apagaste por completo a lembrança de seus nomes.”

Eles corromperam para impedir a salvação da humanidade!

Por isso “eles” não devem se levantar novamente e se misturarem com a raça humana.

Os anjos sempre são mencionados como sendo machos, por isso se juntaram com as filhas dos homens e com os animais (*gerando monstros ou Quimeras*).







Gn.6 usa termos masculinos: “...SONS of God...”, não femininos *Daughters” (*Daniel  3:24-25 e Jó 1:6, 2:1 34:4-7*).

Tudo dá entender que são machos.

*Mas os anjos não tem sexo e nem fazem sexo!*

Em *Genesis 18:1-8*, Abraão se encontra com o Criador e mais dois anjos e lhe é solicitado que lhe tragam alimentos para comerem. *Nesse mundo físico anjos comem, tem matéria física, eles têm possibilidades de fazerem coisas físicas*.

No Torá diz que não se pode cozinhar carne no leite (não pode fazer strogonoff no creme de leite), nem hamburger com queijo (derivado do leite), porem aqui os anjos comeram com Abraão.

*Se podem comer, podem fazer sexo....*

*Judas 1:4-5* “Embora vocês já tenham conhecimento de tudo isso, quero lembrá-los de que o Senhor libertou um povo do Egito, mas, posteriormente, destruiu os que não creram. E, quanto aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade, mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia. De modo semelhante a esses, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo. Da mesma forma, esses sonhadores *contaminam o próprio corpo*, rejeitam as autoridades e difamam os seres celestiais”.

Após o dilúvio outros anjos voltaram a praticar o mesmo pecado (*Números 13:32-33*), não aqueles presos da primeira rebelião. *Anjos tem LIVRE-ARBÍTRIO*.








*Deuteronômio 3:10-13* – mesmo em quantidade pequena ainda dominavam.

Gigantes na bíblia eram humanos com gigantismos? Não, porque a doença deixa a pessoa com as articulações fracas e os gigantes descritos na bíblia eram fortes e poderosos (*II Sam.21:19-22 e I Cr.20:6*).

 *Características dos Gigantes (Nephilim)*

  1. Havia 6 dedos em cada mão e pés
  2. Eram fortes
  3. Grande estatura
  4. Cruéis com práticas de canibalismo de acordo com as lendas
  5. Com 2 fileiras de dentes na boca (descoberta em 1800 uma ossada na Califórnia).
  6. Cabelos vermelhos e loiros

Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=m74kxC88eG8

https://www.youtube.com/watch?v=HvaePnx8KSs

terça-feira, 24 de novembro de 2020

TIPOLOGIA DAS COISAS FUTURAS - I PARTE

 







Estamos vendo que tudo o que lemos no velho testamento são tipologias e sombra da realidade na nova aliança assim como Adão é uma figura de Cristo como diz Rm.5:14 “semelhança da transgressão de Adão, o *qual é a figura* daquele (Cristo) que havia de vir”.

Em I Cor.15:22 “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo”.

Em Gn.2, dos versos 21-23 vemos uma analogia da criação da igreja, a partir de Eva.

 

O verso 21 relata “Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu”, em Mc.15:37, diz: “E Jesus, dando um grande brado, expirou.” Podemos dizer que o *Senhor na cruz adormeceu, que o Grão de Trigo morreu*, todavia, quando o Senhor se levantou da terra a igreja surgiu, assim como Eva saiu de Adão.

A conclusão do verso 21: “e cerrou a carne em seu lugar”. Para fazer Eva, *Elohim abriu o lado de Adão*. Em João 19:24 “Contudo, um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo *saiu sangue e água*”. O que saiu de Jesus foi para fazer uma *“Eva”, não de osso e carne* (Gn.2:23), porém a partir do sangue e da água vertidos do Senhor (I Jo.5:6).

Adão e Eva andavam juntos pelo jardim, até que *Eva tomou um caminho diferente*, fez uma escolha que lhe custou uma transgressão.

Em I Tm. 2:14 nos diz que “E Adão não foi enganado”, porém *o Senhor morreu intencionalmente para poder ficar com Sua Eva (a igreja)* - "Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la (Jo.10:17)".

Se Cristo não tivesse morrido no calvário a redenção da sua Eva não estaria completa: *"Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”* (Ef.5:25).

O sangue derramado, purificou a noiva.

“Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Logo muito mais, sendo agora *justificados* pelo seu sangue, *seremos salvos da ira* por meio dele” Rm 5:8-9

A oferta pelo pecado oferecido por Abel e Caim precisava ter derramamento de sangue, como em Lv. 17:11 “Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que faz expiação, em virtude da vida”.

A *Arca* contém várias *tipologias* de Cristo e a Igreja.

Gn 6:14 - “Faze para ti uma arca de madeira de gôfer: farás compartimento na arca, e a *revestirás* de betume por dentro e por fora” e Gl 3:27 diz: “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos *revestistes* de Cristo”.

Podemos dizer que o *“passar pelas águas do dilúvio”* foi uma espécie de ressurreição, de *batismo*?

“Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição” Rm 6:4-5

E ainda no cap.5:8-9 “Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos salvos da ira por meio dele”.

 

Evento do Dilúvio nos ensina muitas coisas

 

*#* Por causa da misericórdia e fidelidade do Senhor, Noé não fez um barquinho, mas uma ARCA gigantesca, não escondeu o projeto de Deus para aquela geração que poderia ter salvado muitos que quisessem ser salvos

O Senhor concedeu meios para a salvação, mas o povo não quis!

Perder o barco da salvação nesse contexto significa naufragar em pecados e como resultado conhecer a morte.

*#* Nem todos estão dispostos a entrar no barco. Nele somente estarão os escolhidos. Se alguém chegar atrasado a porta da arca, poderá estar fechada e não haverá mais chance de salvação e o resultado final é esperar pela destruição.

*#* Vigiar nos ensina a ter discernimento e planejar para o futuro. Não estava chovendo quando Noé construiu a Arca. A nossa vida deve ser de constante preparo. Andar nas pisadas do rebanho.

*#* Não estacionar no tempo. Não se sinta abastado. O Senhor poderá querer falar contigo e você pode não entender por achar que já sabe tudo.

*#* Não perca o foco! Noé sentiu-se um “peixe fora da água” fazendo a Arca.  Pessoas comprometidas incomodam os descompromissados. “Bem aventurado sois quando, por minha causa vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, por que grande é o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram entre vós”. Mateus 5:11 e 12

*#* Por segurança, viaje em pares. É importante estar neste barco da salvação com quem amamos. Andar na comunhão na mesma direção com os irmãos nos servirá de apoio um para o outro, concedendo mutuamente forças para vencer as águas turbulentas deste mundo.

*#* Nem sempre a pressa define tudo em nossa vida.  Os caramujos estavam a bordo com os leopardos. No plano da salvação, quem dá o ritmo é Deus e não nós. Aqueles que pensam ser mais hábeis, que correm na frente, que produzem mais, cuidado para não se enganar. No processo de salvação você não precisa fazer para ser reconhecido. Você não é reconhecido pelo que faz e sim por aquilo que é.

*#* Não importa a tempestade, pois quando você está com Deus há sempre um arco-íris te esperando.

domingo, 22 de novembro de 2020

AS DUAS CASAS DE ISRAEL - PARTE 8

O povo de Israel tem sua origem em Abraão, que estabeleceu a crença de que existe um só Deus, o criador do universo e as promessas feita a ele.

“...*E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção*.... em ti serão *benditas todas as famílias da terra*”. (Gênesis 12:1-3)

E complementa no cap.22:16-18 - “....*te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar*”.

Quando o povo de Deus começa a andar para trás, Deus, em sua Soberania Plena, desenvolveu um plano de redenção maravilhoso, que vemos na tipologia do Reino de Israel, e *depois na divisão do Reino nas Duas Casas de Israel*. Um plano rico e muito profético, anunciado desde o princípio (Is.46:9-10).

No ano de 931 a.C., no reinado do Rei Salomão, o Reino de Israel se dividiu em *Norte* (passou a chamar-se Reino de Israel) e *Sul* (passou a chamar-se Reino de Judá) - I Rs.11:10-13, 29-32.

Sobre o *Reino do Norte*, chamado Reino de Israel, assumiu *Jeroboão* filho de Nabat (*TRIBO DE EFRAIM*) tendo como capital Samaria. Este Reino do Norte continha a maioria das tribos de Israel, *10 tribos*. Jeroboão, para impedir a ida ao Templo em Jerusalém, mandou construir dois Templos, um em Dã, e outro em Betel (esses templos eram idólatras – ver I Reis 12:26 a 13:10).

O *Reino do Sul* chamado *Reino de Judá* ficou como outro filho de Salomão, *Roboão* (*TRIBO DE JUDÁ*) tendo capital Jerusalém. Para o Sul permaneceram as tribos em torno a Jerusalém, Tribo de Benjamin e Judá. Habitam a região montanhosa, árida e seca, menos propensa a agricultura, mas protegida dos invasores do Norte e Sul.

Essa divisão foi previamente planejada pelo próprio Deus - 1 Reis 12:20-24, vou destacar: “*Assim diz o Senhor: Não subireis nem pelejareis contra vossos irmãos, os filhos de Israel; volte cada um para a sua casa, porque eu é que fiz esta obra*. E ouviram a palavra do Senhor, e voltaram segundo a palavra do Senhor”.

Deus de antemão tem um plano arquitetado para salvação da humanidade, de todo aquele que crê, independente de língua, raça ou nação. Isso ja estava implícito nas promessas aos patriarcas e principalmente, na bênção Patriarcal dada por Israel (Jacó).

A obra de integração das Duas Casas somente foi possível através da intervenção divina, pelo sacrifício do Senhor. Ele mesmo é a *“Vara União e Graça”* (Zacarias 11) E a *“Vara Judá e Efraim”* (Ezequiel 37:15-28) que apascenta seu rebanho; mesmo após a ruptura por causa do pecado do povo, Ele torna a reuni-las para Deus, através do novo concerto profetizado em Jeremias 31:31, que trata da Nova Aliança em Cristo.

Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma *aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá*. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel *depois daqueles dias*, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo (Jeremias 31:31-33).

Ver também:

https://blogaultimatrombeta.wordpress.com/2018/05/31/as-duas-casas-de-israel-parte-1/

http://mesa-no-deserto.blogspot.com/2020/10/as-duas-casas-de-israel-parte-1.html

http://mesa-no-deserto.blogspot.com/2020/10/as-duas-casas-de-israel-parte-2.html

http://mesa-no-deserto.blogspot.com/2020/10/as-duas-casas-de-israel-parte-3.html

https://mesa-no-deserto.blogspot.com/2020/11/as-duas-casas-de-israel-parte-4.html

https://mesa-no-deserto.blogspot.com/2020/11/as-duas-casas-de-israel-parte-5.html

https://mesa-no-deserto.blogspot.com/2020/11/blog-post.html

https://mesa-no-deserto.blogspot.com/2020/11/as-duas-casas-de-israel-parte-7.html

 


AS DUAS CASAS DE ISRAEL - PARTE 7

 


“*E o Verbo se fez carne e tabernaculou entre nós*, cheio de graça e de verdade, e vimos a Sua glória, glória como do unigênito do Pai.” (João 1:14)

“*Ele vos será santuário (Tabernáculo); mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa às duas casas de Israel {Efraim e Judá}*, laço e armadilha aos moradores de Jerusalém.” (Isaías 8:14)

Para muitos das duas casas de Israel Jesus foi ( e ainda é ) pedra de tropeço e rocha de ofensa como havia sido profetizado por Isaías centenas de anos antes, entretanto, Jesus é o Tabernáculo do SENHOR que efetivamente tabernaculou conosco e que virá novamente, pois …

“**um menino nos nasceu, um Filho se nos deu; o governo está sobre os Seus ombros; e o Seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz**; para que se aumente o Seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.” (Isaías 9:6,7)

Jesus no madeiro, crucificado em Jerusalém em uma cruz, simbolicamente constituída de dois pedaços de madeira, efetivamente iniciou em Si o processo que une as duas casas de Israel (Efraim e Judá), um processo que alcançará a sua completude em Sua segunda vinda, processo esse já simbolizado anteriormente pelo profeta Ezequiel quando escreveu: “Tu, pois, ó filho do homem, *toma um pedaço de madeira e escreve nele: Para Judá e para os filhos de Israel, seus companheiros; depois, toma outro pedaço de madeira e escreve nele: Para José, pedaço de madeira de Efraim*, e para toda a casa de Israel, seus companheiros. Ajunta-os um ao outro, faze deles um só pedaço, para que se tornem apenas um na tua mão.” (Ezequiel 37:16-17)

Esse processo também foi referido pelos profetas Isaías e Zacarias quando profetizaram sobre o futuro das duas casas de Israel eventos que tem envolvido tanto Israel quanto a Igreja …

Naquele dia, o Senhor tornará a estender a mão para resgatar o restante do Seu povo … *Afastar-se-á a inveja de Efraim, e os adversários de Judá serão eliminados; Efraim não invejará a Judá, e Judá não será hostil a Efraim*.” (Isaías 11:11,13) 

“*Fortalecerei a casa de Judá, e salvarei a casa de José*, e fá-los-ei voltar, porque Me compadeço deles; e *serão como se Eu não os tivera rejeitado, porque Eu Sou o SENHOR, seu Deus, e os ouvirei*. Os de Efraim serão como um valente, e o seu coração se alegrará como pelo vinho; seus filhos o verão e se alegrarão; o seu coração se regozijará no SENHOR. *Eu lhes assobiarei e os ajuntarei, porque os tenho remido; multiplicar-se-ão como antes se tinham multiplicado*. Ainda que os espalhei por entre os povos, eles se lembram de Mim em lugares remotos; viverão com seus filhos e voltarão.” (Zacarias 10:6-9)

Simbolicamente a cruz, entre as suas muitas e muitas simbologias e significados, também representa a junção desses dois pedaços de madeira referenciados por Ezequiel … um processo que aponta para um dos sentidos da obra do Messias, pois. em Cristo Jesus está o início, o meio e o fim de todas as coisas, nEle tudo converge e ganha o seu verdadeiro e completo sentido … porque …

“*… dEle, e por meio dEle, e para Ele são todas as coisas*. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11:36)

MAPA MENTAL AS DUAS CASAS DE ISRAEL - PARTE 6

 






AS DUAS CASAS DE ISRAEL - PARTE 5

A *Formação do Reino de Israel composto pelas 12 Tribos e a Divisão do Reino em Duas Casas de Israel* (Efraim e Judá)

Alguns pontos serão importantes para que você compreenda perfeitamente esse plano de Deus:👇

1) A história bíblica de  Abraão até a Conquista - da Terra Prometida [Canaã] e a Divisão do Território das 12 Tribos;

2) o *Reino Unido* dos reis: Saul, Davi e Salomão; (durou 120 anos)

3) a *Divisão do Reino de Israel* em duas partes (Duas Casas de Israel) devido aos pecados de Salomão;

4) *Reino do Norte*, 10 tribos - [Casa de Israel] 1º Rei: Jeroboão (da Tribo de Efraim);

5) *Reino do Sul*, 2 Tribos - [Casa de Judá] 1º Rei: Roboão (filho de Salomão, da Tribo de Judá)

6) porque Deus chama a Casa de Israel de Efraim?

7) porque Efraim está relacionado aos Gentios?

8) o que é o Tabernáculo de Davi? São as Doze Tribos de Israel.

 

*Entre as 12 Tribos de Israel, você sabe quem recebeu a BÊNÇÃO da primogenitura?*

# Não foi Rubén o filho mais velho que se deitou com Bila, concubina de Jacó – Gn.35:22. Efraim o substituiu.

# E Simeão e Levi foram substituídos por Manassés pois fizeram vingança por Diná - Gn.34:25-30.

# Judá vendeu José (Gn.37:26-27), porém se remiu quando no Egito quis ficar no lugar de Benjamin (Gn.44:18-44).

Isaque (que era mais novo que Ismael)

Jacó (que era mais novo que Esaú, embora gêmeos).

Antigamente, era comum, no leito de morte o pai abençoar os seus filhos, começando pelo Primogênito. Algumas vezes o Senhor "quebrou a tradição".

Assim ocorreu com *aquele* que recebeu a bênção de ser o Primogênito entre as chamadas "Doze Tribos". O filho mais novo de José, um *gentio*, nascido no Egito, e filho de mãe egípcia, *EFRAIM*  que mais tarde vira uma tribo e depois um reino!

Em I Crônicas 5:1-2 -  "Quanto aos filhos de Rúben, o primogênito de Israel (pois ele era o primogênito; mas porque profanara a cama de seu pai, deu-se a sua primogenitura aos filhos de José, filho de Israel; de modo que não foi contado, na genealogia da primogenitura, Porque Judá foi poderoso entre seus irmãos, e dele veio o soberano; porém a PRIMOGENITURA foi de José)."

Aqui vemos que a Primogenitura entre os 12 irmãos fica com JOSÉ... o filho mais querido de seu pai, o filho primogênito de Raquel, aquela que desde o princípio ele amava e o desejava como esposa, e, se não fosse a intervenção desonesta de seu sogro Labão, Jacó sabia que José seria de fato seu PRIMOGÊNITO!

... Mas o Senhor restituiu a José o seu direito à Primogenitura, alegrando assim o coração de seu pai, Jacó (Israel).

Qual o sentido da PRIMOGÊNITURA?

Direito de usar o nome do PAI – EFRAIM - Gn.48:16

Porção dobrada da herança – MANASSÉS – Dt.21:15-17, Gn.48:22

Autoridade sobre os irmãos - Gn.49:10. Isso cai sobre JUDÁ provisoriamente até a chegada do primogênito verdadeiro *“até que SILÓ venha”*.

A ELE se dobrarão todas as nações da terra.

As bençãos relacionadas a JOSÉ estão relacionadas as bençãos eternas - Gn.49:22-26 e Dt.33:13-17.

José foi colocado em posição elevada, sobre os seus irmãos ( Gn.48:22), no mesmo patamar que Jacó, figura de Cristo.

AS DUAS CASAS DE ISRAEL - PARTE 4

O apóstolo Thiago, escreve para as 12 tribos na dispersão (Tg.1:1), as OVELHAS PERDIDAS da casa de Israel.

•EM 586 A.C A *CASA DE JUDÁ* É LEVADA *CATIVA PELA BABILÔNIA* POR 70 ANOS.

•APÓS 70 ANOS *JUDÁ VOLTOU E RETOMOU SUA IDENTIDADE ISRAELITA*, SEUS COSTUMES, SUA LEI, QUE ELA NUNCA DEIXOU DE LADO. (APESAR DE QUE APÓS O CATIVEIRO BABILÔNICO SE INFILTRARAM MUITAS TRADIÇÕES PAGÃS NA CASA DE JUDÁ, ATÉ O DIA DE HOJE.)

•MAS A *CASA DE ISRAEL* (EFRAIM), *NUNCA VOLTOU*, FOI LEVADA CATIVA PELA ASSIRIA E SE ESPALHOU ENTRE AS NAÇÕES (Ez.36:18-19), *SE MISTURARAM ENTRE OS GENTIOS*, PERDERAM SUA IDENTIDADE ISRAELITA. EXATAMENTE COMO A PROFECIA EM GENESIS 48 DISSE, ELES *SE TORNARAM A PLENITUDE DOS GENTIOS*(Rm.11). E EM OSÉIAS 1:8- TEMOS A PROFECIA SOBRE *LO-RUAMA* E *LO-AMI*, QUE SERIAM COMO A AREIA DO MAR (Os.1:6-11). O APÓSTOLO PAULO CITA O PROFETA OSÉIAS EM ROMANOS 9.

*Existe uma promessa de RESTAURAÇÃO*, dos *DOIS*, em um só povo - Hb.8:8

Ezequiel 37:16-19, diz *“Tu, pois, ó filho do homem, toma um pedaço de madeira, e escreve nele: Por Judá e pelos filhos de Israel, ....... Por José, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel...E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem uma só vara na tua mão. Eis que eu tomarei a vara de José que esteve na mão de Efraim, e a das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão”.*

Na CRUZ o Senhor une judeus e gentios embaixo de uma ÚNICA promessa. O apóstolo Paulo chama isso de “o mistério de Cristo” - Ef. 2:14-16 e 3:3-6.

Todos da FÉ herdaram as promessas de Abraão, Isaac e Jacó – Gl.3:7, 9, 28-29, Rm.9:24-29 e 11:13-26.

E por fim haverá o cumprimento da profecia de Gn.13:16 “E farei a tua descendência como o *pó da terra*” e Gn.15:5 “Olha agora para os céus, e *conta as estrelas*, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência”.

*Pó da terra*, está relacionado a natureza terrena “E formou o Senhor Deus, o homem do *PÓ DA TERRA*” (Gn.2:7, 1:27-28, 22:15-18).

E *estrelas* relacionada a natureza celestial “...e os que a muitos ensinam a justiça, como as ESTRELAS sempre e eternamente” (Dn.12:1-3, Gn.22:15-18).

# E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus. Gálatas 6:16 #

Podemos citar ainda para o conhecimento dos irmãos:

1- Amós 9:11-12 – Atos 15:15-17, cumpre-se em Cristo.

2- Jer.31:1, 9-10, 18-20 e 30-31

3- Isaias 8:14, 9:19-21 e 11:12-13

4- Ezeq.37:9-11, 19, 22, 26

“*E fortalecerei a casa de Judá, e salvarei a casa de José*, e *fá-los- ei voltar*, porque *me compadeci deles*; e serão como se eu não os tivera rejeitado, porque eu sou o Senhor seu Deus, e os ouvirei..... e *os ajuntarei*, porque eu os tenho remido; e multiplicar-se-ão como antes se tinham multiplicado. Ainda que os espalhei por entre os povos, eles se lembrarão de mim em lugares remotos; e viverão com seus filhos, *e voltarão*.  Zacarias 10:6-9


Vamos falar de tempo: Kairós e Chronos

Kairós tempo divino e Chronos tempo dos Homens?

*“Mil anos para Deus é como um dia, e um dia é como mil anos” (2 Pe.3:8).*

A Bíblia faz esta distinção

Em João 7:6 Jesus fala assim: *“Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso tempo sempre está pronto.”*

Aqui na língua Grega foi usado a mesma palavra para ambos, a saber, Kairós, deixando claro que a diferença não está classificada nas palavras Kairós e Chronos.          É verdade que Kairós e Chronos são dois termos distintos em referência ao tempo, mas não se trata de um “tempo divino” e outro, “tempo humano”.

Talvez esta adequação se deve ao fato de que *Kairós* significa um tempo determinado, tempo exato, oportuno, enquanto que *Chronos* é tempo em geral, longo ou curto. Portanto, como várias vezes a Bíblia se refere a um tempo determinado, exato, para cada promessa feita por Deus, não é de se estranhar que a palavra usada nestes casos é Kairós, levando alguns a conceituá-la com exclusividade referência ao “tempo de Deus”.

Vamos a um outro exemplo em *Lucas 21:24* onde fala do período em que os gentios atacariam Jerusalém, denominado como o “Tempo dos Gentios”, e foi usado a palavra Kairós:  “…Jerusalém será pisada pelos Gentios, até que o tempo dos gentios se completem.”

 *Lucas 8:13* diz que “…os que não tem raiz, creem apenas por algum tempo (Kairós)”.

 *Marcos 11:13* “…nada achou senão folhas, porque não era tempo (Kairós) de figos”.

*Lucas 13:1* “Naquela mesma ocasião (Kairós), chegaram alguns e falavam a Jesus sobre os Galileus…”

Devemos lembrar que Deus é quem estabeleceu e ordenou tanto Kairós quanto Chronos. Ao indagarem Jesus sobre o tempo da restauração do reino de Israel, ele prontamente os advertiu:

 *Atos 1:7* “Não vos pertence saber os tempos *(Chronos)* ou épocas *(Kairós)* que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.”

Nas passagens onde fala dos “Tempos eternos” (que se trata de um tempo antes do nosso), foi descrito com a palavra Chronos, não Kairós:

*Romanos 16:25* “…conforme a revelação do mistério que desde tempos (Chronois) eternos esteve oculto”.

*2 Timóteo 1:9* “…Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos (Chronon) eternos”.

*Tito 1:2* “na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente, prometeu antes dos tempos (Chronon) eternos”.

Há também as passagens onde foi usado a palavra Chronos para descrever o tempo do agir de Deus, em algumas situações:

*Atos 3:21* “o qual convém que o céu contenha até aos tempos (Chronon) da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.”

*Atos 7:17* “Aproximando-se, porém, o tempo (Chronos) da promessa que Deus tinha feito a Abraão…”.

*Gálatas 4:4* “mas, vindo a plenitude dos tempos (Chronou), Deus enviou seu Filho…”.

Portanto não há motivos para classificar as palavras Kairós e Chronos como tempo divino e tempo humano.

 

Adaptado da fonte:

https://papocomdeus.com.br/2020/10/25/kairos-tempo-de-deus-chronos-tempo-do-homem/

LER, OUVIR e GUARDAR - Apoc.1:3

Gostaria de falar de outro ponto em Apoc. 1:3 “BEM-AVENTURADOS aqueles que *LEEM* e aqueles que OUVEM as palavras da profecia e GUARDAM as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”.

A tradução da palavra *LEEM* - nos fala de “conhecer acuradamente”, “discernir”. O sentido é “ler e ter discernimento”.

Já a palavra *OUVIR* - esta palavra é “akouo”, e significa *“considerar o que está sendo dito”; “perceber o sentido do que é dito”, “descobrir”, “compreender”*. 

E isso ocorre 43 vezes no livro do apocalipse.

Ap 22.17: *“O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida”*.

Aquele que conhece e discerne as palavras deste livro, diz: “VEM!”. A leitura de Apocalipse nos leva a desejar o Senhor.

Apoc. 1:3, contém outra palavra que podemos aprender: “BEM-AVENTURADOS aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e *GUARDAM* as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”.

 A tradução da palavra *GUARDA*, nos fala de “um cuidado atento”, “atender cuidadosamente”.

Ocorre dez vezes em Apocalipse cap.3:3, 8, 22:7, etc.

Ap 3.3: “Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti”.

Ap 3.8: “Conheço as tuas obras—eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar—que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome”.

Ap 22.7: “Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.

Vamos ler Apocalipse 3:3 *“Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares...”.*

Observe a relação de *“guarda-o”* e *“vigiares”*. O sentido de “vigiares” é “dar estrita atenção a”.

O Senhor chama nossa atenção para a forma de O conhecermos “a maneira particular”.

Na Igreja de Filadélfia no versículo 8 de Apocalipse 3: “… tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome”.

O vocábulo “negaste”, significado “desprezo” e “indiferença”.

O que o texto nos revela é que “guardar a Palavra” nos prevenirá do dano do desprezo e da indiferença ao nome do Senhor, especialmente nesse tempo do fim. O Senhor disse “se nós O amamos, guardaríamos a Sua Palavra” (Jo 14.23). Este é um teste vital, que comprova a profundidade do nosso relacionamento com o Senhor.

Sequencias das coisas de Apocalipse

 


Quando acontecerá o arrebatamento? A ressurreição dos mortos antecedera o arrebatamento.  Em que abertura do SELO, TROMBETA ou TAÇA isso ocorrerá? Existe somente uma ressurreição dos Santos antes do milênio e ela ANTECEDE o arrebatamento, automaticamente existe apenas UM ARREBATAMENTO. Quando isso será?

OS 16 PONTOS PRINCIPAIS DO TEMPO DO FIM:

 


OS 16 PONTOS PRINCIPAIS DO TEMPO DO FIM:

1 . OS ÚLTIMOS DIAS 

(2 Timótio 3:1; 1 João 2:18)

2. SINAIS DOS TEMPOS

(Mateus 16:3; 24:3)

3. A QUEBRA ECONÔMICA(resultando em fome)

(Mateus 24:7; 1Tessalonicenses 2:3,4)

4. A ASCENSÃO DO ANTICRISTO

(Daniel 8:23-25; 11:21; 2Tessalonicenses 2:3-4)

5. A ASSINATURA DO PACTO

(Daniel 9:27a)

6. QUEBRA DO PACTO

(Daniel 9:27; 11:31)

7. GRANDE TRIBULAÇÃO

(Mateus 24:15, 21; Apocalipse 12:6,14; 13:7-8)

8. GUERRA ATÔMICA

(Apocalipse 18:2, 8

9. O ARREBATAMENTO

(1 Tessalonicenses 4:16-17; Mateus 24:29-31)

10. CEIA DAS BODAS

(Apocalipse 19:7-9)

11. IRA DE DEUS

(Apocalipse 14:9-10; 16:1)

12. A BATALHA DO ARMAGEDOM

(Apocalipse 19:11; 14-15, 19:21; 16:6)

13. MILÊNIO

(Apocalipse 20:4; Isaías 11: 6, 9)

14. A BATALHA DE GOGUE E MAGOGUE

(Apocalipse 20:7-9)

15. O GRANDE JULGAMENTO DO TRONO BRANCO

(Apocalipse 20:11-12)

16. O NOVO CÉU E A NOVA TERRA

(Apocalipse 21:1-2)

Interpretação de DANIEL 4

 

                                               chapada Diamantina

Vamos lembrar de um ponto que estudamos em Daniel 4:10-15. “Eis, pois, as visões da minha cabeça, estando eu na minha cama: Eu estava assim olhando, e vi uma árvore no meio da terra, cuja altura era grande. Crescia esta árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até ao céu; e era vista até aos confins da terra (v.10-11, 20).

A árvore era “GRANDE e a SUA ALTURA CHEGAVA ATÉ AO CÉU”.

Essa árvore tocava o céu, então o céu tem limite?

Diz ainda: “era vista até aos confins da terra”. Como pode ser vista em toda a terra? Até na China?

Os versos 12 e 21 nos faz lembrar dos espias trazendo aquele cacho gigantesco de uva em uma vara da região dos Cananeus: “A sua folhagem era formosa, e o seu fruto abundante, e havia nela sustento para todos”.

O verso 15: “Mas deixai na terra o tronco com as suas raízes, atada com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo; e seja molhado do orvalho do céu, e seja a sua porção com os animais na erva da terra”.

Temos impressão que algumas montanhas como a Chapada dos Guimarães (MT) ou a Chapada Diamantina (Bahia) ou Veadeiros e Mesas, no Brasil são comparadas a grandes troncos de árvores cortadas, árvores de Silícios, árvores que petrificaram, não somente árvores, mas animais como vimos.

                                      Chapada Guimarães

Vocês já ouviram falar de um lugar chamado King Of Wings? No México? Não parece um grande machado? Como diz em Daniel 4 verso 15, prendendo o tronco: cadeias de ferro e de bronze?

Um grande machado usados pelos gigantes para cortar as gigantes árvores!


            Julgue você mesmo

Temos estudado isso por vários sábados. Compartilharei quando tiver oportunidade.