domingo, 24 de junho de 2018

Numeros 1


“Falou mais o SENHOR a Moisés no deserto de Sinai, na tenda da congregação, no primeiro dia do segundo mês, no segundo ano da sua saída da terra do Egito, dizendo”: Números 1:1
Para começar o verdadeiro nome do livro de NÚMEROS, significa “no deserto” בְּמִדְבַּ֥ר (Bemidbar).
O nome “Números” veio da tradução da Septuaginta do hebraico para o grego quando os títulos ganharam nomes gregos. E a palavra adotada para este livro foi aquela que descreve apenas as listas dos homens de guerra: “arithmoi” ou “números”.
Falar, Palavra e Deserto tem a mesma raiz, significa “dar uma ordem”. Deus colocou a vida de Moisés em ordem no Sinai que significa “espinho”, ou seja por meio de espinhos, o mesmo que fez com a vida do apóstolo Paulo. Aqui o Senhor pegou um povo sem identidade e o levou para o deserto que é a Sua oficina e trabalhou nesse povo.
Podemos entender melhor Mateus 6:6 quando lemos Nm.1:1. Entrar no quarto, não é para se esconder de todos e de tudo como fez Jonas ao se esconder no fundo do barco, isso é fuga. Em Números vemos uma situação cronológica: primeiro dia do segundo mês, no segundo ano”, saindo do menor indo para o maior (crescente = dia, mês e ano), porém na hora da localização geográfica saiu do maior para o menor, percebem? “no deserto de Sinai, na tenda da congregação”. Todos diriam que o deserto é maior que a tenda ou o tabernáculo. Tem alguma lógica nisso? Precisamos buscar revelações, assim como escavar as pepitas em uma mina, as maiores e as mais bonitas não estão do lado de fora ou na entrada da mina, porém dentro dela e nas profundezas. Se o versículo seguiu uma lógica do menor para o maior devemos continuar com esse pensamento até o fim, o que nos revela que o deserto é menor que a tenda. Não é a tenda que cabe dentro do deserto, É O DESERTO QUE CABE NA TENDA. Onde a Glória de Deus está tudo cabe!!! Aleluia.
Agora podemos entender Mateus 6:6 quando “entramos no quarto” que pode ser literalmente o quarto da nossa casa ou o nosso espírito (cf. estudamos na sexta - Zac.12:1), ali está o “teu Pai que te vê em secreto”, ali onde apenas você e o Pai está, tudo ESTÁ e tudo É! Ali no “secreto”, estão teus pecados, mas também a garantia que o sangue limpa cada um deles, teus medos e preocupações, tuas frustrações e medo, mas também a promessa que Ele estaria conosco até o fim, porque Naum 1:3 diz que *“o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade”.* É ali que nos reconciliamos com os outros, que o nosso véu é retirado para vermos somente a Glória de Deus (Salmos 16:2). É a certeza de que Ele faz. É no quarto fechado que tudo se acalma!
Entre em teu quarto! Essa é a ordem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário