Betel ou Bete-Áven?
Abraão adorou a Deus naquele lugar. Jacó, depois de um encontro
com Deus, deu ao local um nome de signficado especial. Samuel julgou Israel no
mesmo lugar. Elias e Eliseu passaram por lá em sua última viagem juntos. Mas,
Jeremias disse que Israel envergonhou-se do mesmo lugar. Betel, uma cidade
localizada 20 km ao norte de Jerusalém, tem uma história cheia de significado.
Faremos bem aprendendo e aplicando em nossas vidas as lições de
Betel.
Abrão Adora em Betel
Abrão deixou Ur dos caldeus e subiu o vale do Rio Eufrates até
Harã, onde seu pai faleceu. De Harã, ele virou para o sul e seguiu em direção à
terra de Canaã. Parou em Siquém, e depois edificou um altar entre Ai e Betel,
onde "invocou o nome do Senhor" (Gênesis 12:8). Abrão continuou a sua
jornada ao sul e estabeleceu residência no Neguebe. Passou algum tempo no Egito
e voltou novamente para o Neguebe, de onde fazia viagens a Betel para invocar o
nome de Deus (Gênesis 13:3-4). Betel, para o patriarca Abrão, foi um lugar de
encontro com Deus. Tornou-se a casa de Deus.
Quando estudamos a vida de Abraão, percebemos que esse herói da fé
construiu altares em diversos lugares, invocando o nome do Senhor por meio de
sacrifícios. Hoje, não precisamos amontoar pedras e queimar holocaustos para
invocar o nome do Senhor, mas este deseja que oremos "em
todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade" (1 Timóteo 2:8). O louvor a Deus deve
fazer parte do nosso dia-a-dia.
Jacó Encontra Deus em Betel
Embora o autor de Gênesis tenha usado o nome Betel quando falou de
Abrão, a cidade adotou esse nome duas gerações mais tarde. Quando a contenda
entre Jacó e Esaú chegou ao ponto de o mais velho querer matar o mais novo,
Jacó fugiu de sua terra e procurou seus parentes em Padã-Arã. No final do
primeiro dia de viagem, ele parou em uma cidade chamada Luz. Durante a noite,
Deus apareceu a Jacó e lhe mostrou uma escada da terra ao céu, pela qual anjos
desciam e subiam. Deus repetiu a Jacó as três partes da grande promessa feita a
Abrão em Gênesis 12: Terra prometida; Povo numeroso; Bênçãos para todas as
famílias da terra por meio de seu descendente. Quando acordou, Jacó disse: "Na
verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia. E temendo, disse: Quão
temível é este lugar! É a casa de Deus, a porta dos céus".
Jacó mudou o nome do lugar, chamando-o de "Betel", que significa
"casa de Deus" (Gênesis 28:1-22).
Jacó habitou 20 anos em Padã-Arã. Casou-se, teve filhos e
tornou-se rico. Quando voltou para sua terra, ficou algum tempo em Siquém.
Quando Deus o chamou para voltar a Betel, Jacó mandou que todos de sua família
se purificassem antes de subir à casa de Deus. Ele fez um altar e o chamou de
"El-Betel", que significa "Deus da Casa de Deus" (Gênesis
35:1-7).
Nós, também, devemos nos purificar antes de nos aproximarmos de
Deus. Ele é luz, e não mantém comunhão com as trevas. Devemos jogar fora "toda
impureza e acúmulo de maldade" (Tiago 1:21) e nos purificarmos "de
toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade
no temor de Deus" (2
Coríntios 7:1).
Betel: A Casa de Deus
A importância de Betel como um lugar de encontros com Deus
continuou por mais de 800 anos, até o início do reino de Israel. Era um dos
lugares onde Samuel julgava o povo (1 Samuel 7:16). Quando Saul foi ungido rei,
encontrou homens que estavam "subindo a Deus a Betel" (1 Samuel 10:3).
Quando pensamos em Betel, da chegada de Abrão em Canaã até a época
dos reis, pensamos na casa de Deus, um lugar especial de encontros entre homens
de fé e seu Criador.
Uma Mudança Triste
Infelizmente, Betel perdeu a honra de ser a casa de Deus.
Jeremias, escrevendo 400 anos depois de Samuel, disse que "a
casa de Israel se envergonhou de Betel" (Jeremias 48:13). Por quê? O profeta
Oséias, um século antes de Jeremias, explica o motivo dessa triste mudança.
Repetidamente, Oséias se refere a Betel com outro nome, "Bete-Áven".
Veja as palavras desse profeta: "...não subais a
Bete-Áven..." (4:15); "Levantai
gritos em Bete-Áven" (5:8).
Em vez de Betel, Oséias usa esse outro nome. Bete-Áven quer dizer "Casa do
Nada" ou "Casa de Vaidade". Como é que a Casa de Deus tornou-se
a Casa do Nada? Oséias explica: "Os moradores de Samaria serão
atemorizados por causa do bezerro de Bete-Áven... e os sacerdotes idólatras
tremerão por causa da sua glória, que já se foi.... Israel se envergonhará por
causa de seu próprio capricho.... E os altos de Áven, pecado de Israel, serão
destruídos..." (10:5-8).
O pecado, a idolatria e, especificamente, o bezerro de ouro foram motivos para
o declínio de Betel. A casa de Deus tornou-se a casa de vaidade. O Senhor não
habitou mais na cidade onde Abrão, Jacó, Samuel e outros o encontravam. Ele foi
expulso de sua própria casa.
O Pecado de Jeroboão
O fato mais marcante na triste história de Betel aconteceu nove
séculos antes de Cristo, logo após a morte do rei Salomão. Devido à
infidelidade de Salomão, Deus tirou uma boa parte do reino que pertencia aos
reis descendentes de Salomão, e a deu nas mãos de Jeroboão. Este começou a
reinar sobre as dez tribos do norte, conhecidas coletivamente como Israel ou
Samaria. Deus prometera estabelecer o reinado de Jeroboão, se o mesmo fosse
fiel: "Se ouvires tudo o que eu te
ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto perante mim,
guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu
serei contigo, e te edificarei uma casa estável, como edifiquei a Davi, e te darei
Israel" (1
Reis 11:38).
Em vez de confiar na promessa de Deus, Jeroboão procurou seus
próprios meios para segurar o poder sobre Israel. Ele ficou preocupado com as
viagens periódicas dos israelitas a Jerusalém, o centro de adoração a Deus no
Antigo Testamento. Imaginou que a influência de seus irmãos do sul provocaria
uma rebelião e faria com que o rejeitassem como rei. Para evitar tal
acontecimento, Jeroboão introduziu uma série de mudanças nas práticas
religiosas do povo (1 Reis 12:25-33): Ele mudou os símbolos religiosos. Em vez de representar a
presença de Deus com a arca da aliança, Jeroboão fez dois bezerros de ouro,
repetindo o pecado cometido por Arão logo após a saída do Egito (Êxodo 32).
Mudou o lugar
sagrado. Deus havia escolhido Jerusalém como o lugar de
adoração para os israelitas. Jeroboão, para evitar que o povo voltasse para o
território de Judá, escolheu Betel e Dã. Mudou o sacerdócio. Deus especificou sacerdotes da tribo
de Levi, mas Jeroboão consagrou sacerdotes de outras tribos. Jeroboão
mudou o calendário religioso. Havia
festas importantes em Jerusalém em diferentes meses do ano, incluindo uma que
começava no dia 15 do sétimo mês. Mas Jeroboão escolheu o décimo quinto dia do
oitavo mês para a sua festa, sem nenhuma autorização divina.
Várias pessoas tentaram corrigir esses graves erros de Jeroboão.
Deus mandou um profeta com provas milagrosas, mas o teimoso rei não se
arrependeu (1 Reis 13:1-10). Mesmo nos últimos anos do reinado de Jeroboão,
Abias, rei de Judá, tentou mais uma vez mostrar o pecado de Jeroboão. Em seu
discurso, Abias mostrou que Jeroboão e o povo de Israel perderam a comunhão com
Deus por terem abandonado os seus princípios (2 Crônicas 13:8-12). Novamente,
Jeroboão confiou em sua astúcia e não se arrependeu. Enquanto Abias falava, o
rei de Israel mandou que os seus soldados preparassem uma emboscada e atacassem
seus irmãos de Judá. Mas, Deus não estava do lado de Jeroboão, e o exército de
Israel foi terrivelmente derrotado. De fato, a Casa de Deus tornou-se a Casa do
Nada! As gerações posteriores seguiram os passos errados de Jeroboão e, 200 anos
depois, Israel caiu diante do exército da Assíria. Por causa dos bezerros de
ouro de Jeroboão, "... o Senhor muito se indignou
contra Israel e o afastou da sua presença" (2 Reis 17:16-18).
Outros "Betel"?
O caso de Betel e de seu pecado é único na história do povo de
Deus? Infelizmente, não. Consideremos outras casas de Deus:
O templo em Jerusalém representou a presença de Deus no meio do
povo a partir do reinado de Salomão. Mas por duas vezes, Deus deixou a sua casa
devido ao pecado do povo. Ezequiel, nos capítulos de 8 a 10, mostra como Deus
foi expulso quando o povo encheu a casa com idolatria, perversidade e
corrupção. Dessa forma, o profeta explicou o motivo da destruição de Jerusalém
pelos babilônios em 586 a.C. Depois do cativeiro babilônico, o povo retornou a
Jerusalém e reconstruiu o templo. Mas, ao longo das gerações, eles se desviaram
do caminho de Deus novamente. Jesus queria resgatar a nação judaica, mas esta
recusou. Ele prometeu que a casa ficaria deserta e profetizou sobre a
destruição de Jerusalém pelos romanos - profecia cumprida em 70 d.C. (Mateus
23:37-38; 24:1-34). A Casa de Deus tornou-se a Casa do Nada.
A igreja de Jesus é a casa de Deus (1 Coríntios 3:16-17; 1
Timóteo 3:15). Mas, da mesma forma que o povo do Velho Testamento desviou-se do
Senhor, hoje, igrejas podem abandonar o caminho e perder a sua comunhão com
Deus (Apocalipse 2:5; 3:3; etc.). A Casa de Deus pode ficar deserta.
O cristão é o templo do Senhor (João 14:23; 1 Coríntios
6:19-20). Para manter a nossa comunhão com Deus, temos de amá-lo e guardar a
sua palavra. Se voltar ao pecado e recusar a se arrepender, perderá a sua
esperança (Hebreus 10:26-31). Deus ainda pode sair de sua casa.
Quem Mora na Sua Casa?
Jesus quer habitar em nós. Para isso, é necessário crucificar o
velho homem egoísta e deixar Cristo viver em nós (Gálatas 2:19-20). Dependemos
totalmente de Jesus? Deixamos Deus dominar completamente a nossa vida? Ou
expulsamos o Senhor de uma casa cheia de pecado, perversidade e egoísmo? Deus
não divide a casa com as trevas (leia Colossenses 3:1-10).
Você pode, honestamente, chamar-se de Betel, ou de Bete-Áven? Quem
mora na sua casa? Você, eternamente, pretende morar na casa de quem?
- por Dennis Allan
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