sexta-feira, 30 de junho de 2017

Os 7 mergulhos de Naamã

Referência 2 Reis 5.1-8

“NAAMÔ, que significa “deleite ou agradável” em hebraico.
Naamã, um homem honrado – v. 1 - comandante do exército do rei da Síria
O próprio Deus que ele não conhecia o abençoava em suas esplêndidas vitórias.
Porém era leproso – v. 1
O rei de Israel, Jorão, ao receber a carta do rei da Síria, rasgou as suas vestes e disse: “Acaso sou Deus com poder de tirar a vida ou dá-la, para que este envie a mim um homem para eu curá-lo de sua lepra?” (v.7).
A perseverança de Naamã o fez crescer
Para crescer é preciso dar o Mergulho da PEQUENEZ:
“Então, desceu e mergulhou no Rio Jordão sete vezes…” v.14a
O princípio para crescer em Deus é reconhecer a nossa pequenez;
João Batista disse aos seus discípulos Convém que Ele (Jesus) cresça e que eu diminua. (João 3.30)

Você precisa reconhecer a sua pequenez, as suas limitações, para então crescer em Deus e ser tido como grande diante do Senhor;
Naamã reconheceu sua incapacidade diante da doença e se dobrou diante do Deus de Israel.
“… assim e assim falou a jovem que é da terra de Israel” v.4
Havia uma menina israelita escrava na casa de Naamã, que sabendo de sua necessidade, contou sobre o profeta Eliseu. A menina ao falar do profeta, profetizou, pois declarou à sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra”. (v.3)
Naamã acreditou nas palavras que a jovem escrava disse à sua esposa e saiu da sua terra, indo procurar um profeta por fé.

Para crescer é preciso dar o Mergulho da OBEDIÊNCIA:
“vai, lava-te sete vezes no Jordão e a tua carne será restaurada e ficarás limpo” v.10
Naamã mergulhou 7 vezes e foi curado. Ele foi curado!
Como general, não recebia muitas ordens a não ser de seu rei. Mas ele entendeu que o profeta detinha autoridade e discernimento, e então obedeceu.
Você está disposto a crescer, então obedeça as ordens de Deus, ao mergulhar demonstrou ser humilde.
“pensava eu que ele sairia a ter comigo… não são porventura… rios de Damasco melhores que todas as águas de Israel?” vv.11-12
Naamã chegou diante da casa do profeta Eliseu com os seus homens de guerra, cavalos, poder e dinheiro, mas toda essa pompa não impressionou o profeta e ao invés de ir pessoalmente ao encontro do general, ele enviou um mensageiro. Nada do que temos tem a capacidade de impressionar a Deus, mas a Bíblia diz que Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado e contrito, não desprezarás, ó Deus”. (Salmos 51.17)
Na Assíria havia rios melhores que o Rio sujo do Jordão, porém com essa ordem, a fé de Naamã foi testada.
Onde há arrogância não há espaço para crescimento.
Naamã teve que se despir da sua farda, condecorações e mergulhar no Rio Jordão. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte”. (1 Pedro 5.6)
Para crescer é preciso dar o Mergulho da PERSEVERANÇA:
“Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes…” v.14
O texto não revela opositores dialogando para que Naamã não obedecesse a direção dada pelo profeta de Deus, mas a sua própria consciência deve tê-lo atormentado a cada mergulho.
Para crescer é preciso dar o Mergulho da CONVERSÃO: “…Eis que tenho conhecido em toda a terra não há Deus, senão em Israel…” v.15
Naamã reconheceu que o Deus de Israel era maior que as divindades da Síria.
Naamã, o general do exército da síria se dobrou diante do Senhor dos Exércitos.
O general da Síria que só tinha como superior o rei Ben-Hadade, homem poderoso, agora estava se dobrando diante do El-Shaday, o Deus Todo-Poderoso.
A cura de Naamã é tão surpreendente que o próprio Senhor Jesus fala dele: “E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro”. (Lucas 4.27)
Para crescer é preciso dar o Mergulho da GRATIDÃO: “… agora, pois te peço aceites um presente do teu servo…Instou com ele para que aceitasse, mas ele recusou” vv. 15-16
Naamã ficou tão agradecido que queria presentear o profeta de Deus. O profeta Eliseu não aceitou, mas ele ficou insistindo.
Para crescermos precisamos ser pessoas agradecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário