7º - MAR VERMELHO – Golfo de Ágaba – Ex.16:1 e Núm.33:10
Ao sul de Canaã ficava Edom que tinha por nome vermelho, daí se deu o significado do nome mar vermelho e no Golfo de Agaba no desfiladeiro de Pi-Hairote, da raiz egípcia baia de juncos ou de cana.
Há algo expressivo no silencio de Deus. Se não tivermos clareza nunca saberíamos que há mais de uma estação entre Elim e o deserto de Sim (Ex.16:10), pois somente aprece apenas uma única vez em Núm.33:10
A palavra nos revela que Deus fala. Deus nos amadurece com experiências vivas com Ele, Seu desejo é que saiamos da superficialidade e entramos na profundidade de Sua intimidade e Palavra.
Em Mara houve provação e Elim, vida elevada com Cristo de ascensão, mas a lição que aprendemos aqui é de silêncio total. Em Jó vemos o Senhor agindo estrategicamente no silêncio, quando Jesus estava sendo julgado tudo se calou em seu redor, Elias não tinha respostas e Paulo até se desesperou da própria vida.
O Senhor quer nos ensinar algo no silêncio, também nessa jornada. Em nossa vida já tivemos experiências de que Deus se cala, mas não significa que Ele não está trabalhando, pois ainda hoje o Senhor está agindo sob cada situação.
Devemos amar ao Senhor por causa de seus atributos, mais do que suas obras. Podemos orar às vezes com sentimento de que Deus não nos ouve, mas o Senhor está sempre presente, mesmo quando julgamos não reconhecer Seus propósitos. Conforme diz a música: Quando Deus se Cala
Há momentos que Deus se cala e não ouço a Sua voz, a minha alma grita forte e o mal me distrai, a momento que Deus se cala tenho aprendido assim. Às vezes ando nesse vale sem saber para onde ir.
Sem saber para onde ir para frente devo andar, no silêncio aprendi, que ele está a me moldar, faz de mim um vaso novo, pois quebrado eu já fui, quando está me recompondo, ouço a voz de Jesus. No silencio do sepulcro foi no inferno pra salvar, mas no mundo não sabia que ele estava a trabalhar. QUANDO DEUS SE CALA – tenha fé meu irmão ele tarda, mas não falha, ELE vem com a solução quando Deus se cala tenha fé óh meu irmão, ele tarda, mas não falha, ele vem com a solução. (6)
Que possamos aprender a ouvir a voz do Senhor também no silêncio!
8º - DESERTO DE SIM – Ex.16:1 e Núm.33:11
Reclamam da fome (Ex.16:3), bem como mais tarde reclamariam também de sede (Ex.17:3).
Esse é o lugar onde o Senhor milagrosamente envia o maná do céu, v.14-18, 26-27, 31, Sl.78:25
O maná é um tipo de Cristo como o alimento celestial que possibilita ao povo de Deus andar em Seu caminho (Jo 6:31-35, 48-51). Segundo a economia de Deus, Cristo deve ser a única dieta, o único alimento, força, satisfação e sustento do povo escolhido de Deus, e eles devem viver somente por Ele (Nm 11:6; Jo 6:57-58). A fim de ser alimento para nós, Cristo foi encarnado, crucificado e ressuscitado para tornar-Se o Espírito que dá vida todo-inclusivo a fim habitar em nosso espírito (Jo 6:63).
Em ressurreição, Ele Se tornou o Espírito que dá vida (1Co 15:45). (1)
Ao reclamar não perceberam que rejeitavam à Cristo! Em Núm.21:5, a palavra “fastio” no heb. significa nojo e repugnância e “vil” significava desprezível e sem valor.
Queriam da comida do Egito, não haviam percebido ainda que o Egito nunca havia trazido a presença de Deus, mas a presença de Deus trazia a visão do que representava o Egito. Em apoc.11:8 nos fala de três cidades: o Egito, representando o mundo, de Sodoma representando a carnalidade e Jerusalém representando a religiosidade. Precisavam romper com todas as coisas da carne, não podemos ser apáticos, passivos ou incrédulos. Ex.16:4-8, Rm.1:21, Num.14:3, Atos 7:38-39.
Apenas Cristo deve ser o centro de toda a nossa vida! Com a saída dos israelitas do Egito vimos que a intenção e propósito de Deus era trabalhar a Si mesmo em Cristo para dentro do seu povo escolhido, redimido e saturar todo o ser deles para formarem uma nação expressando o Deus vivo e único. Vemos desde o início o desejo do Deus-Triúno em habitar no meio do seu povo revelando a visão do tabernáculo que tipifica a igreja (Ef 4:4-6,16).
De acordo com Ex.25 havia 4 coisas importantes no tabernáculo: a arca(v.10), propiciatório(v.17), a mesa(v.23) e o candelabro(v.31) o que nos direciona para Atos 2:42, os apóstolos não tinham outra meta a não ser Cristo (Atos 5:42).
Todos os limites para nós foram estabelecidos pela mão do Senhor. Melhor é estar com o Senhor no deserto do que prisioneiros de faraó. Eles nunca haviam murmurado do Egito porque eram escravos das panelas do Egito e, portanto nunca provaram do pão celestial (Jo.6:41).
A nossa visão em relação ao Senhor é porque O temos como nosso caminho ou apenas o vemos como o Senhor que nos abençoa e executa obras ao nosso favor (Hb. 3:7-12)? O significado do nome maná conforme Ex.16:15 era “o que é isto”, seu aspecto natural era semelhante a escamas (v.14), como semente de coentro (v.31) e semelhante ao abdélio(Núm.11:7).
Em Núm.11:9 fala que o maná descia com o orvalho, diariamente ao amanhecer (Ex.16:21), isto mostra que não podemos armazenar o suprimento de Cristo. A experiência de Cristo como nosso suprimento de vida deve ser diária, manhã após manhã (Mt 6:34). Hb.3:12 a palavra “cuidado” significa discernimento e vigilância e “afastes” significa indiferente quanto à verdade, nossa incredulidade insulta ao Senhor e o ofende (v.19), por isso precisamos viver na prática exortando-nos todos os dias (v.12) enquanto comemos da Palavra.
O Senhor diz que colocaria o povo à prova de Sua lei, mas ela ainda não havia sido dada (Ex.16:4), mas falava era de confiança e do descanso sabático, “amanhã é repouso” (v.23), que significa: descanso; do verbo cessar. Desde Gn. 2:2 “havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra...descansou nesse dia”. Heb.3:11 a palavra “descanso” significa Sabbath que é descanso. Mesmo com a ordem de que não deveriam colher o maná no sétimo dia, desobedeceram no dia seguinte (Ex.16:27-28), desprezando a guarda do sábado que havia sido dado como dádiva e não como lei. Como o homem não aprendeu a confiar e descansar no Senhor, novamente o Senhor se levanta para trabalhar nos seus filhos caídos (Jo.5:9 e 17). O sábado tornou-se guarda religiosa sem o envolvimento espiritual. Na economia de Deus o sábado é a própria pessoa do Senhor. Graças ao Senhor só Jesus compraz o Pai (Mt.3:17) que significa agradar. A palavra “comprazo” aparece 21 vezes no novo testamento por meio de Cristo Deus encontrou prazer e essa vida edifica a igreja e assim compreendemos o sentido do sábado físico e espiritual. Portanto resta um descanso para o povo de Deus - Dt.12:9, 11; Ef.1:18-20 e 2:22.
Logo após o batismo de Jesus, uma voz disse “esse é o meu filho a quem me comprazo” (Mt.3:33) e logo foi levado ao deserto para ser tentado.
Você está passando por algum deserto? Já sabe a resposta pelo que está passando? O Senhor leva alguém para o deserto para tratar de pecados, para manifestar a Sua glória ou simplesmente para que mais de Sua intimidade seja acrescentada através do provar a fé. Certa vez W. Nee teve uma visão de estar descendo uma correnteza com um barco e no caminho uma grande pedra, no desespero clamou ao Senhor para que a pedra fosse eliminada e a voz respondeu: Você quer que a pedra seja eliminada de seu caminho ou que aumente as águas para que passe ileso sobre ela? Imediatamente percebeu que essa era a resposta para as dificuldades que estava passando.
O Senhor Jesus também após o batismo foi levado ao deserto pelo Espírito Santo e ali foi provado (Mt. 4:1).
O povo de Israel deveria esperar o livramento do Senhor diante de cada empecilho, porém argumentavam e reclamavam continuamente. Não murmuravam da vida difícil no Egito, dos grilhões, das chicotadas, da fome ou sede, mas murmuravam continuamente de Deus os ter tirado do Egito para matá-los de fome e sede ou entregá-los aos seus inimigos. Que cegueira espiritual, eles não conheciam ao Senhor, ouviram falar do Deus de Abraão, Isaac e Jacó, mas não tinham experiências próprias com o Senhor, e por esse motivo estavam sendo ensinados na confiança, dependência e no suprimento espiritual.
BIBLIOGRAFIA
1 - LEE, W. Rodapé da Versão Restauração do Livro de Êxodo. Publicação do LSM.
2 – Secções "Corre e Fala a este Jovem" edição 215 do Jornal Árvore da Vida
3 - http://exaltandoosenhor.podomatic.com/
4 - http://amadurecendoemcristo.podomatic.com/
5 - http://compartilhandoapalavradedeus.blogspot.com/
6 - http://www.youtube.com/watch?v=IxKTejYMnNM
7 - http://www.igrejaemsumare.com.br/?tag=revisao-do-estudo-de-exodo
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário