5º Jornada é MARA
“Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco (isso é Mara), ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!”. 1 Pe.5:10-11
Mara significava amargura - Núm.33:8 e Êx 15:22-26.
Ex.15:22 Moisés fez partir a Israel do mar Vermelho, e saíram para o deserto de Sur; caminharam três dias no deserto e não acharam água. Foi em ressurreição que o povo saiu do Egito, pois três dias, significam ressurreição (Mt 16:21; At 10:40; 1Co 15:4). O Senhor trouxe o povo para fora do mundo, por meio da morte de Cristo através do batismo do mar vermelho separando-os por completo (Rm 6:3-5). (1)
O Senhor estava atraindo seu povo para o deserto para se revelar a cada um deles (Os.2:14, 13:5).
Há momentos em nossa vida de amargura como ocorreu com Noemi (Rt.1:14-20), ela foi exemplo de quem conhecia ao Senhor e sabia que a situação procedia dEle.
O Senhor sempre tem o melhor para nós, pois a próxima estação seria Elim, um oásis em pleno deserto. É preciso compreender o propósito de cada estação, de cada lugar que o Senhor nos coloca ou nos leva para nos aprofundar mais em sua vida. Jó também foi moldado pelo Senhor pelo sofrimento que passou e o arrependimento o levou ao fim de si mesmo. O propósito do Senhor é nos tornar maduros em Cristo, dia após dia, aptos para reinar.
Tiago 5:10 “Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do SENHOR”.
Não há satisfação no sofrimento, que pode ser conseqüência do ego ou do pecado, mas muitas vezes o Senhor nos leva a desenvolver nosso caráter através das dificuldades de nosso viver (1 Pe.4:12-14).
Assim como quando chegaram a Mara, a água não era potável, sua substância era salina com grande quantidade de cloreto de magnésio impossibilitando suprir uma necessidade básica.
Esmirna tem como raiz “mirra ou morra” que é Mara. A mirra é uma especiaria cuja fragrância é doce, a qual, em figura, denota sofrimento. Esmirna nos fala da Igreja perseguida, sofredora; uma doçura da fragrância da vida de Cristo. Quando o madeiro fosse jogado na água revelaria Cristo sendo acrescentado em suas vidas para salvação. A morte do Senhor sobre o madeiro tornou-se a nossa salvação, tornando nossa vida de amargura em doce.
“E o SENHOR lhe mostrou uma árvore (um lenho); lançou-a Moisés nas águas, e as águas se tornaram doces. Deu-lhes ali estatutos e uma ordenação, e ali os provou”. Ex.15:25.
“A árvore que curou as águas amargas significa a cruz de Cristo, que é uma cruz curadora (1Pe 2:24). Da mesma forma que Moisés teve a visão de uma árvore e lançou a árvore nas águas amargas, precisamos ter uma visão do Cristo crucificado e aplicar a cruz de Cristo a nossas situações amargas. A experiência da morte de Cristo no âmbito da ressurreição (Fp 3:10) levará nossas situações amargas a se tornarem doces. Deus usa nossa experiência da cruz, em circunstâncias amargas, para nos provar e nos expor. O fato do cap.15:26 registrar que Jeová Rafá é o teu Curador indica que os filhos de Israel estavam doentes (Mt 9:12). Isto significa que não somente as águas de nossas circunstâncias são, algumas vezes, amargas, mas que nós mesmos também estamos amargos (isto é, doentes) e com necessidade de cura (v. 24). Quando experienciamos a cruz de Cristo e vivemos uma vida crucificada, a vida de ressurreição de Cristo torna-se nosso poder curador”. (1)
A 6º caminhada os conduziria à ELIM, que era um verdadeiro oásis de repouso e desfrute no meio do deserto árido e seco. Significava poderoso e forte, apesar de haver ali 12 fontes e 70 palmeiras - Núm.33:9 e Ex.15:27, Elim não era Canaã. O Senhor deseja “que todos cheguemos ao pleno conhecimento de Cristo, à medida da estatura da plenitude de Cristo”. Por ser misericordioso, recua sua mão de sobre nós por um período de tempo às vezes nos sentimos felizes e até realizados espiritualmente por alguma experiência, e o Senhor permite, mesmo não sendo a realidade de Cristo. (2)
A experiência de Israel em Elim é uma figura da experiência de vida de ressurreição, que resulta da experiência da cruz em Mara e em Elim desfrutamos do fluir (12 fontes) e do crescimento, Deus como vida
crescendo em Seu povo para levar a cabo Sua administração (70 palmeiras), Sl 92:12.
Efésios 2:6 nos ensina que devemos permanecer vivendo em ascensão, nas regiões celestiais, apesar de toda a limitação que temos, tribulação, sofrimentos, o Senhor nos chama a viver uma vida elevada nEle. Revela-nos a plenitude de Cristo. Em tipologia sete fala de completação e perfeição no mover dispensacional de Deus do descanso e cessar de Deus e o número dez significa plenitude. Conseqüentemente, o número setenta significa completação e perfeição temporariamente para o mover dispensacional de Deus em plenitude.
O Número 12 fala de complementação, a mesclar da divindade com a humanidade para a realização completa e perfeita da administração de Deus Eternamente: 3x4, o Deus triúno acrescentado em sua criatura para Sua plena satisfação; os 12 apóstolos sendo acrescentados no ministério de Cristo, 12 portas na nova Jerusalém, 12 estrelas na coroa da mulher de Apoc.12, os 12 frutos da árvore, no cap.12 de Gênesis Abraão é chamado para ser o pai de uma raça eleita, também no cap.12 de Êxodo ocorre a saída do povo de Israel do Egito, etc. (1,7)
Quando usados juntos, os números doze e setenta significam que o povo de Deus é para levar a cabo Seu
ministério (Ex.24:1, 4; Lc 9:1; 10:1, 2 Cor.3:8) por meio da vida fluente retratada pelas doze fontes, e da vida crescente
retratada pelas setenta palmeiras o Senhor tem “entalhado” a Si mesmo para dentro de seus filhos. (6)
BIBLIOGRAFIA
1 - LEE, W. Versão Restauração do Livro de Êxodo. Publicação do LSM.
2 - LEE, W. A Experiência de Vida. 1 ed.São Paulo: Editora Árvore da Vida, 1999, p.307
3 - http://exaltandoosenhor.podomatic.com/
4 - http://amadurecendoemcristo.podomatic.com
5 - http://compartilhandoapalavradedeus.blogspot.com/
6 - LEE, W. Estudo-vida de Ezequiel. Anaheim, CA, publicação do LSM.
7 - http://www.cpr.org.br/numerologia-biblica.htm
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário