Centro determina a circunferência - W. Nee
“Sempre que um líder em especial, ou uma doutrina específica, ou alguma experiência, ou um credo, ou uma organização torna-se um centro que atrai cristãos de diferentes lugares, então, visto que o centro de tal federação de igrejas não é Cristo, acontece que sua esfera, ou circunferência, será algo mais do que local. E sempre que a esfera divinamente designada da localidade é substituída por uma esfera de invenção humana, a aprovação divina não pode ali repousar. Os cristãos em tal esfera podem de fato amar ao Senhor, mas eles têm outro centro que não é Ele, e é mais que natural que o segundo
centro se torne o centro controlador. É contrário à natureza humana ressaltar o que temos em comum com outros; sempre enfatizamos o que é nosso em particular. Cristo é o centro comum de todas as igrejas, mas qualquer grupo de cristãos que tenha um líder, uma doutrina, uma experiência, um credo ou uma organização como seu centro de comunhão, descobrirá que esse centro se torna o
centro, e é esse o centro pelo qual eles determinam quem pertence a eles e quem não pertence. O centro sempre determina a circunferência, a esfera, e o segundo centro cria uma esfera que divide os que se ligam a ele dos que não se ligam.
Tudo o que se torna um centro unificador dos cristãos de vários lugares criará uma esfera que inclui todos os cristãos que se ligam a esse centro e exclui todos os que a ele não se ligam. (...)” (Nee, Watchman. A Vida Cristã Normal da Igreja. SP:Ed Árvore da Vida.2003. p.102).
Referência Bibliografia:
1- Watchman Nee. A Vida Cristã Normal da Igreja. SP:Ed Árvore da Vida. 2003. p.102
2- Witness Lee. Biografia de Watchman Nee. SP:Ed Árvore da Vida. 2003. p. 349-354.
Publicado com autorização do autor
sábado, 2 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Não vejo problema em um ministério ultrapassar a esfera da localidade, se for para reforçá-la, pois a própria localidade deve servir para reforçar a família, que por sua vez existe para reforçar o papel do homem diante do Universo. O irmão Dong e próprio Watchman Nee em sua época tem centralizado ministérios que ultrapassam as fronteiras das localidades e nem por isso a sua trajetória pode ser considerada uma invenção humana.
ResponderExcluirLeandro Lopes - Porto Alegre