AS PEDRAS CLAMAM – Lc.19:40, I Tess.5:20-21 e II Tm.3:16-17 (melhor tradução Bíblia versão restauração).
A Bíblia é rica em detalhes, veremos algumas profecias bíblicas e o seu comprimento também na história do mundo.
TIRO - Em Ezeq.26:19-21, 4-7 e 12-14
Profecia contra Tiro, cidade da costa leste do mediterrâneo que jamais seria habitada, diferente daquela proferida contra Sidom, conforme Ezeq.28:21-23 onde 40 mil habitantes foram mortos, mas a localização da cidade permanece até hoje.
Nabudonosor sitia a cidade durante 13 anos até que os muros caem. Muitos são mortos, milhares fogem para uma ilha 1 km de distância, cumprindo uma parte da profecia. Mais tarde 250 anos após a morte de Ezequiel ainda havia paredes dos muros da cidade em pé, a cidade ainda não havia sido raspada do seu lugar conforme a profecia (26:14).
Então aparece ao norte Alexandre Magno perseguindo o império Persa como estrategista de guerra Alexandre fecha todas as possíveis rotas de fuga ao leste do mediterrâneo, invadindo cada cidade que poderia abrigar ou se unirem com os Persas até chegar a Tiro, deu ordem de rendição, mas eles se negaram. Com seu engenheiro Diades construíram uma ponte desde as ruínas até a ilha e os materiais usados foram madeira, pedras, escombros, troncos de árvores que jogadas ao mar formaram a ponte, o próprio Alexandre carregou pedras, até o chão foi raspado; sem conhecimento deu comprimento a outra parte da profecia proferida por Ezequiel. Agora faltava a última parte do verso 14 onde falava da “rocha descalvada”, hoje o local é visitado por turistas que percorrem o local onde dezenas de redes são estendidas nas rochas para secarem. Completando a profecia!
Outra profecia foi proferida por Noé aos seus filhos, que influenciou sobre as raças na história para a salvação das nações conforme relato em Gên.9:25-27 +/- 2.350 a.C.
A Bíblia não diz porque Noé abençoou mais a Sem do que a Jafé, já que ambos foram juntos encobrir a sua nudez, mas podemos deduzir que Sem deve ter visto primeiro e foi buscar ajuda do irmão não expondo o pai como fez Cam.
a) Canaã – cananeus – Juízes 1:28 e Josué 9:27
b) Sem – semitas – Deus é o Senhor da aliança e o Redentor
c) Jafé – jafetitas – Só conheciam Deus como o criador (Elohim)
JAFÉ (Jafetistas)
O filho mais velho de Noé, o significado do nome Jafé em heb. “ele torna amplo”. Seus descendentes são os Persas (Medos), os Gregos (romanos, italianos, franceses espanhóis, eslavos) e depois indianos e nações germânicas por toda a terra.
Após mais de 2350 anos, vemos em Atos 10:9-17 o romano Cornélio, um jafetista ser o primeiro gentio a entrar nas tendas de Sem. Em Atos 16:9-10, Paulo entra na Europa jafetista levando o evangelho.
CANAÃ(Cam)
Raça de cor escura, a transição para os negros foi a raça nubian-fula. Seus descendentes eram os egípcios no hebraico mizraim (Gên.10:6, Sal.78:51, 105:23,27).
No antigo Oriente seus descendentes eram os povos civilizados predominantes durante dezenas de séculos. Gên.10:8-9 fala de Ninrode fundador de um império mundial, quando a raça servil, alcançou a supremacia....mais tarde seus descendentes tornaram-se “servo dos servos”, mesmo com a abolição da escravatura da Lei Áurea aqui no Brasil em 1888 e nos E.U.A em 861-1865 na África central em muitos países mulçumanos ainda prevalece a escravidão.
SEM(Semitas)
Sem é descrito como pai de todos os filhos de Héber, seu bisneto (v.21): os israelitas, descendentes de Héber, por isso chamados hebreus na antigüidade (Gênesis 14:13, Filipenses 3:5), eram todos também filhos de Sem, ou semitas. Dos descendentes de Sem não constam outras nações além dessas, possivelmente porque perderam sua identidade ao se misturarem com as outras.
Torna-se vaso e canal da graça de Deus e a promessa da salvação aos seus descendentes. Em Cristo esta salvação se torna completa. Como filho de Davi, descendente de Sem por meio de Abraão – Lucas 3:23,30,32,34 e 36.
BABILÔNIA
Suas muralhas tinha, +/- 23km de comprimento, 61 mt. De altura, sua base tinha 57mt de espessura. A cidade tinha mais de 500 quilômetros quadrados de muros, bela arquitetura, jardins suspensos, palácios, templos, torres com 92 mt. de altura sem os murros, abastecia-se a si mesma, alfabeto próprio, inventou instrumentos de medir o tempo, avançou na ciência.
O relato de sua profecia se encontra em Isaías 13:19 e Jeremias 51:58,61. Hoje não há vestígio dos muros da muralha de Babilônia, profecia foi se cumprindo aos poucos. Jer.50:13,39, tudo é deserto estéril.
São duas as profecias:
1º em Jeremias 51:42 onde diz que seria inundada
2º Jeremias 51:43 onde diz o oposto, que tudo seria deserto estéril.
Sabe-se hoje que dois meses por ano as ruínas da babilônia são inundadas pela enchente anual do Eufrates se transformando em pântano, em outros tempos é terra seca e rachada e por causa disso nunca mais foi habitada por 2500 anos depois.
Alexandre Magno decidiu que 600 homens construiriam ali o centro do seu império. Logo após essa ordem caiu morto e tudo foi abandonado. Deus disse que ela não seria edificada.
A HISTÓRIA DE JERICÓ
Arqueólogos comprovaram que os muros caíram de dentro para fora num ataque eles cairiam de fora para dentro. Podemos ver que a mão sobrenatural de Deus agiu de dentro para fora.
Finalizo com Isaías 46:9-10 “Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade”. E Jeremias 1:12 “E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la”.
Referências Bibliograficas
1 – KENNEDY, D. James – Por Que Creio, 5º ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1990, p.11-25
2- JONES, R.D. Fatos Bíblicos. Disponível em:
http://www.bible-facts.info/comentarios/vt/genesis/JafeCameSem.html. Acesso em: 27 Set. 2010, 22hs
3-SAUER, E. A Benção de Noé. Disponível em: http://seguidoresdocordeiro.blogspot.com . Acesso em 20 Agos.2010, 26:12hs
sábado, 2 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário