quarta-feira, 21 de outubro de 2020

AS DUAS CASAS DE ISRAEL - PARTE 3

 *Por obra de Deus, o reino de Israel é dividido por volta de 921 A.C (1 Reis 12:16-24)*.

1- CASA DE JUDÁ – ficou com ROBOÃO, filho de Salomão – 2 TRIBOS (Judá e Benjamin) e foram chamados de judeus.

2- CASA DE ISRAEL – ficou com o servo de Salomão, um efrainita da tribo de EFRAIM, filho menor de José – 10 TRIBOS e foram chamados de gentios. Foram espalhados por todas as nações (Ez.36:18-19).

*Roboão, Judeu*, filho de Salomão, fica como Rei da *Casa De Judá*, que ficou com 2 tribos, Judá e Benjamim. Sua capital é Jerusalém e ficam conhecidos como *judeus*.

*Jeroboão, Efraimita*, é constituído Rei da *Casa de Israel*, casa de Efraim, ou casa de José. Esses 3 nomes são usados para se referir ao reino do norte, que ficou com as outras 10 Tribos. Sua Capital é Samaria e a partir da divisão ficam conhecidos também como *samaritanos*. Rapidamente caem em idolatria deixando de lado o Deus de Israel (I Reis 12:25-31)

Todas as festas e os sacrifícios eram feitos em Jerusalém, que ficou como capital do Reino do Sul, ou seja da Casa de Judá ( II  Crônicas 11:14-16).

Alguns dos Israelitas do norte, da casa de Israel, que não concordavam com aquela idolatria, desceram para Judá, para oferecerem sacrifícios ao verdadeiro Deus de Israel.

Como consequência da idolatria, a casa de Israel (10 tribos do norte) também chamada de Efraim, foi tomada em 721 A.C pelos Assírios, cerca de 200 anos depois da divisão dos reinos.

Os *Assírios conquistaram o reino do norte* (casa de Israel), e até por já estarem acostumados com deuses pagãos, o reino do norte das 10 tribos se misturaram entre os Assírios, e perdeu toda sua identidade israelita. Adotaram costumes e deuses pagãos.

De acordo com a história, os Assírios mais tarde, foram conquistados pela Babilônia, Medo-Persa, Grécia, Roma, etc e se espalharam por toda a Europa e Ásia. E levaram o sangue da Casa de Israel consigo. Como foi prometido para Abraão, sua semente seria espalhada ao ocidente, oriente, norte e sul e isso ocorreu mais tarde com a colonização a partir da Europa.

O apóstolo Thiago, escreve para as 12 tribos na dispersão (Tg.1:1), as OVELHAS PERDIDAS da casa de Israel.

•EM 586 A.C A *CASA DE JUDÁ* É LEVADA *CATIVA PELA BABILÔNIA* POR 70 ANOS.

•APÓS 70 ANOS *JUDÁ VOLTOU E RETOMOU SUA IDENTIDADE ISRAELITA*, SEUS COSTUMES, SUA LEI, QUE ELA NUNCA DEIXOU DE LADO. (APESAR DE QUE APÓS O CATIVEIRO BABILÔNICO SE INFILTRARAM MUITAS TRADIÇÕES PAGÃS NA CASA DE JUDÁ, ATÉ O DIA DE HOJE.)

•MAS A *CASA DE ISRAEL* (EFRAIM), *NUNCA VOLTOU*, FOI LEVADA CATIVA PELA ASSIRIA E SE ESPALHOU ENTRE AS NAÇÕES (Ez.36:18-19), *SE MISTURARAM ENTRE OS GENTIOS*, PERDERAM SUA IDENTIDADE ISRAELITA. EXATAMENTE COMO A PROFECIA EM GENESIS 48 DISSE, ELES *SE TORNARAM A PLENITUDE DOS GENTIOS*(Rm.11). E EM OSÉIAS 1:8- TEMOS A PROFECIA SOBRE *LO-RUAMA* E *LO-AMI*, QUE SERIAM COMO A AREIA DO MAR (Os.1:6-11). O APÓSTOLO PAULO CITA O PROFETA OSÉIAS EM ROMANOS 9.

*Existe uma promessa de RESTAURAÇÃO*, dos *DOIS*, em um só povo - Hb.8:8

Ezequiel 37:16-19, diz *“Tu, pois, ó filho do homem, toma um pedaço de madeira, e escreve nele: Por Judá e pelos filhos de Israel, ....... Por José, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel...E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem uma só vara na tua mão. Eis que eu tomarei a vara de José que esteve na mão de Efraim, e a das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão”.*

Na CRUZ o Senhor une judeus e gentios embaixo de uma ÚNICA promessa. O apóstolo Paulo chama isso de “o mistério de Cristo” - Ef. 2:14-16 e 3:3-6.

Todos da FÉ herdaram as promessas de Abraão, Isaac e Jacó – Gl.3:7, 9, 28-29, Rm.9:24-29 e 11:13-26.

E por fim haverá o cumprimento da profecia de Gn.13:16 “E farei a tua descendência como o *pó da terra*” e Gn.15:5 “Olha agora para os céus, e *conta as estrelas*, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência”.

*Pó da terra*, está relacionado a natureza terrena “E formou o Senhor Deus, o homem do *PÓ DA TERRA*” (Gn.2:7, 1:27-28, 22:15-18).

E *estrelas* relacionada a natureza celestial “...e os que a muitos ensinam a justiça, como as ESTRELAS sempre e eternamente” (Dn.12:1-3, Gn.22:15-18).

 

# E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus. Gálatas 6:16 #

Podemos citar ainda para o estudo:

1- Amós 9:11-12 – Atos 15:15-17, cumpre-se em Cristo.

2- Jer.31:31

3- Isaias 8:14, 9:19-21 e 11:12-13

4- Ezeq.37:9-11, 19, 22, 26

“*E fortalecerei a casa de Judá, e salvarei a casa de José*, e *fá-los- ei voltar*, porque *me compadeci deles*; e serão como se eu não os tivera rejeitado, porque eu sou o Senhor seu Deus, e os ouvirei..... e *os ajuntarei*, porque eu os tenho remido; e multiplicar-se-ão como antes se tinham multiplicado. Ainda que os espalhei por entre os povos, eles se lembrarão de mim em lugares remotos; e viverão com seus filhos, *e voltarão*.  Zacarias 10:6-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário