quarta-feira, 21 de outubro de 2020

AS DUAS CASAS DE ISRAEL - PARTE 2

 Deus fez uma *aliança perpétua* com *Abraão* (Gn.13:14-16, 15:5-6, 17:2-7), *Isaque* (Gn.26:3-4) e *Jacó* (Israel). Onde frutificaria e multiplicaria a descendência como *uma nação, uma multidão de nações* e onde *reis procederiam dos seus lombos* = Gn.17:16, 35:10-12

Em certo momento o Senhor, também disse: *em ti serão benditas todas as famílias da terra ou todas as nações da terra* = Gn. 12:1-3, 22:16-18, 28:3-4, 14 e 35:9-12.

Em Gênesis 49 Jacó (Israel) abençoa todos seus filhos, mas em Genesis 48 ele abençoa primeiro a José, e essa benção passa para Efraim.

Quando Jacó *abençoa os filhos de José* (Manassés e Efraim) diz que neles *seriam chamado pelo seu nome*, e o nome de seu pai Abraão e Isaque, e que  *multiplicariam como peixes, em multidão, no meio da terra* (Gn.48:16-19).

O verso 19 desse mesmo capítulo aprendemos que a expressão *“Multidão de nações”* no original em hebraico é *“Melo Há Goym”*. Melo, significa “multidão ou plenitude” e Goym, significa “nações ou gentios”.

Sendo assim poderíamos ler o verso 19, assim: “Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua descendência será *A PLENITUDE DOS GENTIOS*”.



Mas também acrescenta algo mais dizendo para Jacó seria *“Frutífero”*, que em Hebraico é *PARAH*, raiz da Palavra *Epharaim*, ou seja, Efraim também seria frutífero.

De Jacó (Israel) sairiam uma multidão de nações. Essa *“nação”* é o povo de Israel, e essa *“multidão de nações”* é Efraim espalhado pelos 4 cantos da terra*.

*As 12 tribos de Israel foi dividida*. Efraim ficou com a benção da multiplicação e Judá com a benção de Reinar sobre Israel (Gn.49:8-10).

Por Efraim ser abençoado primeiro, é chamado de Primogênito: *porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito*.” Jr.31:9

Vamos ler de novo o que diz Israel quando está abençoando José e seus filhos: *e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra*. Gn.48:16

*A benção da multiplicação do povo, cai sobre Efraim, que deveriam se multiplicar como Peixes*.

A palavra traduzida como multipliquem-se no original em hebraico é a palavra *DAGAH*, que só aparece nesse versículo. Na maioria das outras vezes que se referem a multiplicar no antigo testamento é usado a palavra RABAH.

A palavra DAGAH é um denominativo da palavra DAG, que é Peixe, por isso só pode ser usada para multiplicação de Peixes.

“E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: *Não temas; de agora em diante serás pescador de homens*”. Lc.5:10 e Mt.4:18-19

Eles seriam pescadores da multidão que iria se multiplicar como Peixes em multidão na terra.

*Onde está Efraim, hoje?*

Espalhado entre as nações depois da divisão do Reino de Israel e as 10 tribos do norte, que tem Efraim como cabeça, leva o nome de Israel (Gn.48:16).

*Por causa do pecado de Salomão, o reino UNIFICADO, foi dividido em duas partes:*

Saul, Davi e Salomão reinaram sobre Israel com suas 12 tribos. Mas após Salomão o Reino se divide: Eram, pois, os de *Judá e Israel muitos, como a areia que está junto ao mar em multidão*, comendo, e bebendo, e alegrando-se. E dominava Salomão sobre todos os reinos desde o rio até à terra dos filisteus, e até ao termo do Egito; os quais traziam presentes, e serviram a Salomão todos os dias da sua vida”.1 Reis 4:20-21

Salomão deveria ter observado as orientações de seu pai Davi (1 Reis 2:1-4), porém *ele não obedece* de acordo com 1 Reis 11:1-6: “.....Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai”.

O Senhor disse que o reino seria dividido, e que parte do reino seria dado a um servo de Salomão (vs10-13), *Jeroboão, um Efraimita, da tribo de Efraim*, seria rei sobre as 10 tribos do norte e deixaria uma tribo para o filho de Salomão (Judá e Benjamim).

 *A benção de Israel foi dividida entre Efraim e Judá*, um Efraimita é escolhido para reinar sobre o Reino do norte (1 Reis 11:28-32), Salomão tenta matar Jeroboão para profecia não se cumprir (v.40)

 Após a morte de Salomão, seu filho Roboão se torna rei de todo o Israel ainda unificado em 12 tribos (1 Reis 12:1-5). Porém o que lemos nos versos 13 até ao 15 revela um plano estabelecido por Deus: “....*O rei, pois, não deu ouvidos ao povo; porque esta revolta vinha do Senhor, para confirmar a palavra que o Senhor tinha falado pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate*.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário