sábado, 26 de setembro de 2015

Princípios Bíblicos sobre a Ira

“Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos”. Eclesiastes 7:9
“Pois assim como bater o leite produz manteiga, e assim como torcer o nariz produz sangue, também suscitar a raiva produz contenda".  Provérbios 30:33
Provérbios - 27:3 “A pedra é pesada e a areia é um fardo, mas a irritação causada pelo insensato é mais pesada do que as duas juntas”.
O conceito da palavra IRA significa conforme o dicionário: intenso sentimento de ódio, de rancor, dirigido a uma ou mais pessoas em razão de alguma ofensa, insulto etc., ou rancor generalizado em função de alguma situação injuriante; fúria, cólera, indignação.
Hoje vivemos um tempo de tensão e ansiedade e podemos reagir de várias maneiras até mesmo se irritar e dizer ou fazer algo que possamos nos arrepender. Tiago nos adverte quando disse: “Todos nós tropeçamos muitas vezes.” (Tiago 3:2).
Hoje na igreja encontramos muitas pessoas em si cheias de ira pelas coisas não serem do seu agrado ou porque não fizeram a sua vontade. Por não reconhecerem que a cruz é o caminho para o tratamento de suas almas quando são repreendidas, se afastam buscando um “outro lugar”.  
O que fazer diante dessa situação: “Se possível, no que depender de vós, sede pacíficos para com todos os homens.” Romanos 12:18. 

1- Descubra aquilo que te leva a ficar irritado
Efésios 4:31-32   “Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós. Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”
Colossenses 3:8-10   “Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes, da vossa boca”.
2- Reconheça como algo negativo e do inimigo
Lucas 15: 27-30   “E ele lhe disse:  veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou e não queria entrar, E, saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento; e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos. Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou a tua fazenda com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado”.
Aqui embora exista alegria do pai em ver seu filho retornar, observamos a irritação do irmão mais velho, isso o deixou muito desconsertado.
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida." (Provérbios 4:23).
3- Quais são as causas da tua justificativa quando fica furioso?
Os fatores podem ser as influencias dos amigos ou da família, do ambiente, de injustiças, de expectativas, de frustrações, de dor, etc. (Provérbios 29:22).
Efésios 4:26-27 “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo.
Você já orou sobre deixar o Senhor controlar tuas emoções ou nunca se preocupou em vigiar para que não perca o controle?
Em Jó 10:1 vemos um momento quando ele “externou” sua preocupação, porém podemos aprender a expressar nossos sentimentos sem necessariamente explodirmos.
O principio bíblico diz que “ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, paciente” 2 Timóteo 2:24
“Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade”. Provérbios 16:32
A Bíblia diz: “O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências” (Provérbios 22:3).
Em que situações você costuma perder a calma? Ore sobre isso, seja sábio e prudente!
Você lembra a última vez em que perdeu a calma? Lembra qual foi o motivo?Como reagiu? Qual teria sido a melhor reação?
Provérbios 12:18: “Existe aquele que fala irrefletidamente como que com as estocadas duma espada.” As palavras podem ferir e, ao perder a calma, é quase certo que você dirá algo do qual vai se arrepender depois.
Provérbios 29:11 “O tolo mostra toda a sua raiva, mas quem é sensato se cala e a domina.” De fato, perder a calma só vai fazer você parecer tolo.
Provérbios 14:29-30 O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura. O coração calmo é a vida do corpo”. A raiva faz mal à saúde.

Como você se sentiria se alguém agisse precipitado contigo?
O que poderia acontecer se alguém o irritasse e você retrucasse enviando uma mensagem via e-mail ou watsapp?
“O ferro se aguça com o próprio ferro. Assim um homem aguça a face de outro”, diz Provérbios 27:17. Porém: “A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas”. Provérbios 19:11
Tem pessoas que gostam de levantar confusão entre os irmãos em nome da sua religiosidade: “O homem irritável provoca dissensão,
mas quem é paciente acalma a discussão”.
Provérbios 15:18.
Não discuta, apenas responda gentilmente: O que o Senhor faria se estivesse no teu lugar na hora de dar uma palavra ríspida? “A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira”. Provérbios 15:1
Ame, sem restrição levando essa situação em oração diante do Senhor: I Coríntios 13:4-5   “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; não trata com leviandade, não se ensoberbece não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal.”
I Pedro 3:8-9   “E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis, não tornando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário; bendizendo, sabendo que para isto fostes chamados, para que, por herança, alcanceis a benção”.
Mantenha a paz: Romanos 14:19   “Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça e paz e alegria no Espírito Santo.”
Não se ofende: Salmos 119:165   “Muita paz tem os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço”.
Até para os pais existem um mandamento: “Pais, não irritem seus filhos; antes os criem segundo a instrução e o conselho do Senhor”. Efésios 6:4

A Palavra de Deus registra exemplos de quem já perdeu a calma
Paulo e Barnabé— Atos 15:36-40.
Até mesmo Deus ficou irado, porém não exagera — Êxodo 34:6; Deuteronômio 32:4Isaías 48:9.
II Crônicas - 25:10 “Amasias licenciou, pois, e enviou de volta para a sua terra a tropa de efraimitas que tinha vindo a ele. Mas apoderou-se deles uma viva irritação contra Judá e eles retomaram furiosos para as suas casas”.

Concluo dizendo, irmãos:
A ira abre as portas para o inimigo: “Todos os seus dias foram consumidos numa sombria dor, em extrema amargura, no sofrimento e na irritação”. Eclesiastes - 5:17
“Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus”. Tiago 1:19-20
E quando não existe outra saída, afaste-se, ore e dependa do Senhor para resolver tal situação: “Não se associe com quem vive de mau humor (homem colérico), nem ande em companhia de quem facilmente se ira” Provérbios 22:24-25
A ira está na mesma sequencia que qualquer outro pecado e não levará o raivoso a reinar: “Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança”. Salmos 37:8-9
Gálatas 5:19-21 “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.
Portanto ore diante do Senhor: “Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões”. 1 Timóteo 2:8


Nenhum comentário:

Postar um comentário