sábado, 12 de setembro de 2015

BATISMO EM NOME DE JESUS

A palavra batismo tem sua origem da palavra grega “baptisten” que significa “imersão”, não deixando dúvidas quanto ao querer ensinar batismo por aspersão.
Encontramos base para essa prática em vários versículos, como em Atos 8:26-40 falando do batismo do eunuco.
No versículo 36 diz que eles “chegaram a um lugar onde havia água”, então o eunuco pede para ser batizado (imergido). Diz o texto no versículo 38 que “desceram ambos à água”, não foi a água que desceu sobre o eunuco, foi ele que desceu à água. Se existisse a possibilidade de fazer a cerimônia por aspersão, não teria necessidade nem mesmo de descer da carruagem visto que quem viaja pelo deserto leva, com certeza, água para beber no caminho. O que seria suficiente para aspergir sobre o eunuco.
No evangelho de João 3:23, diz que João Batista estava batizando em Enom “porque havia ali muitas águas”.
Esse é o princípio bíblico quanto ao batismo por imersão de acordo com a Palavra somos provados nessa verdade - Ap. 2:2 e Atos 17:11.
Em Nome de quem se batiza?
Em Mateus 28:19 o Senhor ensina seus  discípulos para batizarem “EM NOME” do Pai do Filho e do Espírito Santo.
Embora apareçam três títulos à ênfase está no NOME (Atos 2:38 e 1ª João 2:12). Batizamos PARA dentro DO NOME de Jesus.
Moisés desejava conhecer o nome de Deus que lhe foi revelado como sendo o EU SOU (Êxodo 3:13-14) enquanto a outros não lhes foi revelado (Gênesis 32:29 e Juízes 13:18)
Em João 8:24, Jesus também declara que precisamos crer nEle para tornarmos Filhos de Deus (João 1:12 e Atos 2:38).
Em João 1:18, diz que “ninguém nunca viu a Deus”. Em João 14:9 Jesus afirma: “Quem me vê, vê o Pai”. Logo o Pai que nunca foi visto por ninguém (Deus é Espírito João 4:24), se revela como estando em Cristo e não uma outra pessoa separada dele. Felipe pensava isso (João 14:8).
O Pai não é uma pessoa separada do Filho!
Vemos que o Deus invisível do Velho Testamento se fez carne e habitou entre nós revelando-se como o profeta prometido para aqueles que de fato O conhecesse (Salmos 22:22 e Isaias 52:6).
“Eu e o pai somos um” (João 10; 30). Com esta afirmação Jesus produziu uma fúria nos judeus a ponto de pegarem em pedras para matá-lo. Por incrível que pareça, até hoje tem “judeus” que não aceita Jesus como único Deus (1ª João 5:20 e Judas vs 4), acreditando que são três pessoas separadas (distintas) como Felipe pensava.
Há apenas UM trono (Isaias 6:1 e Apoc 4:2) e UM assentado nele e ele pertence a Jesus - (Apoc 3:21), assim como apenas há um só Nome (Atos 4:12), Uma só fé, um só Senhor, um só corpo, um só Espírito (Pai), Um só Deus (Pai e Filho em uma só pessoa).
João 17:6, Jesus revela o nome do Pai aos apóstolos. Versículo 11 ele diz ao Pai para guardar os discípulos no Nome do Pai e diz que o Pai deu a Ele o próprio Nome (tradução de King James).
Quando fazemos tudo em Nome de Jesus o Pai não fica com ciúmes, como alguns pensam, pois estamos fazendo também em Nome do Pai.
Em João 14:16 Jesus fala do “outro consolador” usando uma palavra que em grego deixa bem claro que não é outro de essência diferente e sim da mesma essência do mesmo conteúdo, “virei para vós” ( v.17) é o mesmo Deus porém EM Espírito.
“Não vos deixarei órfãos” somente o Pai pode deixar um filho órfão.
Os discípulos após a descida do Espírito Santo compreenderam o significado da pessoa e do nome do Senhor, pois na primeira pregação da Palavra, batizaram as pessoas no NOME de Jesus: “Pedro cheio do Espírito santo respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vos sejam batizados em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados” (Atos 2:38).
Batizar para dentro o nome do Pai, Filho e Espírito Santo é batizar no nome do Senhor Jesus (Atos 8:12, 16, 10:48, 22:16, Romanos 6:3, 1ª Corintios 1:13 e Gálatas 3:27).
A forma de batizar foi mudada pela igreja Católica em 325 d.C, instituindo assim a doutrina da “santíssima trindade” e com ela o uso dos títulos no batismo, Percebemos que a igreja perdeu o que Jesus revelou aos discípulos em Mateus 11:27.
Existe um relato em Atos 19:1-5, onde Paulo relata a nova forma de batismo no nome de Jesus para remissão de pecados e não apenas de João Batista que era para arrependimento e todos novamente foram batizados (Atos 2:38).

Continua.....

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