sábado, 26 de setembro de 2015

Princípios Bíblicos sobre a Ira

“Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos”. Eclesiastes 7:9
“Pois assim como bater o leite produz manteiga, e assim como torcer o nariz produz sangue, também suscitar a raiva produz contenda".  Provérbios 30:33
Provérbios - 27:3 “A pedra é pesada e a areia é um fardo, mas a irritação causada pelo insensato é mais pesada do que as duas juntas”.
O conceito da palavra IRA significa conforme o dicionário: intenso sentimento de ódio, de rancor, dirigido a uma ou mais pessoas em razão de alguma ofensa, insulto etc., ou rancor generalizado em função de alguma situação injuriante; fúria, cólera, indignação.
Hoje vivemos um tempo de tensão e ansiedade e podemos reagir de várias maneiras até mesmo se irritar e dizer ou fazer algo que possamos nos arrepender. Tiago nos adverte quando disse: “Todos nós tropeçamos muitas vezes.” (Tiago 3:2).
Hoje na igreja encontramos muitas pessoas em si cheias de ira pelas coisas não serem do seu agrado ou porque não fizeram a sua vontade. Por não reconhecerem que a cruz é o caminho para o tratamento de suas almas quando são repreendidas, se afastam buscando um “outro lugar”.  
O que fazer diante dessa situação: “Se possível, no que depender de vós, sede pacíficos para com todos os homens.” Romanos 12:18. 

1- Descubra aquilo que te leva a ficar irritado
Efésios 4:31-32   “Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós. Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”
Colossenses 3:8-10   “Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes, da vossa boca”.
2- Reconheça como algo negativo e do inimigo
Lucas 15: 27-30   “E ele lhe disse:  veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou e não queria entrar, E, saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento; e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos. Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou a tua fazenda com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado”.
Aqui embora exista alegria do pai em ver seu filho retornar, observamos a irritação do irmão mais velho, isso o deixou muito desconsertado.
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida." (Provérbios 4:23).
3- Quais são as causas da tua justificativa quando fica furioso?
Os fatores podem ser as influencias dos amigos ou da família, do ambiente, de injustiças, de expectativas, de frustrações, de dor, etc. (Provérbios 29:22).
Efésios 4:26-27 “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo.
Você já orou sobre deixar o Senhor controlar tuas emoções ou nunca se preocupou em vigiar para que não perca o controle?
Em Jó 10:1 vemos um momento quando ele “externou” sua preocupação, porém podemos aprender a expressar nossos sentimentos sem necessariamente explodirmos.
O principio bíblico diz que “ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, paciente” 2 Timóteo 2:24
“Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade”. Provérbios 16:32
A Bíblia diz: “O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências” (Provérbios 22:3).
Em que situações você costuma perder a calma? Ore sobre isso, seja sábio e prudente!
Você lembra a última vez em que perdeu a calma? Lembra qual foi o motivo?Como reagiu? Qual teria sido a melhor reação?
Provérbios 12:18: “Existe aquele que fala irrefletidamente como que com as estocadas duma espada.” As palavras podem ferir e, ao perder a calma, é quase certo que você dirá algo do qual vai se arrepender depois.
Provérbios 29:11 “O tolo mostra toda a sua raiva, mas quem é sensato se cala e a domina.” De fato, perder a calma só vai fazer você parecer tolo.
Provérbios 14:29-30 O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura. O coração calmo é a vida do corpo”. A raiva faz mal à saúde.

Como você se sentiria se alguém agisse precipitado contigo?
O que poderia acontecer se alguém o irritasse e você retrucasse enviando uma mensagem via e-mail ou watsapp?
“O ferro se aguça com o próprio ferro. Assim um homem aguça a face de outro”, diz Provérbios 27:17. Porém: “A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas”. Provérbios 19:11
Tem pessoas que gostam de levantar confusão entre os irmãos em nome da sua religiosidade: “O homem irritável provoca dissensão,
mas quem é paciente acalma a discussão”.
Provérbios 15:18.
Não discuta, apenas responda gentilmente: O que o Senhor faria se estivesse no teu lugar na hora de dar uma palavra ríspida? “A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira”. Provérbios 15:1
Ame, sem restrição levando essa situação em oração diante do Senhor: I Coríntios 13:4-5   “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; não trata com leviandade, não se ensoberbece não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal.”
I Pedro 3:8-9   “E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis, não tornando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário; bendizendo, sabendo que para isto fostes chamados, para que, por herança, alcanceis a benção”.
Mantenha a paz: Romanos 14:19   “Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça e paz e alegria no Espírito Santo.”
Não se ofende: Salmos 119:165   “Muita paz tem os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço”.
Até para os pais existem um mandamento: “Pais, não irritem seus filhos; antes os criem segundo a instrução e o conselho do Senhor”. Efésios 6:4

A Palavra de Deus registra exemplos de quem já perdeu a calma
Paulo e Barnabé— Atos 15:36-40.
Até mesmo Deus ficou irado, porém não exagera — Êxodo 34:6; Deuteronômio 32:4Isaías 48:9.
II Crônicas - 25:10 “Amasias licenciou, pois, e enviou de volta para a sua terra a tropa de efraimitas que tinha vindo a ele. Mas apoderou-se deles uma viva irritação contra Judá e eles retomaram furiosos para as suas casas”.

Concluo dizendo, irmãos:
A ira abre as portas para o inimigo: “Todos os seus dias foram consumidos numa sombria dor, em extrema amargura, no sofrimento e na irritação”. Eclesiastes - 5:17
“Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus”. Tiago 1:19-20
E quando não existe outra saída, afaste-se, ore e dependa do Senhor para resolver tal situação: “Não se associe com quem vive de mau humor (homem colérico), nem ande em companhia de quem facilmente se ira” Provérbios 22:24-25
A ira está na mesma sequencia que qualquer outro pecado e não levará o raivoso a reinar: “Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança”. Salmos 37:8-9
Gálatas 5:19-21 “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.
Portanto ore diante do Senhor: “Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões”. 1 Timóteo 2:8


sábado, 12 de setembro de 2015

O ÚNICO DEUS

Jeremias 33:4 “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.” Conhece-O! Invoca-O! Fala com Ele! Deus é pessoal.
As escrituras no mostram que existe UM só Deus se manifestando de várias formas: como PAI, criador do universo, como FILHO, veio resgatar o homem do pecado e como ESPÍRITO SANTO, atuando hoje em nossas vidas.
Deus disse: A minha glória, Eu não dou a outrem. Ele a deu para JESUS?
Porque tudo é feito em nome de JESUS? Como expulsar os demônios, curar os enfermos, batizar nas águas!
JESUS disse: "Ide e batizai em nome do PAI, do FILHO E do ESPÍRITO SANTO" e os apóstolos obedecendo a sua ordem (com entendimento que JESUS ERA O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO), passaram a batizar em nome de JESUS. Está escrito: TODO JOELHO SE DOBRARÁ DIANTE DE JESUS.
Deus é UM e não 3 pessoas distintas com personalidades! Porém com várias atuações e ministérios!
Precisamos da revelação ao Espírito Santo, pois é Ele quem guia o homem em toda a verdade.
Iniciamos estudando alguns versículos:
Gên.1:26 “Façamos o homem a nossa imagem". Alguns acham que neste versículo tem 3 pessoas, mas o versículo ainda diz: “Criou DEUS, pois o homem à SUA IMAGEM, À IMAGEM DE DEUS o criou”. Estudo tudo no singular.
João 1:3 e 10 torna claro que a criação foi obra de Uma Pessoa - JESUS.
Em Isaias 44:24 é de uma clareza a respeito desse ponto. Deus fala na 1a pessoa e diz: “EU SOU O SENHOR QUE FAÇO TODAS AS COUSAS, QUE SOZINHO ESTENDI OS CÉUS E SOZINHO ESPRAIEI A TERRA”.
A criação é obra de apenas Uma pessoa!
O termo “NÓS” aparece em alguns lugares indicado que anjos estavam presentes na execução de alguns planos, quando Deus dos céus revelou a eles sua intenção.
Quando Deus criou o mundo - Gên.3:22-24
No julgamento de Babel - Gên.11:7 "Desçamos e confundamos ali a sua linguagem".
Em Sodoma, quando Deus, junto com os anjos, executam a obra da vingança - Gên.18:33, 19:1 e Isaias 6:1-8.

COMO ESTEVÃO VIU O FILHO EM PÉ AO LADO DO PAI?
O que Estevão viu, foi apenas uma pessoa – O Senhor Jesus!
Ninguém jamais viu Deus (Joao 1:18; 1João 4:12)
Deus é invisível – Col.1:15; 1 Tim 1:17, Heb 11:27,
Em JESUS habita corporalmente toda a plenitude da Divindade – Col. 2:9 é impossível DEUS se revelar fora ou separadamente de JESUS.
Portanto, Estevão NÃO viu, nem poderia ter visto 2 pessoas.
O que significa então "A DESTRA DE DEUS" ou a direita de Deus?
Êxodo 15:6, Moisés e os israelitas na margem segura do Mar Vermelho afirmaram terem visto: "A TUA DESTRA, Ó SENHOR, É GLORIOSA EM PODER, A TUA DESTRA Ó SENHOR DESPEDAÇA O INIMIGO”, quando as águas caíram sobre o exército de Faraó e todos se afogaram.
Eles viram DEUS? Não o que eles viram foi uma tremenda demonstração do poder e da glória de Deus. A isto eles chamaram "a destra de Deus".
Estevão era israelita e conhecia as Escrituras.
O que Estevão viu foi JESUS em pé, em glória e poder (Atos 7:55) e descreveu isso como a destra de Deus.
Após Estevão ter tido esta visão, ele diz: “SENHOR JESUS RECEBE O MEU ESPÍRITO”. Somente Deus recebe os espíritos dos homens quando eles morrem - Sal 31:5 e Ecles.12:7
Portanto Estevão não entregou seu espírito a pessoa errada, ou seja, ao Filho em lugar de fazê-lo ao Pai, já que ambos são a mesma pessoa!

Continua.....

BATISMO EM NOME DE JESUS

A palavra batismo tem sua origem da palavra grega “baptisten” que significa “imersão”, não deixando dúvidas quanto ao querer ensinar batismo por aspersão.
Encontramos base para essa prática em vários versículos, como em Atos 8:26-40 falando do batismo do eunuco.
No versículo 36 diz que eles “chegaram a um lugar onde havia água”, então o eunuco pede para ser batizado (imergido). Diz o texto no versículo 38 que “desceram ambos à água”, não foi a água que desceu sobre o eunuco, foi ele que desceu à água. Se existisse a possibilidade de fazer a cerimônia por aspersão, não teria necessidade nem mesmo de descer da carruagem visto que quem viaja pelo deserto leva, com certeza, água para beber no caminho. O que seria suficiente para aspergir sobre o eunuco.
No evangelho de João 3:23, diz que João Batista estava batizando em Enom “porque havia ali muitas águas”.
Esse é o princípio bíblico quanto ao batismo por imersão de acordo com a Palavra somos provados nessa verdade - Ap. 2:2 e Atos 17:11.
Em Nome de quem se batiza?
Em Mateus 28:19 o Senhor ensina seus  discípulos para batizarem “EM NOME” do Pai do Filho e do Espírito Santo.
Embora apareçam três títulos à ênfase está no NOME (Atos 2:38 e 1ª João 2:12). Batizamos PARA dentro DO NOME de Jesus.
Moisés desejava conhecer o nome de Deus que lhe foi revelado como sendo o EU SOU (Êxodo 3:13-14) enquanto a outros não lhes foi revelado (Gênesis 32:29 e Juízes 13:18)
Em João 8:24, Jesus também declara que precisamos crer nEle para tornarmos Filhos de Deus (João 1:12 e Atos 2:38).
Em João 1:18, diz que “ninguém nunca viu a Deus”. Em João 14:9 Jesus afirma: “Quem me vê, vê o Pai”. Logo o Pai que nunca foi visto por ninguém (Deus é Espírito João 4:24), se revela como estando em Cristo e não uma outra pessoa separada dele. Felipe pensava isso (João 14:8).
O Pai não é uma pessoa separada do Filho!
Vemos que o Deus invisível do Velho Testamento se fez carne e habitou entre nós revelando-se como o profeta prometido para aqueles que de fato O conhecesse (Salmos 22:22 e Isaias 52:6).
“Eu e o pai somos um” (João 10; 30). Com esta afirmação Jesus produziu uma fúria nos judeus a ponto de pegarem em pedras para matá-lo. Por incrível que pareça, até hoje tem “judeus” que não aceita Jesus como único Deus (1ª João 5:20 e Judas vs 4), acreditando que são três pessoas separadas (distintas) como Felipe pensava.
Há apenas UM trono (Isaias 6:1 e Apoc 4:2) e UM assentado nele e ele pertence a Jesus - (Apoc 3:21), assim como apenas há um só Nome (Atos 4:12), Uma só fé, um só Senhor, um só corpo, um só Espírito (Pai), Um só Deus (Pai e Filho em uma só pessoa).
João 17:6, Jesus revela o nome do Pai aos apóstolos. Versículo 11 ele diz ao Pai para guardar os discípulos no Nome do Pai e diz que o Pai deu a Ele o próprio Nome (tradução de King James).
Quando fazemos tudo em Nome de Jesus o Pai não fica com ciúmes, como alguns pensam, pois estamos fazendo também em Nome do Pai.
Em João 14:16 Jesus fala do “outro consolador” usando uma palavra que em grego deixa bem claro que não é outro de essência diferente e sim da mesma essência do mesmo conteúdo, “virei para vós” ( v.17) é o mesmo Deus porém EM Espírito.
“Não vos deixarei órfãos” somente o Pai pode deixar um filho órfão.
Os discípulos após a descida do Espírito Santo compreenderam o significado da pessoa e do nome do Senhor, pois na primeira pregação da Palavra, batizaram as pessoas no NOME de Jesus: “Pedro cheio do Espírito santo respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vos sejam batizados em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados” (Atos 2:38).
Batizar para dentro o nome do Pai, Filho e Espírito Santo é batizar no nome do Senhor Jesus (Atos 8:12, 16, 10:48, 22:16, Romanos 6:3, 1ª Corintios 1:13 e Gálatas 3:27).
A forma de batizar foi mudada pela igreja Católica em 325 d.C, instituindo assim a doutrina da “santíssima trindade” e com ela o uso dos títulos no batismo, Percebemos que a igreja perdeu o que Jesus revelou aos discípulos em Mateus 11:27.
Existe um relato em Atos 19:1-5, onde Paulo relata a nova forma de batismo no nome de Jesus para remissão de pecados e não apenas de João Batista que era para arrependimento e todos novamente foram batizados (Atos 2:38).

Continua.....

EM TUDO DAI GRAÇAS


1 Tessalonicenses 5:18 “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”
 A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, e quando você entende o significado da vontade de Deus, você percebe que dentro destas muitas coisas, que são parte da vontade de Deus, há uma figura que tem que ser básica na nossa vida como homens e mulheres de Deus: a gratidão.
Isso faz parte da vida espiritual, faz parte da vida de um homem e de uma mulher de Deus. Por quê? Porque esta atitude mostra a nossa posição de dependência de Deus. Quando Paulo disse: “Em tudo dai graças”, por causa de Jesus Cristo, nós estamos dizendo que é a Ele que nós devemos a nossa vida, é a Ele que nós devemos o nosso sustento e é a Ele que nós devemos o que somos.
Um autêntico espírito de gratidão é o resultado de uma pessoa que tem desenvolvimento espiritual. Quem não é desenvolvido espiritualmente, quem não cresceu espiritualmente, não entende o significado da gratidão.
Por que a gratidão é uma coisa tão importante para Deus? Porque a ingratidão é a coisa mais marcante para Deus.
Portanto, expressar gratidão é uma grande virtude. Poucas são as pessoas que sabem expressar gratidão, que é uma grande virtude de Deus.
Vejamos como  Jesus fazia:
João 11:41 “Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste.”
O que Jesus disse quando tiraram a pedra? “Pai, fui eu que arranquei a pedra. Eu tenho domínio sobre tudo!” Não. “Pai, graças te dou porque Tu me ouviste”. 
Portanto, a palavra de Jesus foi de gratidão. Ele estava no seu ministério de Filho, durante os três anos que teve, dos trinta aos trinta e três anos, Ele fazia questão de mostrar que Ele, como Filho, tinha uma gratidão muito grande com o Pai.
Os anjos são gratos. Apocalipse 4:9 “Quando esses seres viventes derem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos,”
Veja que os anjos dão graças a Deus. Jesus, no seu ministério, dava graças a Deus. Portanto, isso é uma ordem de Deus.
Diz o Salmo 50:14 “Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo;”
Salmo 92:1 “Bom é render graças ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo,”. Bom é dar graças a Deus, é ser grato ao Senhor. Isso é uma coisa muito pessoal, depende muito do que está dentro de você.
Disse Paulo quando escreveu a Timóteo, em 1 Timóteo 1:12 “Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério,”.
Paulo reconhecia com gratidão o seu ministério, na realidade, não era dele, não era ele que fazia, era Deus nele. Ele dizia: Eu sou grato, eu tenho gratidão no meu coração.
Na Igreja, há um chamado a fazer isso. Salmo 35:18 “Dar-te-ei graças na grande congregação, louvar-te-ei no meio da multidão poderosa.”
Quando você diz, nas reuniões da igreja: “graças a Deus”, isto é motivo de honra para Deus. É para você fazer isso, pessoalmente, mas para você fazer isso no meio da congregação, de uma multidão poderosa, e no meio desta multidão, a igreja deve dizer: “Graças a Deus!”
Foi assim na vida de Daniel. Daniel 6:10 “Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.”
Marcos 12:30 “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.”

“Senhor, obrigado por ter-me escolhido, selado e salvo, sou grato por tudo que tem feito em minha vida para que eu cresça!” Amém