sexta-feira, 9 de julho de 2021

JACÓ CONHECE O NOME DO CRIADOR

Estava meditando em *Gênesis 32* e gostaria de compartilhar alguns pontos: Jacó ao encontrar os anjos de Deus que o acompanhavam, deu ao local o nome de *Maanaim* que significa “dois acampamentos”, (Gn.32:1-2).

Jacó volta a sua parentela a mando de Deus (v.9) e envia mensageiros ao seu irmão Esaú que envia ao seu encontro 400 homens (significativo esse número, porque faz alusão aos 400 anos que Israel ficou cativo no Egito (v.6).

Como Jacó não sabia se seu irmão vinha para vingar-se dividiu o acampamento em dois (v.7).

Jacó na *angustia* (v.9), clama a Deus e confessa seu medo por Esaú, assim como Davi na angustia, invocou ao Senhor (Salmos 18:6, 120:1 e II Sm.22:7).

Anos atrás passou o Jordão fugindo apenas com um cajado e agora retornava com 2 bandos (v.10). Separa presentes para o seu irmão (v.13, 20-21).

Em Zacarias cap.11, verso 7, 10 e 14 existe uma profecia que se cumpre em Jacó. Seu nome é mudado para Israel que mais tarde é dividido também em *2 casas*: Casa de Judá e Casa de Israel, o reino do Sul e do Norte.

Jacó atravessa o *vau de Jaboque* (v.22), que significa “desembocador”, estava ele agora “desembocando”. Retornando muito rico para assumir agora a herança do seu pai.

Divide o acampamento em 2 e fica sozinho para resolver a situação com Esaú (v.24). Ainda nesse verso diz que *um HOMEM* luta com ele, e sabemos que é o Homem-Deus, *Jesus* estava presente ali.

Jacó acordou-se no meio da noite e lutou com esse *HOMEM*, até o sol nascer (v.22).

Jacó passou por um novo processo, onde estava sendo provado, ali vemos a insistência de Jacó, sua perseverança.

Toda provação tem recompensa, e seu nome é mudado (v.28 e 35:9-15) para *Israel*, que significa *Príncipe de Deus, aquele que luta com Deus*.

O Homem toca-lhe a coxa (v.25), porque o sol já estava nascendo (v.26).

Agora, Jacó quer saber Seu nome (v.29).

O nome exprime a essência, a identidade da pessoa e o sentido de sua vida. Deus tem um nome.

Deus revelou o seu nome misterioso a Moisés, como o Deus vivo: *Eu sou o Senhor. E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido* - Êxodo 6:2-3 e no capítulo 15, verso 3, é dito: *O Senhor é homem de guerra; o Senhor é o seu nome*.

O Criador aqui se manifesta como *O SENHOR*! E diz para Moisés no cap.3:13-15: “Eu sou Aquele que é. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou até vós… *Este é o meu nome* para sempre, e esta será a minha lembrança de geração em geração”.

Também se manifestou como o Deus de ternura e compaixão (Ex. 34:6), o Deus que perdoa (Ex. 34:9) e é rico em misericórdia (Ef. 2:4).

Por querer saber o *nome* daquele que lutava, Jacó foi abençoado (v.29).

Quando Jacó percebeu que estava diante do Senhor, chamou aquele lugar de *Peniel*, que significa *A Face de Deus* - Gênesis 32:30, diferente de Moisés que temeu olhar para a face de Deus (Ex.3:6). 

Quando disse que sua *alma foi salva* (v.30), significa estar *convertida*, mudada.

João 1:18, diz que ninguém nunca viu o Pai, porém, Jesus, O revelou...*Quem vê a MIM, vê ao Pai*.

Nenhum comentário:

Postar um comentário