Não vejo oportunidade melhor do que essa que estamos vivendo para se aprofundar nos ensinos em relação ao retorno do Senhor Jesus. Por causa de uma informação fui atrás dos ensinos do irmão *Gino Iafrancesco* que andou entre nós (na região da Grande Porto Alegre).
Vou
compartilhar em pedaços e de forma resumida para não ficar cansativo, o que o
irmão ensinava sobre a *segunda vinda do Senhor*, que está dividida entre
os irmãos em duas partes: *uma secreta e outra pública*.
*Porção
I*
Há distintos pontos de vista.
O
*Pré-tribulacionismo*, é um ponto de vista que crê na volta do Senhor *antes
da tribulação*, em um arrebatamento secreto.
O
irmão Gino, cita a história de vários irmãos no passado que criam e ensinavam assim,
como o irmão *John Nelson Darby*, em 1820, da linha dos Brethren ou dos
irmãos de Plymouth.
O
*irmão Benjamin Newton*, pertencia á mesma igreja local em Plymouth com
Darby e seu argumento era que *o arrebatamento seria depois da grande
tribulação*, ou seja, ensinava o pós-tribulacionista, ponto de vista que
existiu entre os chamados Pais da Igreja, assim como o irmão *George Muller*,
juntamente com a igreja em Bristol.
Então
se ensinou os *dois arrebatamentos*, o irmão Darby, pré-tribulacionista,
e o irmão Benjamin Newton, pós-tribulacionista.
Vários
homens de Deus, começaram a estudar seriamente estes argumentos.
*irmão
Robert Govett* (de quem Carlos Spurgeon
disse que havia nascido cem anos na frente da história da Igreja), junto com o *irmão
G. H. Pember, o irmão D. M. Panton e o irmão Lang*, eles, ante os
argumentos de uns e outros, concluíram que havia *dois arrebatamentos: um
antes da tribulação e outro depois da tribulação*; um para as primícias ou
vencedores e outro para o resto dos cristãos salvos, que não alcançaram a ser
vencedores, como os primeiros; esse ponto de vista surgiu ao redor do século
XIX a XX.
Porém
esses irmãos apresentaram um *terceiro ponto de vista*.
O
primeiro, que é o *pós-tribulacionista*, que é o que aparece nos
documentos da igreja primitiva desde a Didachê no primeiro século, como
interpretações do Novo Testamento.
O
segundo é o *pré-tribulacionista* desde John Nelson Darby para cá, mas inclui:
Efrain o Sírio, John Gill, Lacunsa, Edward Irwing, Margaret McDonald. Darby passou
a Scofield que após suas anotações passou a muitas denominações. Logo, quando
morreu Scofield, lhe sucedeu o irmão Lewis Sperry Chafer, que através de um seminário
formou diversos pastores de denominações com o ponto de vista
dispensacionalista e através de John F. Walwoord as Assembléias de Deus tomaram
esse ponto de vista.
O
irmão Gino disse após ler sobre o ensino pré-tribulacionista: “alguns destes
autores os tenho lido com cuidado; e outros somente os conheço de maneira mais
leviana”. Estudou de maneira minuciosa o livro chamado “Eventos do Porvir” de
J. Dwight Pentecost e que precisava ser sincero em dizer que não tinha paz para
concordar com tudo o que era ensinado.
Gostei
quando o irmão Gino, disse: *“Somos irmãos; todos temos o direito de
examinar a Palavra, expor o que vemos, e fazê-lo em amor, fazê-lo sem má
discussão, fazê-lo com sinceridade, ouvirmos mutuamente, examinar os argumentos
de uns e de outros”.*
O
irmão continua contando que o ponto de vista de *Darby passou para a China*, ao
sul da China de onde estava o *irmão Watchman Nee*, no século XX; ele em sua
juventude *adotou o ponto de vista pré-tribulacionista de Darby*. Nee escreveu
um estudo sobre o Apocalipse chamado “Vem, Senhor Jesus”, que a editorial CLIE
publica; e nele apresenta o ponto de vista pré-tribulacionista; depois, com o
tempo, ele modificou seu ponto de vista e em um livro posterior que se chama “A
Igreja Gloriosa”, ele passou do ponto de vista de Darby ao ponto de vista dos *dois
arrebatamentos*; ou seja, ao ponto de vista ensinado por *Govett, Pember,
Panton e Lang*. E os irmãos que tiveram comunhão com o irmão W.Nee adotaram o
mesmo ponto de vista.
Ao
Norte da China havia outro irmão chamado *Lee Chan Choo*, que no ocidente é
conhecido como *Witness Lee*; ele foi discipulado por Burnet, que foi um
discípulo do irmão Benjamin Newton. *Benjamin Newton era pós-tribulacionista*;
então o *irmão Burnet foi pós-tribulacionista*; mas logo a escola dos dois
arrebatamentos passou a ser ensinado por Watchman Nee e Witness Lee.
O
irmão Gino, disse que respeita a convicção de cada irmão e não vai impor nenhum
ponto de vista, porém deseja que *cada um examinem as coisas*; no que possam
concordar concordem, e no que não podem concordar, tranquilamente não concordem.
*Seguimos sendo irmãos; o Corpo de Cristo é um só, o Senhor nos comprou com Seu
sangue e nos regenerou com o Seu Espírito e todos tem o direito de investigar*.
O
irmão Gino diz que não fala em nome da igreja, mas apenas como um membro do
Corpo de Cristo...
Os
apóstolos mencionavam a vinda do Senhor de uma maneira simples. Apoc.1:7 *“Eis
que vem com as nuvens, e todo olho o verá*”.
Aqui
João está falando as igrejas e ele não relata um arrebatamento secreto e outro público
posterior. Existe um *ÚNICO* ARREBATAMENTO.
Existe
a necessidade de fazermos *associações com outros versículos e com os profetas
do velho testamento* para compreendermos de forma geral o que o Senhor quer
revelar.
Vamos
então estudar o versículo, somente a palavra *NUVEM*.
Atos
1:9-11 diz que Ele virá como subiu, *das nuvens*, é o que diz Apoc.1:7 e também
o profeta Daniel no capítulo 7, verso 13: *.. e eis que vinha com as nuvens do
céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias*.
Quando
o Senhor ascendeu aos céus, uma nuvem o ocultou e Ele foi a Destra do Pai onde
recebeu domínio; e diante do Trono abre *o livro* que o apóstolo João achava
não ter ninguém digno para abri-lo.
Mas
vamos voltar ao assunto relacionado *as nuvens*, e automaticamente responderemos
as perguntas:
*O Senhor retorna quando?*
*Ele vem com quem?*
A
Bíblia diz que o Senhor vem dos céus com os *ANJOS* e vem até as *NUVENS* e os anjos
recolherão a igreja dos 4 cantos onde então nos encontraremos com o Senhor
(Mt.24:30).
Mateus
24:30, Mc.13:26 e Lc.21:27 também corroboram que o Senhor vem *sobre as nuvens*
e o próprio Jesus afirma isso no cap.26, verso 64
Ainda
usando como base Apoc.1:7 *“E todas as tribos da terra se lamentarão sobre
ele.”* está em conexão com Zac.12:10-14
*Vamos
ver I Ts.4:14-17*
v.14
– *“o Senhor trará, em sua companhia, os que dormem”*.
v.15
- *os vivos não precederam os que dormem.* (percebem que não pode haver um arrebatamento antes).
v.16
- *no soar da trombeta de Deus, descerá dos céus* e PRIMEIRO *os mortos em
Cristo ressuscitarão*
v.17
- SEGUNDO, *os vivos, então serão arrebatados*, onde o Senhor estará NAS
NUVENS.
Novamente
a palavra *NUVEN*.
Então
vemos que o Senhor vem nas nuvens e que os mortos em Cristo ressuscitarão
primeiro, e logo os demais que estiverem vivos na vinda do Senhor, juntamente
com eles seremos arrebatados para receber o Senhor nas nuvens.
Nesse
trecho o irmão Gino diz que precisará entrar de forma mais profundo.
*1°*
- aqui vimos o relativo à vinda do Senhor nas nuvens;
*2°*
- alguns ensinam que a vinda secreta é como ladrão, e a segunda parte da
segunda vinda é a vinda pública e gloriosa, visível nas nuvens.
Nas
passagens que lemos da vinda do Senhor nas nuvens, em nenhum lugar nos fala de
uma vinda anterior secreta.
O
irmão diz: “Há cinco ou seis versículos na Bíblia que falam da vinda do Senhor
como ladrão na noite; essa expressão *“vinda como ladrão na noite”*, que nada
sabe o dia e a hora, tem sido tomada para dizer que há uma vinda secreta antes
da vinda pública, e se diz que a vinda secreta é como ladrão na noite. Se tu
examinares com cuidado aos versos, verás que *Eles não falam da vinda secreta,
senão de hora secreta e falam no contexto da vinda pública e visível* ( Mt.24,
Lc.12, I Ts.5, II Pe.3 e em Apo.3 e 16).
Porção
5
O
irmão Gino, diz que embora respeitando irmãos que interpretam diferente os
versículos de Mt.24, Lc.12, I Ts.5, II Pe.3 e em Apo.3 e 16, que falam da vinda
do Senhor como ladrão na noite e dizem ser a vinda secreta, ele não vê assim.
Embora não querendo impor, ele diz que esses versículos se referem à *vinda
pública e gloriosa*, incluído o que está em Apoc.1:7 *“Eis que vem com as nuvens”*.
Então
para saber se essa vinda com as nuvens é como ladrão na noite, ou a vinda como
ladrão na noite é outra, precisamos ler todo o contexto dos versículos.
Começando por Mateus 24:3, os discípulos lhes perguntaram quando a destruição de Jerusalém e do templo ocorreriam e que sinal haveria de Sua vinda.
Alguns
dizem que a palavra *parousia* se refere à vinda secreta e a palavra *epifania*
se refere à vinda pública, mas se tu leres o grego vais ver que parousia é
usada na vinda pública, que é a vinda do Senhor nas nuvens, gloriosa.
*Então
o argumento de que parousia se refere à vinda secreta não se pode sustentar à
luz do grego.*
Se
continuarmos lendo até o verso 9, veremos que o Senhor está falando à igreja (quando
Cristo morreu já não há judeu, nem gentio, nem bárbaro, nem cita, nem varão,
nem mulher, senão que Cristo é tudo em
Do
*verso 9 até o 14 está falando que a igreja passará pela tribulação e que verá
*o abominável da desolação*, corroborando com I Tessalonicenses.
Percebem,
o Senhor não diz que alguns não passarão, mas diz *“quando vires”* (v.15), está
falando para toda a igreja.
O
Senhor não ensina segundo Darby, nem segundo Newton; não, o Senhor ensina como
é.
Vamos
ler juntos o verso 15: *“Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que
falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda)”*, sem aprofundar-se
no livro de Daniel, não será possível entender o que o Senhor está falando.
Vamos
seguir leitura do verso 15 até o 20, que nos explica que no *ano 70 quando
chegou Tito e tomou a cidade de Jerusalém, começou o cumprimento destas coisas,
mas não se cumpriu tudo*.
O
Senhor falou de várias coisas que teriam que acontecer, só não falou da *hora e
do dia*.
Porção
6
Continuando
lendo o capítulo todo de Mateus 24, agora verso 21: “porque nesse tempo haverá
grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e
nem haverá jamais.” Quando diz: *“nem haverá”*, não se está referindo somente
ao ano 70, senão à *grande tribulação* no tempo do fim.
Aqui,
uma parte corresponde à queda de Jerusalém e a outra parte corresponde ao
anticristo, à abominação desoladora, a definitiva que será a última.
Por
favor continue lendo até chegar ao verso 29-30 que diz “*Logo em seguida*, depois
da tribulação daqueles dias, (não antes da tribulação, por favor) o sol
escurecerá, e a lua não dará sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e
os poderes dos céus serão abalados. *Então, aparecerá* no céu o sinal do Filho
do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo
sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.”
Vejam
como o Senhor responde o assunto de Sua vinda; não tome o versículo isolado do
contexto. “31 E ele *enviará os seus anjos*, com grande clangor de *trombeta*,
os quais *reunirão os seus escolhidos*, dos quatro ventos, de uma a outra
extremidade dos céus.”. Não só na terra (vivos), senão do céu (os santos mortos
em Cristo, que estavam esperando a ressurreição).
*Porção
7*
Dando
continuação em Mateus 24, agora vamos para o verso 33, diz: “Assim também vós: *quando
virdes todas estas coisas*, (incluída a abominação desoladora, a perseguição
dos santos, a tribulação daqueles dias) sabei que está próximo, às portas.”
Verso
34: “Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto
aconteça. A primeira geração viu a queda de Jerusalém e a segunda geração verá
o final.
Os
versos que seguem continuam falando do mesmo assunto *Mas a respeito daquele
dia*, ainda falando da vinda gloriosa e visível de Cristo.
No
verso 40, diz: “Então dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o
outro...”, e aqui o irmão Gino afirma ocorrer o *ARREBATAMENTO*, não antes nem
fora desse contexto.
Segue
os versos 41 até o 43.
Está
falando de UMA ÚNICA VINDA do Senhor para resgatar a igreja, ou seja, que *o
contexto da vinda como ladrão é o contexto todo do capítulo 24* da vinda
gloriosa.
O
verso 44: *Por isso, ficai também vós apercebidos*, está falando à toda a
igreja (que seria formada por judeus e gentios regenerados). É assim que
devemos ler todo o capítulo dentro desse único contexto.
*Porção
8*
Compartilhando
sobre o Retorno do Senhor conforme Gino Iafrancesco*.
Vimos
a *vinda do Senhor como ladrão* em Mt.24, dentro de um contexto agora veremos o
2° texto em Lucas 12:35-40 e também interpretaremos dentro do seu contexto.
Os versos 35 e 36 diz: “Cingido esteja o vosso corpo, e acesas, as vossas candeias. Sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor, ao voltar ele das festas de casamento; para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram.”.
*Quem
são estes?* Os discípulos, o Senhor está falando aos seus.
Finalizado
a leitura percebemos que é parecido ao que lemos em Mateus.
Agora
tem uma 3° menção em *1 Tessalonicenses* capítulo 5 falando da vinda como
ladrão.
No
cap.4 o apóstolo Paulo fala a respeito da vinda do Senhor nas nuvens e do
arrebatamento, que não precederíamos à ressurreição dos mortos. Ele fala em
palavra do Senhor à igreja dos Tessalonicenses, não vemos ele falando como
derrotado aos derrotados, não fala de outro arrebatamento especial que se vão
antes, ele não tinha esse problema, ele tinha a tradição fresca de Jesus. Apenas
um único arrebatamento!
*Percebam
que Paulo está falando a mesma coisa as mesmas pessoas o tempo todo*. Note o
cap.3, versos 12 e 13: “e o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para
com os outros e para com todos, como também nós para convosco, a fim de que
seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de
nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos.”.
Paulo
não está criando uma expectativa diferente à vinda com todos os santos. Veja
agora o *capítulo 4*, iniciando pelo verso 13 “Não queremos, porém, irmãos, que
sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como
os demais, que não têm esperança.14 Pois, se cremos que Jesus morreu e
ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus (essa é a vinda do Senhor Jesus
com todos os santos) trará, em sua companhia, os que dormem.15 Ora, ainda vos
declaramos (referindo-se a isso) por palavra do Senhor (ou seja, não são minhas
palavras, disse Paulo, isso se vos digo porque assim disse o Senhor) isto: nós,
os vivos, os que ficarmos até à vinda (e *essa palavra é parousia*) do Senhor,
de modo algum precederemos os que dormem.16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a
sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus,
descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro”.
Por
favor, vejam:
1°
é a ressurreição dos santos que morreram em Cristo.
2°
é a transformação dos vivos
3°
nossa reunião com eles.
É
o que diz o verso 17 “depois, nós, os vivos, os que
ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o
encontro do Senhor nos ares (porque Ele vem entre as nuvens) e, assim,
estaremos para sempre com o Senhor. 18 Consolai-vos, pois, uns aos outros com
estas palavras. Ele esta falando tudo do mesmo assunto”.
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