quinta-feira, 10 de setembro de 2020

OS DESVIOS DO CAMINHO DA VERDADE

Um *padre* de origem judaica, chamado *MANUEL LACUNZA*,  publicou em 1811 o livro: "A VINDA DO MESSIAS em GLORIA E MAJESTADE”.

Anos mais tarde em 1827, um *Ministro Presbiteriano*, o Escocês, *Edward Irving* traduziu e publicou as idéias de Lacunza na língua inglesa.

Após esta publicação, em 1830 Irving foi expulso do Presbitério em Londres, sendo acusado de herético, e criou uma nova igreja, a  igreja Católica apostólica carismática.

*Margaret Macdonald*, membra da denominação de Irving após tanto ouvir os discursos de Irving teve sonhos, nos quais se diziam que Jesus voltaria em duas vezes, o povo de Deus não passaria pela tribulação e depois haveria o milênio.

Irving, divulgou esses ensinos no jornal: O Relógio Matutino.

Em 1844, *William Miller* (fundador das doutrinas adventistas) previu que o *retorno de Jesus se daria entre 1843 a 1844*, vendo que Jesus não voltaria,  um grupo reorganizou o ensino e fundaram a *Igreja Adventista do Sétimo Dia*.

Em 1859, um *maçom  John Nelson Darby*,  pregador anglo-irlandês *organizou as idéias* do *padre jesuíta  Lacunza,  de Irving, e de Margaret Macdonald*.

Darby ensinou que a igreja seria arrebatada antes da *grande tribulação*, que para ele *duraria 7 anos*, e criou as doutrinas Dispensacionalistas. Os ensinos de Darby foram amplamente disseminados ao redor do mundo.

O *maçom* Norte Americano chamado *Cyrus Scofield* publicou a Bíblia de Estudo Scofield. Segundo relatos da época,  Scofield foi um advogado maçom  acusado de corrupção e que entregou-se a bebida e como consequência  separou-se de sua esposa e de seus filhos.

Tempos depois se tornou membro da Igreja Congregacional e trabalhou com *Moody*.

*Scofield* divulgou amplamente que o retorno de Jesus Cristo ocorreria antes da Grande Tribulação, e portanto os cristãos não deveriam preocupar-se.

Em 1882 após ter sido ordenado, casou-se novamente e passou a fazer conferências bíblicas, e distribuindo na América cursos Bíblicos por correspondências

Scofield *imitou Charles Taze Russell*, o fundador da seita Testemunhas de Jeová, o qual afirmava que Jesus voltaria de modo invisível em 1874, seguido por um outro retorno em 1914.

Em 1909 Scofield publicou a primeira edição da bíblia que leva o seu nome, ele foi patrocinado por banqueiros que tiveram interesse de que essa nova doutrina fosse divulgada, entre eles estava *Henry Drummond* um rico banqueiro inglês envolvido com o *ocultismo e práticas de hipnose*.

 Foram distribuídos nos Estados Unidos gratuitamente milhares de cópias dessa nova bíblia de estudo (A Bíblia de Estudo Scofield).

A partir dessa nova crença mudou-se a mentalidade dos cristãos Americanos e em seguida de todo o mundo, a maior parte dos cristãos passaram a crer que não passarão pela grande tribulação e se não forem arrebatados na primeira vinda de Cristo poderão ser na segunda vinda.

Juntando-se a isso surgiu o *escritor de ficção Tim LaHaye*, que popularizou através de livros e filmes as idéias da Bíblia de Estudo Scofield, e Tim LaHaye lançou também a sua própria Bíblia. A Bíblia de Estudos Tim LaHaye.

Os filmes de Tim LaHaye são ficção como ele mesmo diz, e mostra as idéias de Lacunza, Irving, Miller, Darby e Scofield, os quais afirmam que a vinda de Jesus, isto é o arrebatamento não será visível, mas será um rapto, uma espécie de sequestro, e os cristãos que não forem arrebatados, poderão ir na segunda vinda ou nos Mil anos que seguirão.

Somos conhecedores pois estivemos conversando sobre esses temas que a vinda de Nosso Senhor Jesus se dará conforme Ele mesmo disse:

-Como nos dias de Noé

-Como nos dias de Ló

-Como a Parábola das Virgens

Oséias diz: “Meu povo perece por falta de conhecimento”.

 

https://www.youtube.com/watch?v=70H36g4-85g&feature=youtu.be


Nenhum comentário:

Postar um comentário