quinta-feira, 10 de setembro de 2020

OS DESVIOS DO CAMINHO DA VERDADE

Um *padre* de origem judaica, chamado *MANUEL LACUNZA*,  publicou em 1811 o livro: "A VINDA DO MESSIAS em GLORIA E MAJESTADE”.

Anos mais tarde em 1827, um *Ministro Presbiteriano*, o Escocês, *Edward Irving* traduziu e publicou as idéias de Lacunza na língua inglesa.

Após esta publicação, em 1830 Irving foi expulso do Presbitério em Londres, sendo acusado de herético, e criou uma nova igreja, a  igreja Católica apostólica carismática.

*Margaret Macdonald*, membra da denominação de Irving após tanto ouvir os discursos de Irving teve sonhos, nos quais se diziam que Jesus voltaria em duas vezes, o povo de Deus não passaria pela tribulação e depois haveria o milênio.

Irving, divulgou esses ensinos no jornal: O Relógio Matutino.

Em 1844, *William Miller* (fundador das doutrinas adventistas) previu que o *retorno de Jesus se daria entre 1843 a 1844*, vendo que Jesus não voltaria,  um grupo reorganizou o ensino e fundaram a *Igreja Adventista do Sétimo Dia*.

Em 1859, um *maçom  John Nelson Darby*,  pregador anglo-irlandês *organizou as idéias* do *padre jesuíta  Lacunza,  de Irving, e de Margaret Macdonald*.

Darby ensinou que a igreja seria arrebatada antes da *grande tribulação*, que para ele *duraria 7 anos*, e criou as doutrinas Dispensacionalistas. Os ensinos de Darby foram amplamente disseminados ao redor do mundo.

O *maçom* Norte Americano chamado *Cyrus Scofield* publicou a Bíblia de Estudo Scofield. Segundo relatos da época,  Scofield foi um advogado maçom  acusado de corrupção e que entregou-se a bebida e como consequência  separou-se de sua esposa e de seus filhos.

Tempos depois se tornou membro da Igreja Congregacional e trabalhou com *Moody*.

*Scofield* divulgou amplamente que o retorno de Jesus Cristo ocorreria antes da Grande Tribulação, e portanto os cristãos não deveriam preocupar-se.

Em 1882 após ter sido ordenado, casou-se novamente e passou a fazer conferências bíblicas, e distribuindo na América cursos Bíblicos por correspondências

Scofield *imitou Charles Taze Russell*, o fundador da seita Testemunhas de Jeová, o qual afirmava que Jesus voltaria de modo invisível em 1874, seguido por um outro retorno em 1914.

Em 1909 Scofield publicou a primeira edição da bíblia que leva o seu nome, ele foi patrocinado por banqueiros que tiveram interesse de que essa nova doutrina fosse divulgada, entre eles estava *Henry Drummond* um rico banqueiro inglês envolvido com o *ocultismo e práticas de hipnose*.

 Foram distribuídos nos Estados Unidos gratuitamente milhares de cópias dessa nova bíblia de estudo (A Bíblia de Estudo Scofield).

A partir dessa nova crença mudou-se a mentalidade dos cristãos Americanos e em seguida de todo o mundo, a maior parte dos cristãos passaram a crer que não passarão pela grande tribulação e se não forem arrebatados na primeira vinda de Cristo poderão ser na segunda vinda.

Juntando-se a isso surgiu o *escritor de ficção Tim LaHaye*, que popularizou através de livros e filmes as idéias da Bíblia de Estudo Scofield, e Tim LaHaye lançou também a sua própria Bíblia. A Bíblia de Estudos Tim LaHaye.

Os filmes de Tim LaHaye são ficção como ele mesmo diz, e mostra as idéias de Lacunza, Irving, Miller, Darby e Scofield, os quais afirmam que a vinda de Jesus, isto é o arrebatamento não será visível, mas será um rapto, uma espécie de sequestro, e os cristãos que não forem arrebatados, poderão ir na segunda vinda ou nos Mil anos que seguirão.

Somos conhecedores pois estivemos conversando sobre esses temas que a vinda de Nosso Senhor Jesus se dará conforme Ele mesmo disse:

-Como nos dias de Noé

-Como nos dias de Ló

-Como a Parábola das Virgens

Oséias diz: “Meu povo perece por falta de conhecimento”.

 

https://www.youtube.com/watch?v=70H36g4-85g&feature=youtu.be


quarta-feira, 9 de setembro de 2020

APRENDENDO COM SALOMÃO

Hoje cedo estava meditando sobre a vida de *Salomão* e gostaria de compartilhar com vocês.

Ninguém no mundo se comparava a Salomão - I Reis 4.

Salomão foi um homem admirável, escreveu o Livros de Provérbios, Eclesiastes, Cânticos e compôs três mil provérbios e mais de mil cânticos (1 Reis 4:32).

Salomão construiu um império econômico invejável – I Reis 10.

Fez grandes abras: construiu o templo de Jerusalém no 4º ano do seu reinado, edificou um novo Palácio Real para o Sumo Sacerdote, o Palácio da Filha de Faraó, a Casa de Cedro do Líbano, o Pórtico das Colunas e outras obras grandiosas (I Reis 7:1-25).

Salomão era filho de Davi com Bate-Seba e seu nome significa *“amado por Deus”*. O Senhor realmente o amou porque havia outros filhos de Davi em sua frente para a sucessão do trono, mas o Senhor o escolheu e apareceu-lhe em sonho: “Peça-me o que quiser, e eu lhe darei" (1 Reis 3:5).

Por achar-se pequeno e estar diante de uma grande nação precisava ser sábio para julgar o povo (v.11-14), então pediu sabedoria.

Nos primeiros anos do seu reinado, Salomão foi obediente as orientações do seu pai Davi (I Reis 2:1-4). Tudo era prospero, pois era governava com sabedoria e justiça.

Falava sobre tudo com uma facilidade de alguém que estava a frente de seu tempo, como botânica, fauna e flora (4:33-34), porém mesmo com toda a sua sabedoria não deixou de cometer erros perante o Senhor.

Mesmo sendo amados por Deus também podemos cometer erros por isso precisamos nos manter nos caminhos do Senhor andando junto com os santos.

Salomão se tornou morno e se deixou levar pela sedução das mulheres de outros povos e o paganismo entrou em seu coração (11:1-6), construiu altares e adorou aos deuses de suas esposas (v.7-8).

Ele não se afastou totalmente do Senhor, todavia foi se tornando morno como diz em Apoc.3:15-16: “Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.”

Por duas vezes, o Senhor apareceu a Salomão (I Reis 11:9-10), mas mesmo assim ele não se arrependeu e como resultado após sua morte a nação de Israel seria dividida (v.11-14).

Nós poderemos cair na mesma armadilha, por isso o apóstolo Paulo nos adverte para examinarmos a nossa vida para saber se estamos firmes na fé (II Co.13:5). O fato de estarmos quentes hoje não garante que estaremos do mesmo jeito amanhã, por isso precisamos cuidar do nosso coração e decidir permanecer na presença do Senhor dia após dia.

*Salomão foi vaidoso e egoísta* mesmo após a advertência de Deus, continuou sendo desobediente e até lutou para que as profecias não se cumprissem tentando matar Jeroboão (I Reis 11:29-40).

O *Livro de Eclesiastes* foi escrito no final de sua vida, quando fez uma reflexão da forma como viveu (2:4-10), mostrando o *homem egocêntrico* que se preocupava somente com o seu ego.

Muitas vezes levamos a vida centrados em nós mesmos, nos próprios interesses e com nossos nomes em destaque.

*Qual a saída? *

“Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo. Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.” (Gálatas 6:2,3)

Salomão foi *ganancioso*, embora fosse rico, passou a cobrar impostos altos (I Reis 12:4).

Porque amou tanto os bens materiais? Por que perdeu a paz e preencheu seu coração com coisas que não eram Cristo (Fp.4:7).

Ele trocou sua salvação!

Por ter se afastado do Senhor percebeu que tudo que havia feito era loucura - Ecles.2:11-13

Sabemos que ninguém cai de uma hora para a outra. São pequenas brechas que abrimos em nossas vidas que nos fazem cair aos poucos e nos afasta do Senhor.

Salomão se achava muito sábio e não prestou atenção aos pequenos detalhes de sua vida. No Livro de Cantares, ele declara que são as pequenas raposas que destroem a vinha (Cantares 2:15).

Finalizo dizendo para estarmos atentos aos pequenos detalhes. Que o Senhor nos ajude a andar juntos para não pecarmos.

 


domingo, 6 de setembro de 2020