domingo, 27 de março de 2016

Aspectos Interessantes da Vida de José

Com base no capítulo de Gênesis 37, vamos estudar alguns aspectos da vida de José que é um cara que Deus pode dar sonhos - é um filho muito amado!
O amor do pai Jacó o mima e se torna um garoto problema, desperta o ódio, o ciúme e a rejeição dos 11 irmãos. É o garoto do pai, o filhinho do papai, por isso ganha uma veste diferente de todos os outros filhos.
Esse é José, um sonhador e um fofoqueiro.
Os irmãos não entendem como Deus pode dar sonhos à ele se é um preguiçoso, ele não trabalha, ele vigia os irmãos, é fofoqueiro, conta ao pai o que eles fazem.
Dos sonhos ele sempre esta no controle e principalmente de sua família, quando os feixes se dobram, os astros se curvam. Quando for governar ele se sobre sairá.
Qual o segredo? Qual a lição para aprender?
Não depende de você, se está pronto ou não, Deus prepara aqueles a quem chama, ou seja, Deus prepara aquele a quem dá sonhos!
O que Deus dá não depende da qualidade espiritual que você tem, se esta pronto ou não, porque o Deus que dá sonho se responsabiliza pela pessoa a quem deu o sonho.
Deus pode falar com ele, ele esta disponível para estar diante de Deus, talvez pelo tempo que tem, talvez unicamente por sua intimidade.
Abraão também tinha uma qualidade, estava sempre diante de Deus, claro que relutou por um tempo, mas por fim disse “eis-me aqui”, esse é o segredo.
Deus vai consertar José, ma antes Deus dá testemunho para os pagãos – Atos 14:17
Você não precisa se preparar para receber a Graça de Deus!
Ninguém esta preparado para ser usado por Deus, a única resposta é “eis-me aqui”. Ele então irá preparar os meios!
José após ser vendido aprende a administrar o que não é seu. Aqui aparece um homem que só Deus conhece.
Quem viu José crescer jamais diria que ele seria bom em alguma coisa, era um zero à esquerda. Provavelmente se recusaria a trabalhar e seria morto, todavia o contrário aconteceu, tornou-se um escravo modelo, com um nível de qualidade e confiança que chamou a atenção de Potifar, entregando em suas mãos sua casa. Quem ariscaria dizer que se tornaria um exímio profissional!
Passou a trabalhar em algo que não era dele, quando na casa de seu pai, não cuidava daquilo que era seu por herança. Você confiaria em uma pessoa assim?
Paulo disse para Timóteo não desprezar a mocidade de ninguém.
Você sabe o que Deus está vendo?
José era um servo que temia e respeitava, antes do cativeiro não se podia identificar isso nele, somente quando ficou exposto.
Assim como José não temos mérito nenhum. Deus não comete erros, sabe escolher as pessoas certas, conhece o coração de seus escolhidos!
José é colocado a prova quando a mulher de Potifar oferece a ele tudo o que não lhe pertence, nesse momento aparece um José que somente Deus conhece.
 Passou a viver pelo que acredita! Dizer que tem convicção de algo sem ser testado é fácil, isso aconteceu também com Pedro no Jardim de Caifás quando foi testado não passou no teste.
Deus esta em paz conosco, mas muitos de nós não estão em paz com Deus. O Senhor pagou o preço para que continuarmos vivos do jeito que somos. Deus nos salva não daquilo que cometemos, mas daquilo que somos, porque nossa natureza é pecaminosa.
A maioria de nós não tem paz com Deus porque não O conhecem, nem compreendem o que Deus esta fazendo conosco, acham que Deus deve-lhes algo “porque isso esta acontecendo comigo”, “o que foi que eu fiz”, “porque eu, Senhor”, “eu sou do Senhor não sei por que estou sofrendo”, etc.
Vivo como se estivesse exigindo algo de Deus, para que Ele resolva os meus problemas e responda as minhas orações. Estou sempre esperando que Ele faça algo para mim.
José não tinha sonhos realizados, pelo contrário, sua realidade é o oposto, em vez de reinar, ele estava com o nome sujo e na cadeia e quem o havia colocado lá era o chefe da guarda pessoal de faraó, ou seja, não havia justiça humana que o tirasse da cadeia, todavia ele era um homem que estava sendo forjado e estava em paz para com Deus!
Isso é servir Deus! Fazer o melhor é se dedicar de tal forma em tudo o que vier em tuas mãos.
Não estamos aqui para competir e sim cooperar, não estamos numa olimpíada.
Depois vem dois pedindo ajuda de seus sonhos para José enquanto seus próprios sonhos não haviam sido respondidos.
Fé é a superação das circunstâncias.
Não é dar ordem as circunstâncias ou exigir que as coisas aconteçam. Fé é certeza do que não se vê! É a convicção de fatos que não se vêem! Como fazemos isso? Não é ser gerenciado pelas circunstâncias, mas por uma profunda convicção! A circunstância diz “esquece, que daqui você não sai” e a fé diz “espera no Senhor”.
Paz com Deus é quando continuo acreditando em Deus quando tudo é contrário.
Quem determina tua vida? As circunstâncias?
Jesus disse para o diabo “não só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus” enquanto Deus não falar deveríamos ficar na posição onde estamos!
Revelar sonhos não está no conhecimento de José, ele precisa depender de Deus. Se Deus não havia revelado os seus sonhos, revelaria as dos outros? Você acreditaria em algo que para o outro não foi bom, mas para você será?
O Senhor não trabalha com o nosso tempo. Não é Deus que está em nossa agenda, somos nós que estamos na agenda de Deus, portanto é Ele quem dita as regras. Sendo assim, não posso julgar os atos de Deus com base no meu tempo!
Você perguntaria, mas José você vai reinar? A resposta seria SIM!
Mas quando José? E ele responderia: “não sei”.
Quem deu sonho a José foi Deus, mas ele não sabe quando reinará.
José nem sabe se já passou o tempo, pois quem tem o controle da agenda não é ele, é Deus! Ele não sabe o que Deus tem para sua vida ali no Egito. Pois é ele quem esta na agenda de Deus, então não sabe quando as coisas acontecerão.
Percebem a chave? José sabia e ao mesmo tempo não sabia. Ele esperava em Deus!
Por isso cooperava com o carcereiro, mesmo não tendo nada a ver com o sistema carcerário.
No que tange a injustiça devemos fazer tudo o que tiver ao nosso alcance.
Quando o copeiro foi libertado pediu para que lembrasse dele diante do faraó dizendo que estava ali injustamente. Enquanto o livramento não chegava continuava fazendo o seu melhor.
José sabia quem lhe deu o sonho, quem era Faraó ou Potifar não havia necessidade.
Você está em paz com Deus? Você espera nEle? Então influencie, construa, enquanto espera nEle. Acredite que Deus cumpre sua agenda no tempo kairós.
Se José não estivesse “disponível” seria uma calamidade mundial, o que estaria para acontecer. Faraó não teria revelação do seu sonho, os alimentos não seriam estocados e as nações em volta morreriam

Portanto tudo esta sob o controle de Deus que chama, capacita, revela e administra .....

Nenhum comentário:

Postar um comentário