Esse estudo da Palavra de Deus foi
dividida em 4 reuniões na região de Novo Hamburgo/RS em que em uma reunião normal
dos santos buscamos como base para essa comunhão Pv.2:6. Buscamos compreender o que era sabedoria, conhecimento e
entendimento: “Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o
entendimento”.
Como é importante de se ter conhecimento de Deus, de acordo
com Oséias 4:6, o povo não é
destruído não por causa do pecado, mas por causa da falta do conhecimento e
porque rejeitou aprender, saber mais.
Primeiro
precisamos saber que nosso conhecimento é em parte, sabemos aquilo que o
Senhor quer nos revelar conforme I Cor.13:9-10, mas que um dia tudo nos será revelado.
Além disso, somente podemos conhecer de Deus aquilo que
Ele manifesta conforme Romanos 1:19
porque se não poderíamos ficar com medo ou confusos.
Em Salmos 139:1-6,
Davi começa a exaltar a Deus, mas quando chega ao verso 6, ele percebe que a ciência de conhecer a Deus é muito
alta, mas graças pela revelação lemos Oséias
6:3 que diz que aprender das coisas
de Deus é um processo contínuo. Nunca saberemos tudo, precisamos estar buscando
cada vez mais.
Na ultima reunião vimos que o único ensino que permanecera para eternidade não
é a educação continua do conhecimento técnico de uma escola, mas a busca em
conhecer ao nosso Deus, por isso podemos conhecer Deus na LEITURA DA PALAVRA como Daniel
fazia no capitulo 9 verso 2, usou o
intelecto e estudou os livros, o mesmo fez Paulo em II Tm.4:13, ele lia, pesquisava a Palavra por ser fonte de
conhecimento.
Salmos 1, verso 2 nos ensina a meditar (pensar, analisar,
pesquisar, ruminar no grego), até compreender de todas as formas aquilo que
estamos lendo. Precisamos ler usando o entendimento, mente.
Salmos 27:4 nos ensina que aprendemos com a igreja, nos reunindo,
nos congregando. Aprendemos que a igreja não é algo físico, mas orgânico,
formado por pessoas vivas. Na COMUNHÃO
aprendemos a conhecer a Deus.
A ORAÇÃO é outro meio de obter
conhecimento de Deus, No diálogo com o Senhor eu aprendo a ouvir o que eu falo,
aprendo a ouvir Deus, pois oração não é monólogo, e aprendo o quanto eu sei da
Palavra, o quanto da Palavra eu falo ao Senhor, se o conteúdo das minhas
orações é a Palavra de Deus ou são palavras de lamentações. Oração é o falar de
Deus ao meu espírito. “Orai sem
cessar”. 1 Ts.5:17
REVELAÇÃO é outro modo de conhecer a Deus revela o que Ele quer a quem
Ele quer e como Ele quer. “Porque
a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo
Espírito, a palavra da ciência”. 1
Coríntios 12:8
“Cheguei-me
a um dos que estavam perto, e pedi-lhe a verdade acerca de tudo isto. E ele me
disse, e fez-me saber a interpretação das coisas”. Daniel 7:16
E por último as EXPERIÊNCIAS DIÁRIAS com Deus nos
levam a conhece-LO - II Tm.3:11 e Rm.5:3
Falta
de entendimento nos causa perdas
1-Prisão
- Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus
nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede. Isaías 5:13
2-Descontentamento - Oséias
4:1 “uma contenda com
os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem
conhecimento de Deus”.
3-Destruição
dos que estão em nossa volta - Verso 3
4-Destruição
pessoal – v.6
O que o conhecimento produz
1-Preparação
- I Pe.3:15
2-Nos livra
das heresias - Mt.22:29
3-O
conhecimento nos livra de ficarmos acomodados, quanto mais conhecemos mais
crescemos, mas buscamos mais amadurecemos - Lc.2:52
4-Produz
multiplicação de Graça e Paz - II Pe.1:2
5-Libertação
– João
8:31-32
6-Produz
vida eterna - João 17:2-3
Finalizamos
com Juízes 2:10 – uma geração nova
depois de Josué não sabiam daquilo que o Senhor havia feito as gerações
passadas, o porque da existência e da conquista de Canaã, as maravilhas no
deserto e os livramentos, porque não foram ensinados....aquela geração não
havia sido ensinada sobre QUEM ERA DEUS, eles não tinham conhecimento de quem
era o Senhor!
Hoje
continuaremos sobre esse texto e veremos a importância de se conhecer a Deus e
ter uma experiência pessoal com Ele.
O Senhor precisa
ser o teu Deus pessoal e intimo, embora seja Deus do Universo ou da igreja,
precisa haver uma intimidade pessoal, em Fp.
4:19, Paulo fala “O meu
Deus...” e em II Tm.1:12 ele diz que sabe em quem tem
crido, isso mostra confiança, baseado num relacionamento pessoal com o Senhor.
A maior
fonte de conhecimento de Deus é a Escritura. Precisamos dar a ela a prioridade
- Salmos 119:130 e 97
Em Jó 19:25, vemos a expressão da
sabedoria, embora os próximos capítulos continuasse a se defender diante de
seus amigos e se justificar diante de Deus; somente no último capítulo 42:5-6 há um confessar de
arrependimento.
Precisamos
nesse relacionamento de conhecer ao Senhor, saber que é Ele quem nos supre a
todo o momento, mesmo que tudo nos falte ao redor. Devemos confiar e também nos
alegrar – Habaq.3:17-19
Vimos
também que as melhores experiências são aquelas que nos levam a pratica da Palavra
de Deus, orando, evangelizando “amando ao
próximo” Mt.7:24
Esse é o caminho!
Conhecimento
se transfere, mas experiência, somente passamos a informação, porque ela tem
que ser vivida, e a geração de Juízes
2:10 não buscou isso diante do Senhor, eles O abandonaram (verso 12)
Jeremias 2:11 declara que deixando ao Senhor também nos sujeitaremos a
outras coisas, como aquela geração em Juizes
2, verso 13 e seguiremos Baal e Astarote (deuses dos cananeus, deuses
masculinos e femininos da fertilidade, da prostituição e da promiscuidade. Juízes 2:20 por não darem ouvidos ao
Senhor, passaram a servir outros deuses.
Provérbios 4:5-7 diz: “Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças
nem te apartes das palavras da minha boca. Não a abandones e ela te guardará; ama-a,
e ela te protegerá. A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria,
emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento”. Isso requer buscarmos ao Senhor que é a nossa
fonte de sabedoria e conhecimento. Somos responsáveis por nossas ações (Romanos 14:12). Em Juízes 2:14-15, o Senhor proveu um caminho para trazer o povo de volta
à Ele (Juízes 2:14-15).
O verso 16 de Juízes 2 nos direciona para Lamentações
3:22 onde o Deus da Misericórdia se manifesta. Todas as vezes que o Senhor
volta atrás de uma sentença é porque tem em seus atributos a misericórdia.
1
Pedro 5:6 “Sendo assim,
humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus”.
O povo passou 400
anos nessa vida cíclica: pecado, arrependimento e salvação; pecado,
arrependimento e salvação.
Muitos
dizem conhecer a Deus, mas nós devemos ir além do apenas saber a respeito de
Deus ou obter informação sobre Deus. Jonas, por exemplo, tinha conhecimento de
Deus, mas não de forma íntima e muito menos a si mesmo.
Quando
confrontado pelos marinheiros do barco ele disse que o Deus que ele servia fez
o mar, (Jonas 1:9) mas ele foge
desse Deus pelo mar, é incoerente, inconsistente esse pensamento! Não é assim
que às vezes vivemos? Pregamos aos outros, mas nós mesmos fazemos o contrário.
Depois no capítulo 2 relata que ao
Senhor pertence a salvação e no capítulo
4 que o Senhor é compassivo, mas nem um momento clama pela salvação dos que
estão em sua volta, nem pela compaixão de Deus diante da tempestade do barco.
Ele “conhece” a Deus, mas não tem revelação de quem é esse Deus, serve-O de
forma religiosa.
Quando
um hebreu diz que conhece sua esposa, se refere a ela na sua intimidade, quando
dizemos que conhecemos o Senhor, também precisa ser de forma íntima. Salmos 25:14 “a
intimidade do Senhor é para os que o temem”.
Jesus em João 17:3: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus
verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.” O termo “conhecer” nas Escrituras muitas vezes tem um sentido que
vai além do básico de simplesmente ter conhecimento intelectual de algo ou de
alguém, expressa uma relação pessoal entre o que conhece e o que é
conhecido.
Provérbios 3:5-6 exorta: “Confia
no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”
Nesse contexto a palavra “reconhecer” ou “conhecer” vem do verbo hebraico Yadha que foi traduzido em grego,
pela LXX, com o verbo ginoskein/ginoskw representando, portanto uma grande variedade de significados. O
conhecer da filosofia grega é mais abstrato, enquanto que o conhecer do
hebraico é mais prático e experimental, não está essencialmente ligado à atividade mental ou mero
relacionamento cognitivo e sim de uma experiência de envolvimento intenso, envolvendo
as emoções, contato, intimidade, etc.
Sobre o rei Josias, Deus disse por meio de seu profeta: “Julgou a causa do pobre e necessitado; então lhe sucedeu bem.
Porventura não é isso conhecer-me? diz o Senhor.” (Jeremias
22:16).
Estes comentários esclarecem a ligação estreita que Provérbios 3:5-6 estabelece entre
confiar e conhecer a Deus. “Conhecer Deus” é ter um relacionamento vital com
ele e isso O agrada (Jer. 22:16; Os.
6:6, Sal. 36:10).
Davi compartilhou com Salomão a experiência que aprendeu por andar
com o Senhor – I Crônicas 28:9 e em Atos 2:25 “Porque dele fala Davi: Sempre via diante de mim o Senhor” e Moisés pelas suas experiências também via
ao Senhor Heb. 11:27.
Por meio de Jeremias, Deus repreendeu os líderes religiosos de
Israel: “Os sacerdotes não disseram:
Onde está o Senhor? E os que tratavam da lei não me conheceram.” (Jer. 2:8). Certamente,
os sacerdotes e outras pessoas que “tratavam da lei” reconheciam a existência e
o poder de Deus, com certeza tinham o conhecimento intelectual da lei de Deus,
provavelmente também reconheciam publicamente a validade dela – mas eles não
conheciam ao Deus que a deu: eles não amavam, nem honravam, nem confiavam em
Deus (compare com Jer 4:22; 9:3, 6, 23-24,
Os. 8:1-3).
O mesmo ocorria nos dias de Jesus (João 7:28, 29; 8:15, compare com 5:44), também em Mateus 7:23
sobre fazer obras sem o Senhor ter relações com elas: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a
iniqüidade.”
Em 2 Coríntios 5:21 afirma
que o Senhor “não conheceu pecado”, não significa que ele não tinha conhecimento
intelectual do pecado, e sim que Jesus não teve qualquer negociação,
intimidade, envolvimento com o pecado.
Em 2 Tim 1:12, o
apóstolo Paulo pôde dizer: “Por esta mesma causa eu também
sofro essas coisas, mas não me envergonho. Pois conheço aquele em quem tenho crido e estou confiante em que ele é
capaz de guardar o que lhe confiei, até aquele dia.” Paulo havia experimentado várias vezes a
veracidade de Deus e de suas promessas (2
Cor 4:7; Fil. 4:12, 13; 2 Tim 4:16-19).
Salmo 139 nos surpreende com o conhecimento de Deus, causando um
impacto em Davi. Podemos dividir em 4 partes: dos versos 1-6 relata a Onisciência de Deus, versos 7-12 fala de Deus como Onipresente e nos versos 13 a 18 fala de Deus como
Criador. No verso 1 Davi expressa o
quanto sabe, conhece e tem experiências do quanto o Senhor sabe todas as
coisas, do quanto sabe a nossa história. Ele o sonda, perscruta, vai lá no
fundo, por isso é Onisciente. É algo muito pessoal, intimo. O Senhor conhece a
vida ativa de Davi e também a vida passiva, ele parece brincar entre o verso 2 e 3 “Tu sabes o meu assentar e o meu levantar” e depois muda a posição no verso 3: “Esquadrinha
o meu andar, e o meu deitar”. Ainda no verso 2
fala de “de longe, penetras
o meu pensamento”, falando
também do Senhor o conhecer exteriormente e interiormente.
Embora o Senhor habite no mais
sublime Trono também tem interesse em habitar nele, pois Ele é Onisciente. O
Senhor sonda corações conforme o verso 4,
nem precisa ouvir falarmos: “Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que
logo, ó Senhor, tudo conheces”.
Davi percebe nos versos 7-9 que pelo fato do Senhor ser Onipresente não tem como
fugir: “Para onde me
irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?”.
Foi o que
Jó, Jonas, Pedro e tantos outros tentaram fazer até conhecerem plenamente ao
Senhor, por isso Paulo diz em Efésios
3:18-19 que o amor do Senhor excede todo o entendimento da compreensão
humana.
Mais de
30 vezes Davi faz menção de si mesmo: “Deus não é
somente Onisciente, mas ele me conhece, Ele não somente esta presente em todo o
lugar, Ele esta presente em minha vida, Ele não somente fez todas as coisas,
Ele me fez pessoalmente e me viu desenvolver-me...”, esse conhecimento é
pessoal para Davi. Temos a impressão que ele se dobra diante do Senhor e o
adora (verso 6 e 14), assim como
Paulo fez no final do capítulo 11 em
Romanos, porque Deus é encantador e maravilhoso para ele.
Davi termina o Salmo pedindo que o
Senhor o sonde, pois não confiava em si mesmo: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos”, verso
23-24.
O apóstolo Pedro
em sua segunda carta, capítulo 3, verso 18
os faz uma advertência: “ANTES crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus
Cristo”.
Como um homem medroso como Pedro que negou o Senhor Jesus e
em Atos 4 fala que não teme a homens
e no capítulo 10 vive sem divisão ou
sem a escolha de quem deve ou não ser salvo (verso 9-29)? Somente há uma resposta para isso, o mesmo que
aconteceu em 2
Reis 4:38-40, onde colocíntidas foram cozidas junto
com um alimento sem conhecimento de serem venenosas e dadas a comer aos
discípulos dos profetas - por fora eram como maças, por dentro...venenosas.
Assim como Pedro muitas vezes nos
falta o conhecimento da vontade do Senhor. Qual foi a solução? Verso 41 “Então
Eliseu pediu um pouco de farinha, colocou no caldeirão e disse: "Sirvam a
todos". E já não havia mais perigo no caldeirão”. O Senhor
representa o trigo moído, por isso precisamos voltar a Palavra, voltar às
escrituras para conhecermos mais da vontade do Senhor. Não pode haver verdadeira adoração de Deus, onde não há
conhecimento de Deus, Êxodo 5:2 o faraó respondeu: "Quem é o Senhor,
para que eu lhe obedeça e deixe Israel sair? Não conheço o Senhor, e não
deixarei Israel sair".
O mesmo
ocorre em João 9.35-36 Jesus ouviu que o haviam expulsado, e, ao
encontrá-lo, disse: "Você
crê no Filho do homem”? “Perguntou o homem: Quem é ele, Senhor, para que eu
nele creia?”, uma resposta sábia a pergunta
de Jesus, como crer em algo que não conhecemos? Nosso futuro está escrito nas
Escrituras: "Pois a palavra de Deus é viva e
eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto
de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e
intenções do coração" (Hebreus 4.12) e o Senhor diz: "assim também ocorre com a palavra que sai da minha
boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o
propósito para o qual a enviei." (Isaías 55.11) e ainda: "A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e
luz que clareia o meu caminho." (Salmos 119:105). Tanto conhecimento a
nossa disposição e perdemos tanto tempo com coisas infrutíferas e até venenosas.
Que Deus tenha misericórdia de nós para que possamos ver tamanha riqueza ao
alcance de nossas mãos. “Jesus lhe respondeu: Se
você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria
pedido e ele lhe teria dado água viva" (João 4:10).
Finalizo
com Jeremias 2:13 “O meu povo cometeu dois crimes: eles me
abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas,
cisternas rachadas que não retêm água." Amém
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