Precisamos ser diligentes sobre toda a Escritura, precisamos ser pessoas que conheçam as Escrituras como um todo. Na segunda carta à Timóteo capítulo 3 verso 16, lemos: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”.O Antigo Testamento foi escrito em hebraico e alguns trechos em aramaico (Daniel 2:4b-7:28; Esdras 4:8-6:18; 7:12-26 e Jeremias 10:11). Pedro em sua segunda carta diz: “homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21), a palavra grega traduzida por inspirados significa literalmente “pelo sopro de Deus” (theopneustos). Homens foram movidos a escrever as Palavras que vieram de Deus para que ficassem registradas para nosso ensino, corrreção, instrução, etc.
Existem evidências científica, geográficas e históricas daquilo que está registrado em toda a Escritura! E não esqueça, toda ela é útil e proveitosa, não posso pela minha ignorância querer ler apenas o Velho Testamento, ignorando o Novo Testamento ou vice-versa, também não posso por causa de minha religiosidade destacar somente os assuntos que confirmam meu ponto de vista, visão ou revelação excluindo os demais pontos que outros viram, pois “toda a Escritura é inspirada”. Não devo destacar em demasia nem revelações, nem doutrinas, nem provérbios, nem histórias, nada que me isole do restante de toda a Escritura como se somente alguns pontos servem para a salvação e outros não. Será que você pode dizer qual a parte da Palavra de Deus é mais revelada? Precisamos usá-la como um todo para completa e total economia (dispensação, revelação) de Deus para os homens.
Como por exemplo, hoje quero destacar alguns fatos no livro de Jó que antes do desenvolvimento espacial não havia confirmação daquilo que a bíblia falava era verdadeiro, mas eram ditas como mitos, estranhas as descobertas presentes da época.
O livro de Jó registra há 3500 anos o conceito do universo na Idade do Bronze quando as pessoas não poderiam nem se quer imaginar que a Terra estava suspensa no espaço. Somente na astronomia moderna se confirmou que a terra está suspensa sobre o nada, confirmando o que já se cria em Jó 26:7 “O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada”. A Biblia descreve a terra como se ela tivesse sido fotografada via satélite. Sabemos por estudar todos os meios que o Senhor Deus nos deixou que a datação por radiocarbono (teste que determina a idade de materiais carbonáceo também chamado de Carbono-14), prova que o livro de Jó foi escrito 3.500 anos atrás na Idade do Bronze.
Em 1687, Isaac Newton descobriu a lei da gravidade provando assim que a terra flutuava no universo, confirmando o registro de Jó! Ao passo que a ciência vai desenvolvendo, vai se provando que os registros contidos na bíblia são verdadeiros.
Há um registro em Salmos 19:5 (escrito há 3.000 anos), falando da translação: "o qual o sol, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho, principia numa extremidade dos céus, e até a outra vai o seu percurso". Somente no século 20 a humanidade descobriu que o sol gira em torno do centro da galáxia. O astrônomo Bertil Lindblad desdreve: "o sol gira a uma velocidade de 250km/s".
Sobre o interior da terra também há registros de 3500 anos no livro de Jó: "Da terra procede o pão, mas por baixo é revolvida como por fogo"(28:5). È dito de conhecimento básico das geociências que há um ardente lago de fogo debaixo da terra onde estamos. Porém ainda no séc.19 as pessoas consideravam esse registro na Bíblia como um absurdo. Então no séc.20 foi descoberta a estrutura interna da terra pelo geofísico Andrija Mohorovicic (que viveu de 1857-1966) por meio de ondas sismicas descobriu o manto em 1905, em 1930 outro geofísico Beno Gutenberg (1889 - 1960) descobriu o núcleo externo da terra, em 1936 confirmado pela geofísica Inge Lehamann (1888-1993). Mais uma vez a ciência moderna prova que a Bíblia tinha razão!
A 3.5000 anos atrás ninguém conhecia o ciclo da água, porém a bíblia registra: "Porque faz miúdas as gotas das águas que, do seu vapor, derramam a chuva, a qual as nuvens destilam e gotejam sobre o homem abundantemente”. Jó 36:27-28Aprendemos na escola que há três fases do ciclo da água: evaporação, condensação e precipitação, quando a energia solar evapora milhões de toneladas de água da superfície dos oceanos e rios, quando este vapor se condensa e forma nuvens, quando as nuvens de vapor colidem entre si e se convertem em gotas de água, então chove. Esse ciclo não era conhecido até os séc.16 e 17, quando Pierre Perrault e Edmundo Mariotte o descobriram através de experimentos!
Assim sendo vários cientistas da história como Leonardo da Vinci, Johannes Kepler, Louis Pasteur, Henri Fabre, irmãos Wright e outros ficaram convencidos de que Deus existe. O astrônomo Nicolau Copérnico que relatou "Deus, que é bom, criou o universo ordenadamente para nós". O físico Isaac Newton "O sistema mais lindo do sol, planetas e cometas, só podem proceder da sabedoria e poder de um Ser inteligente e poderoso e na explicação de seu poder Ele é chamado de Deus", o nobel de física Charles Townes "os descobrimentos cientistas revelam um universo que concorda com as opiniões religiosas".
Portanto a Bíblia é verdadeira no aspecto da ciência e também acima da ciência moderna. Faço minhas as palavras do professor Richard A.Swenson que declara "o problema não está na deficiência de parte de Deus, mas na nossa obscuridade."
Toda a Escritura nos conduz a salvação, a glorificação e ao conhecimento do único Nome Jesus. Precisamos ser como crianças desejando o primeiro “alimento”, conhecendo a base de nossa fé, com o crescimento, lendo mais a Escritura, crendo, pesquisando, ruminando cada assunto, cada parte do ensino, buscando com afinco, com determinação para um crescimento adequado naquilo que Cristo falou com um coração fiel de devorador no conhecimento pleno, completo e progressivo das verdades contidas em toda a Bíblia avançando sempre para o está na frente, para aquilo que ainda não dominamos em conhecimento para que de algum modo possamos ser merecedores de ouvir Palavras esclarecedoras e reveladoras de nosso Senhor e Deus Jesus Cristo.
“Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé creste; bem-aventurados os que não viram e creram”. João 20:29 “Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?” João 11:40Portanto o simples fato de fazer uso da Escritura, com fé com determinação e desejo de garimpar e conhecer a vontade do Pai, seremos mais e mais salvos dos dias que estão por vir quando assolará todo planeta terra: “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” Efésios 6:17 e Hebreus 4:12 "Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz........e apta para discernir os pensamentos e intenções do coração"Pois Ele é o Autor sobre tudo o está escrito: “E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la”. Jeremias 1:12
domingo, 8 de abril de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário