terça-feira, 3 de março de 2020

Parábola do Jovem Prodigo



Gostaria de compartilhar algo sobre a parábola do Jovem Prodigo, início lendo Gálatas 1:6-10, que revela que o apóstolo Paulo está chocado, perplexo em saber que a igreja em Gálatas está passando para outro evangelho e esse evangelho ele chama de amaldiçoado, ele próprio se coloca nas mesmas condições se pregar algo diferente do que o único evangelho.
Nesse outro evangelho foi adicionado algo verdadeiro (V.8), mas não era o evangelho puro e simples e Paulo chama de amaldiçoado.
Como exemplo desse desvio podemos citar Gálatas 5:1-4 onde diz que não bastava crer no Senhor, precisava guardar alguns rituais da lei, como a circuncisão, o sábado, etc. É Jesus e mais alguma coisa, o Sangue não foi suficiente. Foi acrescentado algo mais para a salvação, ou seja, perderam o foco de Cristo.
Você tem certeza da sua salvação? S sua resposta for sim, está baseado em que? Você depende exclusivamente dEle ou é Ele e mais as tuas obras, teus esforços, mais as tuas crenças? O que significa salvação para você?
Lucas 15:1-24, essa parábola é muito significativa para nós. Era um insulto um filho pedir ao pai a herança, era dizer que queria o pai morto para receber a herança. O pai dá o que o filho solicita e ele se vai embora vivendo como se o pai estivesse morto. Tem um segundo filho que vive dentro da casa do pai, mas vive como se fosse um escravo. Jesus está contando essa parábola para dois grupos: um grupo de religioso e outro de pecadores.
É como se o Senhor tivesse perguntando o que era pecado? Será que era desobedecer a um dos 613 mandamentos da lei? O filho mais novo estava em pecado porque se envolveu com prostituição, porém parece que Jesus quer dizer que o filho mais velho está desconectado do pai, ou seja, também está em pecado.
O mais velho diz para o pai que nunca transgrediu nenhuma regra (v.29) e o pai não discorda, ele guardava os 613 mandamentos. Como que alguém que guarda todos os mandamentos está longe de Deus? O que é pecado segundo o Senhor nessa parábola?
*Pecado não é simplesmente quebrar regras, mas é não amar O PAI acima de todas as coisas!!!!! Pecado tem a ver com coração e não somente com comportamento*.
Deus vê coração e não aparências.
Esse filho estava guardando tudo, mas estava em pecado. O filho mais novo estava em pecado porque amava as coisas do pai mais que o pai. Ah, não vamos esquecer, o filho mais velho também ama as coisas do pai mais que o pai. Um exemplo disso é não se alegrar com o pai quando o irmão retorna. Quando amamos alguém nos alegramos com as coisas que essa pessoa se alegra e choramos quando ela chora, não é assim? Aqui o pai estava feliz porque o seu filho voltou e o filho mais velho estava preocupado com o cabrito (v.30).
Como se resume a lei e os profetas? Amando o Senhor de todo o coração, de toda a força e todo entendimento ....
Pecado é amar qualquer coisa acima de Deus. Jejuamos porque amamos ao Senhor e queremos dar-lhe mais tempo para nos falar ou porque queremos algo dEle? Oramos porque sentimos prazer em estar em Sua presença ou porque queremos alguma coisa? Esses filhos queriam as bençãos do pai somente e acharam estratégias diferentes. Eu posso fingir que Deus não existe e vivo a vida fazendo o que eu quiser, ou obedeço a tudo o que o Pai manda para depois cobrar uma benção dizendo, “mas eu sempre te servi”, “eu nunca pequei”. Qual dos 2 filhos você é?
Ah, esqueci de mencionar, tem um terceiro filho, aquele que estava contando a parábola. Jesus era esse filho completamente apaixonado pelo Pai.
Mas como vou amar o Pai acima de todas as coisas? Tem como mandar em nosso coração? Tem como fingir? Tem como dar uma ordem e mudar tudo (Jer.13:23)?
Tudo pode ser trapo de imundície! Podemos ter mais prazer nas coisas criadas do que no Criador. Qual o teu prazer? É o Senhor? Ele está acima de tudo na tua vida?
O que é salvação? Aqui, kkkkkk, é o escândalo da Graça.
Salvação é o Pai correr e abraçar o filho que o repudiou e dar-lhe uma festa de boas-vindas...isso é GRAÇA!
Quanto tempo ele ficou fora, uns 2 anos, fazendo tudo errado e de forma irresponsável? Gastou toda a herança do pai, fingindo que o pai estava morto.
Quando o dinheiro acabou, arrumou emprego para cuidar de porcos, a coisa mais amaldiçoada e nojenta para os judeus desejou comer a lavagem, a comida de porco, desejou ser porco. Então caiu em si e retornou.
O pai o viu de longe, porque sempre ficava esperando o filho. Um patriarca não correria pois teria que levantar suas vestimentas e isso seria vergonhoso, mas ele correu estrada a fora ao encontro de alguém que tinha esnobado sua vida. O patriarca corre, o beija e o abraça, ele nem ouve o pedido do filho para ser seu empregado, imediatamente aos gritos manda preparar uma festa.
Isso é o evangelho! É Deus mandando seu Único Filho para morrer pela humanidade, sem saber quem se entregaria a Ele.
Não importa quem você foi ou é, Ele está pronto para restaurar tua vida. Ele correu! Ele nos achou. Ele abraça o contaminado, o imundo, o impuro. Ele nos amou!
O filho pródigo não voltou pelo pai - voltou pelo pão; O pai correu para ele, o pai queria o filho. Salvação é isso!
Porque o filho mais velho estava brabo? Porque a outra parte da herança era dele, então o novilho morto era dele, o vinho também, o anel, a capa, a sandália, tudo estava saindo da herança do filho mais velho. E o pior, se o pai aceita ele de volta, ele tem direito novamente ao testamento do pai e de novo receberá herança.
O Pai só tem prazer no Filho, o Primogênito. Temos um irmão mais velho. Jesus pagou com seu sangue, Ele era o púnico herdeiro, mas resolveu pagar o preço para estarmos de volta no Pai.
Somos salvos somente pela Graça, pelo sacrifico já realizado, tudo já está consumado, foi Ele quem fez tudo. Porque Sua misericórdia nos alcançou.
Praticamos a Palavra não para comprar algo, para merecer algo, mas por gratidão, por amor. Você ama o Pai porque quer ir para o céu? Então quem você ama acima de tudo é o céu, não o Senhor?
A não ser que você descobre que Ele te amou primeiro, que Ele é que nos busca, que Ele que nos conheceu primeiro. Em Cristo já temos tudo.
Precisamos nos livrar do falso evangelho, Jesus mais alguma coisa, isso é religião
Em Cristo já estou justificado e Ele na cruz se fez maldito. Ele trocou de lugar comigo. E por causa disso nos levantamos todos os dias e falamos “SENHOR SOU TEU”, não é pelas minhas atitudes, mas porque Ele me amou primeiro.
O que nos move é a gratidão pelo que o Senhor fez por nós! Não preciso fazer nada para ter salvação, simplesmente AMA-LO.

Cântico:

Tem ciúmes de mim
O Seu amor é como um furacão
E eu me rendo ao vento de Sua misericórdia
Então, de repente não vejo mais minhas aflições
Eu só vejo a glória
E percebo quão maravilhoso Ele é
E o tanto que Ele me quer

Oh, Ele me amou
Oh, Ele me ama
Ele me amou

Tem ciúmes de mim
O Seu amor é como um furacão
E eu me rendo ao vento de Sua misericórdia
Então, de repente não vejo mais minhas aflições
Eu só vejo a glória
E percebo quão maravilhoso Ele é
E o tanto que Ele me quer

Oh, Ele me amou
Oh, Ele me ama
Ele me amou

Me ama
Ele me ama
Ele me ama
Ele me ama

Somos Sua herança
E Ele o nosso galardão
Seu olhar de graça nos atrai à redenção
Se a graça é um oceano, estamos afogando
O céu se une à terra como um beijo apaixonado
Meu coração dispara em meu peito acelerado
Não tenho tempo pra perder com ressentimentos
Quando penso que Ele

Me ama
Ele me ama
Ele me ama
Ele me ama

Me ama
Ele me ama
Ele me ama
Ele me ama

Oh, Ele me amou
Oh, Ele me ama
Ele me amou

Oh, Ele me amou
Oh, Ele me ama
Ele me amou


EDSON LUIS EILERT
NOVO HAMBURGO – RS


OS MISTÉRIOS DE EFÉSIOS


Paulo fala de “mistério”, no singular no livro de Éfeso. Aparecem em 6 locais: Esse foi falar do Senhor na última reunião e gostaria de compartilhar:
“Descobrindo-nos o *mistério* da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo” Efésios 1:9
“Como me foi este *mistério* manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi” Efésios 3:3
“Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do *mistério* de Cristo” Efésios 3:4
“E demonstrar a todos qual seja a comunhão do *mistério*, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo” Efésios 3:9
“E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o *mistério* do evangelho” Efésios 6:19
No capítulo 5, evoluiu o termo “mistério” acrescentando a palavra “grande”, ou seja, o apóstolo Paulo chamou de “grande mistério”, no verso 32: “Grande é este *mistério*; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja”. Sabemos que esse “mistério” é Cristo! Seja quais são os mistérios que podemos imaginar, desde o mistério que envolve a criação ou mesmo coisas que aconteceram antes da fundação do mundo, o mistério das 7 igrejas, o mistério das 2 casas de Israel, tudo converge para Cristo.
Efésios 1:10 “De tornar a *congregar* em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra”. Podemos citar como “tornar a congregar as coisas que estão no céu” a queda de um terço dos anjos quando seguiram satanás em sua rebelião ou aqui na “terra” quando o homem pecou. Tanto as coisas que estão no céu quanto as da terra devem convergir em Cristo porque ambos se desconectaram.
Efésios 1:16-18 “Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o *espírito de sabedoria e de revelação*. Tendo iluminados os *olhos do vosso entendimento*, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos”.
Paulo orava aos Efésios para terem a revelação do mistério, porém no verso 9 ele diz que já havia sido revelado, escondido nos profetas, oculto em Deus e manifestado por Paulo a igreja.
O Filho é o cabeça e tem um corpo que é a igreja, todas as coisas reveladas estão disponíveis à igreja, como exemplo podemos ver em Romanos 16 quando Paulo diz que em breve satanás seria esmagado em baixo dos nossos pés, como ele saberia isso? Porque leu Gênesis. Deduziu que por Cristo isso seria possível!
Vamos gastar um tempo com o verso 17: “Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, dê a vocês espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele”. Observe que a expressão “revelação” está entre as palavras “sabedoria” e “conhecimento”. O mundo tem sabedoria e conhecimento, porém sem “revelação”. Também cita o termo “Espírito” que é UM e está no singular, mas fala da SABEDORIA e do CONHECIMENTO. Teria mais algum?
Em Dt.29:29 diz: “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”. Então descobrimos em Apoc.1:4 e 3:1 que são 7 no total. Nesses últimos dias o Espírito do Senhor está 7 vezes intensificado. Sete significa “plenitude, pleno, completo” relacionado à Gênesis quando finalizou toda sua criação e descansou no 7º dia.
Em Apocalipse 5:6, nos é dito “E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e *sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra*”. No capítulo 4, verso 5: “E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus”. Aqui nos diz que os 7 Espírito de Deus que percorrem toda a terra ardem como chama de fogo. No capítulo 5, verso 6, e também em Zacarias 4:10, mais uma expressão é acrescentada “sete olhos”, esses 7 Espíritos também tem “olhos”. E por fim Isaias 11:2, nos diz o nome desses Espíritos: “E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor”.
Finalizo com Isaias 4:1: “E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio”. Mulheres significam “igrejas”, relacionadas as 7 igrejas de Apocalipse. Lutando pelo “Esposo” que é o Senhor, o “pão” vivo que desceu do céu e nos deu “vestes” de louvor (Is.61:3) e não de figueira como fez Adão e nos fez conhecer o Seu nome.